O ser humano diante do câncer e a vontade de curar

Livro mostra a visão de uma oncologista humanista sobre o poder da autocura entre pacientes e também inspira médicos que cuidam da doença

Redação
saúde-na-uti

A vontade de curar é uma força motriz que guia a intuição e a inspiração do médico na busca de uma chance extra para o seu paciente, nas ilhas de excelência do país e do mundo. Ao fazê-lo, ele faz do cuidado com o paciente um processo de educação continuada e desenvolvimento científico, um passo à frente que poderá ser multiplicado. Dessa forma, o que agora está disponível para poucos se tornará acessível a todos os usuários do sistema de saúde pública.

Oncologista humanista, Nise H. Yamaguchi se dedica a pesquisas sobre o tema (Foto: Denise Matsuda / Divulgação)

É com esse pensamento que a oncologista humanista Nise H. Yamaguchi acaba de lançar seu livro “O ser humano diante do câncer e a vontade de curar”, pela Editora Unesp. O objetivo é traduzir a essência da vontade de curar na vontade de ser curado, por meio de reflexões e abordagens práticas que integram às técnicas médicas também as emoções, a mente e a alma do médico e do paciente, no esforço de capacitar o último a superar uma doença grave, encontrando significado e força para enfrentar uma boa luta.

O livro diz respeito a médicos e outros terapeutas de saúde que desejam manter viva a chama interior que uma vez guiou seus ideais, quando eram jovens e escolheram sua profissão: em outras palavras, àqueles que desejam preservar viva a vontade de curar.

Neste livro, classificado pelo oncologista e cientista Drauzio Varella como “uma reflexão sobre a contradição maior da condição humana: aquela que existe entre a vida e a morte”, Yamaguchi combina ferramentas de autoconhecimento oriundas tanto de culturas orientais como de ocidentais, psicologia e medicina de ponta, com objetivo de pavimentar caminhos de esperança, serenidade e perseverança em uma busca constante pela cura e pela vida. A obra traz, ainda, um apêndice sobre nutrição, nutrigenômica e câncer.

Este livro reflete parte do que foi a trajetória clínica, acadêmica e técnica da autora, mas também pode ser visto como um pequeno compêndio de informações sobre o câncer e o processo terapêutico a ele associado. Seu objetivo é fornecer um exemplo de conduta clínica para o profissional de saúde e um apoio, para o paciente e seus familiares, diante de um desafio em geral tão amedrontador.

Sobre a autora

Referência na área de oncologia, Nise H. Yamaguchi é médica imunologista e oncologista clínica dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, em São Paulo. É pesquisadora sênior da Universidade de São Paulo e da International Prevention and Research Institute (IPRI), em Lyon (França). Dirige o Instituto Avanços em Medicina e coordena o Instituto Nise Yamaguchi de ações sociais, que vai receber os dividendos do livro e direcioná-los à pesquisa de novos tratamentos do câncer e das doenças crônicas e degenerativas, dentro da visão integrativa da Medicina.

Serviço

Título: O ser humano diante do câncer e a vontade de curar: a visão de uma oncologista humanista
Autora: Nise H. Yamaguchi

Número de páginas: 159
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42

  • Pré-venda pela Amazon (Clique aqui). A Livraria Unesp também estará recebendo pedidos. 

Oncologistas lançam livro sobre biomarcadores

Como a Oncologia de Precisão tem revolucionado a vida dos pacientes com câncer ao selecionar os melhores candidatos para drogas-alvo e imunoterapia é o tema abordado no livro ‘Biomarcadores em Oncologia’, da editora Manole, e com a coordenação dos oncologistas Felipe Ades, Marcos André Costa e Ricardo Caponero, do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Além dos coordenadores da publicação, o livro conta com 25 capítulos assinados por diversos oncologistas, dentre eles Alessandro Leal, André Márcio Murad, Alessandra Real Salgues, Cheng Tzu Yen, Carlos Teixeira, Denis Jardim, Eliza Ricardo, Evandro Sobroza de Mello, Fernando Santini, Felipe Canedo, Leandro Jonata Oliveira, Maria Fernanda Vicentini, Michelle Samora, Marcelo dos Santos, Renata D’Alpino, Rodrigo Munhoz e Taciana Mutão.

O lançamento aconteceu durante o segundo dia do 21º Congresso da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), nesta quinta-feira (24) um dos principais congressos de oncologia clínica da América Latina. O evento aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Oceânico.

O livro teve distribuição gratuita durante o evento e foi a única oportunidade para adquirir um exemplar físico. No entanto, para quem tiver interesse de ler o material digitalmente, todos os capítulos da obra ficarão disponíveis no site oficial http://biomarcadoresemoncologia.com.br/.

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.