Novo normal: dicas para vida saudável em tempos de pandemia

Live com nutricionista e gerontólogo é destaque no roteiro semanal de atividades gratuitas. Confira ainda eventos técnicos para profissionais de saúde

Pandemia, distanciamento social, mudança no ritmo das relações sociais e profissionais. Todos esses fatores tendem a causar adaptações na rotina e contribuem para uma transformação profunda na mente, no corpo e na alimentação. Considerando todo esse cenário, a próxima live da plataforma ‘Com Você’, do Grupo Bradesco Seguros, tratará sobre “vida saudável em tempos de pandemia”.

A transmissão será na quinta-feira (6/8), às 18 horas, no Instagram e YouTube da Bradesco Seguros com a participação do Daniel Cady – nutricionista e atleta amador, especializado em nutrição clínica e esportiva, e terá mediação do médico gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do ILC Brasil e consultor da Bradesco Seguros.

Durante a live, vai ser discutido o que pode ser feito para reduzir o abalo emocional em um período de pandemia e como criar estratégias para equilibrar escolhas saudáveis, exercícios físicos e cuidados com a alimentação.  A ação faz parte da plataforma ‘Com Você. Sempre’, que reforça a presença da seguradora em todos os momentos. As lives serão transmitidas a cada 15 dias, sempre às 18h, nas redes sociais da seguradora ( @bradescoseguros).

Risco de lesões no retorno às atividades físicas

Também na quinta-feira (6) se inicia um ciclo de palestras online e gratuito, ministrado por médicos e especialistas, que irão debater a temática do Esporte para a saúde, o bem estar e a inclusão de pessoas com deficiência. As aulas acontecerão semanalmente, às 17 horas, durante todas as quintas-feiras de agosto e setembro.

A primeira palestra terá como tema “A Medicina do Esporte e o Exercício”, assunto que pode interessar o público que está retomando as atividades de treinos após longo período de quarentena devido a pandemia da Covid 19, e será conduzida por Robson de Bem, coordenador médico da 2Sport.

O projeto acontece por meio de uma parceria da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, com a startup 2Sport, e tem o objetivo de democratizar os temas e aproximar diversos públicos de interesse para troca de informações e experiências.  As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo link

Semana do Colesterol é aberta dia 5 com live sobre mitos e fatos

Cardiologistas, biólogos e farmacêuticos esclarecerão todas as dúvidas sobre um mal silencioso, que apenas no ano de 2019 atingiu milhares de brasileiros. A live “Colesterol: mitos e fatos” acontece nesta quarta-feira (5), às 20h também vai abordar a relação entre o colesterol e a Covid-19, reforçando a importância de manter os índices controlados. As comorbidades, como a dislipidemia, estão entre as principais causas que levam ao agravamento da infecção provocada pelo novo Coronavírus.

O encontro virtual acontece via plataforma webinar EMS e perfil @nuncavi1cientista no Youtube e faz parte de um conjunto de ações para a Semana do Colesterol. O evento tem apoio da Medlevensohn, importadora e distribuidora brasileira que há 17 anos atua no segmento de saúde e bem-estar. A empresa distribui testes rápidos para Covid-19, HIV, dengue e H1N1 do país, além de comercializar produtos e serviços que auxiliam no diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterolemia e AVC.

Especialistas debatem Síndrome de Burnout na pandemia

A pandemia do novo coronavírus transformou as relações de trabalho entre empresas e colaboradores, que passaram a exercer as suas funções remotamente para seguir as regras de isolamento social determinadas pelas autoridades públicas de saúde. Se por um lado as empresas já estão observando uma redução de custos e aumento de produtividade, por outro está ocorrendo um aumento de casos relacionadas à saúde e bem-estar dos funcionários.

O tema será abordado em dois webinars promovidos pela Bionexo, health tech de soluções digitais para gestão em saúde e que manterá todos os seus colaboradores em home-office até o fim deste ano. Os encontros ocorrem nos dias 5 (13h às 14h) e 11 de agosto (18h às 19h), terão a participação de especialistas brasileiros e norte-americanos e serão transmitidos ao vivo e gratuitamente no link https://lp.bionexo.com/webinar-saudemental.

O primeiro episódio terá o tema “Home Office, Isolamento Social e Síndrome de Burnout: identificando e cuidando de pessoas em risco” e abordará como o trabalho remoto, apesar dos benefícios à saúde, pode colocar em risco a saúde mental dos colaboradores. O encontro terá a presença de Henrique Paiva, médico psiquiatra clínico e forense da Dynami, consultoria especializada em saúde mental corporativa que atende os colaboradores da Bionexo. Ele é coordenador da Residência Médica em Psiquiatria da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo.

