Inverno esquenta redes de solidariedade para agasalhar e alimentar quem precisa

Cruz Vermelha de SP intensifica campanha; ações na Vakinha buscam recursos para ajudar. Veja mais em nosso roteiro de Boas Ações

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Apesar de ser a estação favorita de muitos, o inverno traz também à tona uma grande preocupação: as pessoas que vivem em situação de rua. De acordo com o IBGE, o Brasil registrou cerca de 220 mil pessoas desabrigadas, evidenciando um grande colapso na realidade socioeconômica do país. Tal vulnerabilidade, inclusive, também foi responsável pela morte de muitos destes indivíduos em decorrência da hipotermia.

A chegada do Inverno tem aumentado a preocupação em torno da população de rua e das famílias em situação de vulnerabilidade social. O outono provocou recordes consecutivos de temperatura mínima na cidade de São Paulo (2,6°C), além disso, algumas ondas de frio mais fortes são esperadas para a segunda quinzena de julho e início de agosto, que devem manter as temperaturas abaixo dos 10°C na maior parte do Estado.

Em geral, a estação é caracterizada pelo aumento de riscos de infecção por doença viral, como a gripe. Com a pandemia de Covid-19, no entanto, os cuidados precisam ser ainda mais intensos para manter a saúde em dia. No caso dos moradores de rua e das famílias em situação de vulnerabilidade social, as necessidades ficam ainda mais acentuadas nesta época.

Cruz Vermelha amplia Campanha do Agasalho

A Cruz Vermelha São Paulo anunciou que vai intensificar a sua Campanha do Agasalho, lançada em 31 de maio, com o intuito de ajudar mais pessoas neste período. A 13ª edição da campanha quer arrecadar mais de 35 toneladas em doações, de modo a beneficiar cerca de 30 mil pessoas que enfrentam a estação mais fria do ano. No ano passado, em meio aos desafios enfrentados por conta da pandemia, as arrecadações totalizaram 31 toneladas e foram distribuídas entre mais de 30 mil pessoas.

Até o momento, duas ações realizadas no Centro distribuíram 450 kits de inverno (cerca de 1,5 tonelada) para a população de rua. Em outra atividade, no Centro de Integração e Cidadania (CIC) do Imigrante, na Barra Funda, foram ofertados 150 kits de higiene (sabonetes, escovas e pastas de dentes, xampus e condicionadores, álcool em gel e máscaras) para os atendidos reforçarem os cuidados contra o coronavírus.

Além de agasalhos e cobertores em bom estado, estão sendo solicitados produtos que possam ajudar as famílias necessitadas durante a pandemia, como itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza em geral. Itens usados, como roupas e cobertores, ficarão armazenados em uma espécie de “quarentena” até serem encaminhados para as 118 Ongs cadastradas junto à entidade para o recebimento das doações.

Para saber onde estão localizados os pontos de coleta, basta acessar o site https://www.aquecesp.org.br, na seção “Onde Doar”. Há caixas da Cruz Vermelha São Paulo nos Shoppings Iguatemi, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis e Market Place, em centenas de farmácias das redes Droga Raia e Drogasil, entre outros locais. A BBZ Administradora, que conta com mais de 600 condomínios em sua carteira de clientes, também disponibilizou centenas de caixas de coleta em edifícios sob sua administração na capital.

Campanhas de arrecadação na Vakinha

Com o intuito de mitigar os riscos e auxiliar a população em situação de rua a enfrentar essa triste realidade, diversas ONGs e coletivos têm investido, anualmente, em campanhas de arrecadação online na plataforma do Vakinha , a fim de conseguirem comprar os suprimentos necessários, como roupas, sapatos, edredons e kits de alimentação.

Este é o caso da ação Karinho S2 , criada por Karina Sacramento na capital paulista. Com objetivo de arrecadar R﹩ 3 mil, o projeto visa ajudar mais de 40 famílias com cestas básicas, além de comprar e distribuir cobertores e lanches àqueles que vivem nas ruas da cidade.

Como forma de dar um passo a mais para aquecer famílias carentes, Tiago Stein também recorreu à plataforma do Vakinha. Com a meta de R﹩ 2 mil, Stein pretende utilizar o valor arrecadado para a compra de agasalhos para crianças e adultos de famílias que perderam seus empregos durante a pandemia. Aqueles interessados em ajudar, basta realizar a doação por meio do link .