Já o segundo webinar será realizado em parceria com a health-tech norte-americana Valera Health e abordará o tema “Saúde mental em tempos de incerteza e Covid-19: O que Brasil e EUA têm em comum“. O debate discutirá as formas de se manter seguro e são em um cotidiano em que a Covid-19 não será erradicada no curto prazo, e terá como palestrante David Mou, médico psiquiatra pela Harvard Medical School, co-fundador e Chief Medical Officer da Valera Health.

Ansiedade e depressão em pauta

Dia 6 de agosto, quinta-feira, às 20 horas, o Coletivo Alcoolismo Feminino receberá o médico psiquiatra Daniel Cordeiro, especialista em Dependência Química e Sexualidade Humana, em live que elucidará sobre depressão e ansiedade, comorbidades muito associadas ao alcoolismo.

O profissional, que é mestre pela Universidade de Londres, será o primeiro participante do gênero masculino no conjunto que dá preferência à participação feminina. No entanto, assim como o transtorno do alcoolismo não escolhe gênero, não são apenas mulheres que detêm o conhecimento sobre a dependência e abraçam a causa da prevenção.

Riscos da automedicação serão tema de live

O Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) promove uma live no dia  6 de agosto, quinta-feira, às 18 horas, sobre o tema “A importância da prevenção e os riscos da automedicação”. O evento é coordenado pela psicóloga Nara Matos e terá como convidada Nira Grillo, clínica e homeopata. As duas fazem parte da equipe de profissionais de saúde voluntárias do IMC e trabalham nas comunidades da Zona Sul carioca: Morro Azul, no Flamengo, Parque da Cidade, na Gávea, e Tavares Bastos, no Catete.

EVENTOS TÉCNICOS

Condições de trabalho para médicos em pauta

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) promoverão nesta terça-feira, 4 de agosto, às 18h, um debate virtual (webinar) sobre a precarização dos vínculos de trabalho dos médicos nas Organizações Sociais (OSs). A ideia é discutir medidas para tentar solucionar o problema, que vem afetando muitos médicos e demais profissionais de saúde.

Não é a primeira vez que o Cremerj e o MPT se unem em relação a esse assunto. O Conselho, com o intermédio do MPT, tentou uma mediação com o governo estadual para resolver a questão do atraso no salário de centenas de médicos, que eram vinculados a OSs. Na ocasião, foi feita uma promessa de pagamento que não foi cumprida. Em razão disso, o Cremerj entrou com um pedido de tutela antecipada contra a gestão pública do Estado do Rio de Janeiro, que foi distribuído em julho para a 28ª Vara Federal.

Como a pandemia transformou o atendimento nos hospitais

Nesta quarta-feira (5), a partir das 18h30, a Qualirede promove um webinar para discutir como a pandemia transformou o modelo de atuação dos hospitais no atendimento aos pacientes.  O evento irá reunir duas realidades distintas de gestão de hospitais em capitais brasileiras, mas com o mesmo intuito: trilhar os melhores caminhos para sustentabilidade dos hospitais, planos de saúde e cuidado com os pacientes.

O encontro conta com a mediação da diretora de Operações Norte da Qualirede, Carla Biagioni e com os convidados Sérgio Brincas, CEO do Hospital Baía Sul, localizado em Florianópolis (SC), e Eliane Noya, diretora técnica do Hospital Aeroporto, localizado em Salvador (BA). Inscrições gratuitas aqui.

Como a Covid-19 muda a agenda da saúde pública

No Brasil, o enfrentamento do coronavírus foi marcado por uma disputa de narrativas entre os poderes subnacionais e a União, que afetou a adesão da população às regras de isolamento social. Apesar disso, o Sistema Único de Saúde (SUS), fundado nas bases de saúde coletiva, com médicos especialistas em atenção primária, mostrou sua força e capilaridade, ajudando a direcionar a resposta do país, como já havia acontecido em outras epidemias.

O Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getulio Vargas (FGV CEPESP) realizará um webinar gratuito na terça-feira (4), das 17h às 18h30, com a finalidade de discutir como a Covid-19 muda a agenda da saúde. Os palestrantes vão repercutir aspectos como a saúde pública e seus desafios no pós-pandemia.

Afinal, a saúde pública voltará a ganhar espaço na agenda municipal? E como fazê-lo em um cenário de restrição orçamentária? Que cenários podem ser traçados para o gasto público em saúde? O painel reunirá Rudi Rocha e Elize Massard da Fonseca, ambos são professores da FGV EAESP e pesquisadores do CEPESP.

Trata-se do primeiro evento de uma série destinada a pautas de políticas públicas e as eleições municipais. Os interessados em participar devem preencher o cadastro pelo site. Após finalizar a inscrição, receberão o link do evento por e-mail.


Debate sobre futuro da ciência e tecnologia no país


O epidemiologista Cesar Gomes Victora e o pesquisador de novas tecnologias Fernando Galembeck, vencedores da segunda edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, participam no dia 5 de agosto, às 16h30, um webinar “Ciência e Tecnologia: o potencial brasileiro”.


O evento virtual será mediado pela jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, Catia Luz, e tem o propósito de colocar a produção científica e tecnológica do país em evidência, além de representar uma oportunidade para conhecer mais profundamente o legado dos premiados.

Cesar Victora, vencedor na categoria Ciência, é um dos epidemiologistas mais renomados do Brasil. Já atuou como pesquisador e consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef. Já Fernando Galembeck, reconhecido na categoria Tecnologia, é doutor em química pela USP e pós-doutorado pelas Universidades do Colorado e da California (EUA). Publicou 280 trabalhos e depositou 36 patentes, sendo várias delas estendidas para mais de 20 países. Oito produtos baseados nessas patentes foram introduzidos no mercado.

Criado em 2019 com o objetivo de reconhecer o legado de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil, o Prêmio CBMM é oferecido pela CBMM, líder mundial no fornecimento de produtos e tecnologia do Nióbio. A iniciativa oferece dois prêmios de 500 mil reais para as categorias Ciência e Tecnologia. Para concorrer os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por instituições, empresas e profissionais renomados nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias. As duas edições da premiação (2019 e 2020) somaram mais de 360 inscrições vindas de todo o país. Inscrições em http://bit.ly/3gailWY.

Lives sobre prática clínica segura

Para aprimorar a segurança do paciente e melhorar a efetividade clínica, a Elsevier e a Digisystem lançou uma série de 4 lives com temas que integram diferentes conhecimentos necessários para a prática clínica segura. No dia 4 de agosto, Claudia Toledo, diretora de Clinical Solutions da Elsevier, e Mendel Sanger, diretor executivo da Unidade de Saúde da Digisystem, vão abordar o tema ‘A Tecnologia como Aliada na Gestão Hospitalar’.

Para encerrar, no dia 11 de agosto, Claudia Toledo e Paulo Eduardo Cicogna, diretor médico corporativo do Grupo NotreDame Intermédica, vão debater de que forma o Suporte à Decisão Clínica pode auxiliar os profissionais de saúde a realizarem um atendimento mais efetivo e melhorarem a dinâmica hospitalar. Os parceiros passaram a ofertar conjuntamente as soluções Order Sets, Care Planning e ClinicalKey, plataformas que favorecem a aplicação de boas práticas e ajudam a melhorar o atendimento prestado pelos hospitais.

As lives acontecem pelo Instagram da Elsevier e da Digisystem, às terças-feiras sempre às 20h. Para assistir basta entrar no perfil das empresas neste horário: http://www.instagram.com/elsevierbrasil/ e http://www.instagram.com/digi_system/ . Para acessar os conteúdos na íntegra acesse o site http://www.digisystem.com.br/elsevier.

Pesquisa clínica é tema de ciclo de palestras online

A Libbs Farmacêutica lança no dia 5 de agosto o ciclo de palestras on-line, denominados Encontros de Pesquisa Clínica. O projeto tem como objetivo fomentar a discussão de temas acerca da pesquisa clínica no Brasil, como aspectos éticos e regulatórios, desenvolvimento e modelos de estudos, inovação e a visão dos pacientes.

As palestras serão mensais e realizadas por videoconferência, com a presença de convidados especialistas em cada área de referência. Os eventos serão gratuitos e abertos a todos. Mais informações aqui.

E-book gratuito para orientar sobre o retorno ao trabalho

A ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) desenvolveu o e-book “Boas Práticas para Retorno ao Trabalho” para ser fonte de referência e apoio para as empresas que buscam soluções para adaptação ao cenário pós-pandemia, desde iniciativas relacionadas ao protocolo de segurança até estratégias de engajamento de pessoas. O e-book está dividido em trilhas, explorando os temas Gestão, Saúde, Jurídico e Emocional.  O material está disponível para download no site da ABRH Brasil.

Com Assessorias