Luciana Kaori Tanabe, que vive em uma das regiões mais frias do país, no Rio Grande do Sul, também tem unido esforços para auxiliar a Defesa Civil da região com as doações para a campanha do agasalho. Por meio de sua vaquinha Inverno Solidário WaKai , ela pretende arrecadar R﹩ 1 mil, a fim de comprar cestas básicas para a população em vulnerabilidade.

Tendo em mente que este inverno será bastante rigoroso, Rodrigo Silva se juntou a alguns amigos e criou a campanha Inverno JK . A vaquinha já arrecadou um pouco mais de R﹩ 1 mil, mas o rapaz conta com o apoio de todos para alcançar a meta de R﹩ 10 mil. O valor será revertido para a compra e distribuição de cobertores a pessoas em situação de rua.

Para contribuir com as vaquinhas, basta que o usuário se cadastre na plataforma e contribua com aquelas que mais se identifica. Além disso, quanto mais os colaboradores engajarem com a campanha e compartilharem em suas redes, maiores as chances de mais pessoas se impactarem com as histórias e realizarem suas doações.

Campanha de catadores de recicláveis promove live

Organização Pimp My Carroça atua desde 2012 para tirar catadores da invisibilidade (Foto: Divulgação)

 

Mais da metade da população brasileira (55,2%) vive em insegurança alimentar, nos mais variados níveis: leve, moderado ou grave, segundo pesquisa realizada pela Rede PENSSAN. A insegurança alimentar grave afeta 9% da população – ou seja, 19 milhões de pessoas estão passando fome. Muitas delas são catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Com isso em mente, no final de abril, o Pimp My Carroça, organização que atua desde 2012 pelo reconhecimento social e econômico dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, lançou o Cestas Básicas Pros Catadores. Agora realiza uma live de arrecadação de fundos, neste sábado, 26/06, às 17h, no canal do Youtube, com o show da banda capixaba Dead Fish, convidando o público para apoiar e doar para a campanha.

A campanha doecestas.com, que viabiliza cestas básicas eletrônicas para catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil. A iniciativa faz parte da programação do projeto Pimp My Carroça em Circuito – mutirão de melhorias, reforma e pintura das carroças utilizadas por catadoras e catadores, realizado esta semana em São Paulo, e conta com o patrocínio da Valgroup, firmado via Lei de incentivo à Cultura – PRONAC.

https://www.youtube.com/watch?v=VaRP7UMjS5k

OUTRAS INICIATIVAS

Doações através da prática de atividade física

A pandemia trouxe uma crise, mas também abriu os olhos de diversas empresas para a preocupação social e a necessidade de praticar ações que apoiem a população. Diversas empresas fizeram doações ou mesmo criaram campanhas internas que incentivam a contribuição para instituições. No Brasil, já foi doado mais de R$ 6,4 bilhões pelas companhias – grande parte dessa arrecadação é direcionada para a saúde, segundo dados do monitor de doações da pandemia da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). 

Seguindo essa linha, a Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de periferias de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a desigualdade das favelas no museu, resolveu implementar o programa de saúde gamificado da startup VIK e reverter cada atividade física realizada pelos colaboradores em um valor para doação. A adesão interna foi de 86% e 474 atividades pontuadas e cada atividade é um real em doações. 

Hoje, a VIK leva o programa para grandes empresas como Localiza, IFood, Hermes Pardini e mais de 30 outras companhias. “Nosso intuito é implementar um programa que de fato transforma a vida das pessoas e da empresa. Cada dia mais queremos reverter os pontos em doação. Já fizemos o teste na Canopus, em que foram R$ 1.578,00 doados em bolsas digitais, o que deu 79 mensalidades em 30 dias. Nosso objetivo agora é levar essa parceria para todos os clientes, na sequência o YPO BH vai doar R$ 5/atividade “, revela Pedro Reis. 

Junho Vermelho: campanhas de doação de sangue em SP e MT

O Programa “Um Só Sangue”, da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), promove nesta sexta (25) e sábado (26), das 8h às 16h, uma ação de coleta de doação de sangue no Estádio do Morumbi. A iniciativa é realizada em parceria com o São Paulo Futebol Clube. As coletas serão realizadas mediante pré-agendamento através do aplicativo “Um Só Sangue”, disponível para Android (Google Play) e iOS (App Store). 

Interessados em doar devem atender a requisitos mínimos: estar acima dos 50 kg, terem entre 16 e 69 anos de idade, com boas condições físicas, estarem descansados e bem alimentados.  Os interessados em doar sangue no Morumbi deverão pré-agendar seus atendimentos pelo aplicativo “Um Só Sangue”. Ao baixar o aplicativo, o usuário faz um cadastro rápido, clica em “Agendar sua Doação” e, para este caso especificamente, selecionar a campanha do Estádio do Morumbi. 

Esta ação com o SPFC contará com o apoio dos seguintes serviços de Hemoterapia: CTA/SP, Fundação Pró-Sangue, Hospital Israelita Albert Einstein, Banco de Sangue Paulista, Banco de Sangue do Hospital Oswaldo Cruz, que estarão no local realizando as coletas. As ações também contam com apoio pelo Metrô de São Paulo, MTM Tecnologia, Facebook, além do Hemocentro da Unifesp e Colsan.

Doação de milhas para preservar tartarugas-marinhas

A fim de conscientizar sobre a importância da vida marinha neste Mês do Meio Ambiente, a Smiles, plataforma completa de viagens e programa de fidelidade da GOL, apresenta campanha inédita para doação de milhas ao Projeto Tamar, que atua principalmente na preservação de tartarugas-marinhas por todo Brasil.  Durante o mês de junho, a marca doará por meio do Milhas do Bem – programa criado pela Smiles em 2017, para apoiar seis ONGS cujo principal foco é a educação em suas mais diferentes formas – uma milha para cada milha doada por clientes. 

A iniciativa vem como proposta para incentivar projetos sociais de inclusão e educação social e demais ações que visam proteger todo o meio ambiente – este foi o motivo pela escolha do Projeto Tamar, já que ele tem importante papel de agente de transformação, alinhado ao propósito da Smiles.  A plataforma também promove a venda de ingressos pelo Ingresso Rápido, para que clientes possam se programar para conhecer as unidades do Projeto ao redor do país. 

A campanha faz parte de uma série de ações que a Smiles apresenta no território socioambiental. Graças ao Milhas do Bem, já foram doadas mais de 160 milhões de milhas, destinadas para instituições que contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. 

Petrobras doa 3.800 computadores a escolas públicas do Rio

A Petrobras começou esta semana a entregar cerca de 3.800 computadores recondicionados para cerca de 200 escolas públicas municipais e estaduais do Rio de Janeiro. A doação integra a primeira etapa do programa social de inclusão digital “Janelas para o Amanhã”, que também prevê formação em tecnologia da informação para alunos e professores da rede pública de ensino.

Com a iniciativa, a Petrobras gera impactos positivos para a sociedade e contribui para o desenvolvimento das comunidades onde atua. As escolas localizadas na Região Metropolitana (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé e Guapimirim) serão as primeiras a receber os equipamentos seguidas das cidades de Itaboraí, Macaé, Arraial do Cabo e São Francisco do Itabapoana. Até o final de setembro será concluída a entrega para as escolas contempladas nas demais 12 cidades no estado.

Cada escola receberá em média 20 computadores recondicionados que serão utilizados para o treinamento em tecnologia da informação, com início no segundo semestre. A Petrobras irá destinar cerca de R$ 2,5 milhões para essa atividade que será realizada em parceria com a Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital de comunidades vulneráveis.

O “Janelas para o Amanhã” prevê a doação de mais de 9 mil computadores e tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio, gerando impacto transformador. Até o final do ano devem ser contemplados também os estados de São Paulo e Espírito Santo.

O treinamento com os professores do Ensino Fundamental terá como objetivo aprimorar o uso da tecnologia digital na prática pedagógica. Já com os estudantes do Ensino Médio o objetivo será preparar para o mercado de trabalho. Conheça mais sobre o projeto acessando o edital no site https://petrobr.as/janelas-amanha.

Com Assessorias

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