Onde praticar atividades físicas gratuitas no Rio

Seguradora de saúde promove aulas de Yoga, HIIT, beach workout, corrida e funcional em 9 pontos do Rio. Veja ainda outras atividades gratuitas em nossa Agenda Positiva

Redação
Exercícios funcionais de graça na praça (Foto: Divulgação)

Se você está afim de fazer atividade física, mas não tem dinheiro para pagar uma academia, o projeto Mude 1 Hábito da Unimed-Rio apresenta uma solução. De segunda a domingo a cooperativa oferece aulas gratuitas de diversas modalidades, em vários pontos da cidade e nos mais diversos horários.

O projeto que visa estimular a prática de ações para uma vida saudável se encontra presente em diversos pontos do cenário carioca: Arpoador, Barra (Península e entre os postos 2 e 3), Copacabana (posto 4), Leblon (Praça Zózimo do Amaral), Lagoa (Arena Lagoa, Parque das Figueiras e Palaphitas), Parque Madureira (portão 3), Engenhão (Praça do Trem), Campo Grande (Praça Telmo Gonçalves Maia) e Maracanã (portão 8 C).

A Unimed-Rio disponibiliza aulas de Yoga, HIIT, beach workout, corrida e Pura Vida, metodologia de treino funcional que só utiliza o peso do corpo. Comandando todas essas atividades, está um time de peso de professores, referências em suas áreas de atuação: Renata Mozzini, Ingrid Antunes, Fabi Jung e Tassia Hage, na Yoga; Thi Ferreira e Pedro Pires, no Pura Vida e na corrida; Fernando Duarte e PH no HIIT; e Telmo Lima no Beach Workout.

Na Arena Lagoa, o maior HUB gratuito de esporte, cultura e saúde da Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada em frente ao Parque da Catacumba, a programação é diferenciada. Lá, acontecem aulas de funcional, fit dance, corrida, alongamento e cross training.

Para participar das aulas é necessário agendar com 24 horas de antecedência do horário marcado, com exceção para o calendário da Arena Lagoa. O agendamento para as aulas realizadas neste espaço devem ser feitas via direct no perfil da Arena no Instagram @arenalagoario ou por meio do e-mail arenalagoario@gmail.com. A programação é divulgada mensalmente. Com horários diversos, as aulas ficam disponíveis no aplicativo Mude Fit (disponível na Apple Store e Play Store).

Para mais informações acesse http://www.unimedrio.com.br/mude-1-habito/

Aquario faz sessão especial para deficientes visuais

No domingo (9), uma das atrações turísticas mais visitadas do Rio de Janeiro, o AquaRio abre suas portas para receber pessoas com deficiência visual em uma visita adaptada. A ação acontece antes da abertura ao público, das 8h30 às 10h, e faz parte da segunda edição do programa “Sentir para amar”.

Dedicado a pessoas com deficiência visual e comunidade surda, o programa é uma iniciativa do Aquário Marinho do Rio para tornar o turismo ainda mais acessível e promover a educação ambiental para todos os públicos. Afinal, só na cidade do Rio de Janeiro, uma em cada quatro pessoas possuem algum tipo de deficiência, segundo dados do Instituto Moreira Passos (IPP), órgão ligado à Prefeitura.

Neste dia, os ingressos serão vendidos com tarifa reduzida (R$55) para pessoas com deficiência e também dão direito à entrada gratuita de um acompanhante ao circuito de visitação. Além disso, durante a visita mediada, o ambiente estará adaptado com objetos táteis para melhorar a experiência e haverá educadores auxiliando com audiodescrição dos tanques e animais.

Universidade promove ação social na Baixada

O curso de Administração da faculdade Unigranrio de São João de Meriti irá proporcionar neste sábado (8), diversas ações direcionadas à comunidade do entorno da universidade. O evento acontece na Praça do Matriz, das 9h às 12h, e conta com diversas parcerias, entre elas a Prefeitura da cidade, enfermeiros do Ápice Hospital, Despertar – Profissionais de Saúde Autônomos, AMAS-MultiSaúde e Empresas de veterinária da região.

Serão disponibilizados ao público serviços de emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, verificação de pressão arterial e de glicose, além de orientação sobre prevenção de vários tipos de doenças. Além de corte de cabelo e, simultaneamente, campanha local dedicada a confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer. Empresas de veterinária da região disponibilizarão animais domésticos para adoção, e também terá a distribuição de kits de ração e remédios.

EM SÃO PAULO

Projeto desmistifica a reprodução assistida

Com apoio do Vida Centro de Fertilidade, o projeto “O Filho” – Fertilidade em foco, uma iniciativa da SBRH (Sociedade brasileira de reprodução humana), vai desmistificar preconceitos e mostrar todas as oportunidades de reprodução existentes nesse vasto universo.

O objetivo do encontro é aproximar casais de uma maneira inédita à reprodução humana e seus profissionais. O evento acontece neste sábado, dia 8 de junho, no Rooftop 5 (Rua Coropé, 88 – Pinheiro) – São Paulo/ SP. A entrada é solidária, mediante doação de 1Kg de alimento não perecível). Conheça mais sobre o projeto O Filho. 

O efeito do som no ser humano é tema de curso

Nos centros urbanos uma das grandes preocupações é a poluição sonora e seus efeitos no nível de estresse do ser humano. Controle de ruídos emitidos por automóveis, prédios com revestimento acústico e outras medidas de segurança baseadas em níveis de decibéis tentam tornar a vida na cidade um pouco mais confortável.

Por outro lado, a ciência busca cada vez mais profundidade nas explicações sobre o tema. Recentemente, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, Estados Unidos, descobriu uma forma de “escutar pensamentos” utilizando inteligência artificial. A invenção capta a vibração de alguns tipos de pensamentos e a transforma em ações, o que comprova a existência de um universo vibracional até então inexplorado pela lógica humana.

Para Milton Marino, médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e professor do DeROSE Method, há uma utilização prática também para os sons e ultrassons que a voz humana é capaz de emitir. “O som emitido pela nossa voz pode ser feito em uma vibração perfeitamente compatível com estímulos cerebrais e pode incentivar inclusive o aumento da concentração, da memória e outras habilidades mentais, se aprendido a ser usado para este fim”, declara o professor. “Podemos fazer uma analogia com a música. Cada tipo de música desperta em nós uma sensação diferente”, complementa.

Marino abordará alguns temas relacionados com os efeitos do som no corpo humano, durante o curso “A Vibração do Universo”, que acontece em São Bernardo do Campo, no dia 8 de junho. Com vinte anos de experiência dentro do DeROSE Method, o professor ministra aulas práticas e cursos ligados à qualidade de vida, desenvolvimento corporal, respiratórios, meditação, mentalização e anatomia, áreas em que atua com rigor técnico e excelência. Em sua trajetória, o doutor Milton Marino já treinou mais de 2 mil alunos em Paris, Londres, Lisboa, Buenos Aires e São Paulo, contribuindo com sua vasta experiência na área.

O curso acontece às 15h, na escola DeROSE Method São Bernardo – Av. Wallace Simonsen, 311, Nova Petrópolis, São Bernardo do Campo, São Paulo. A inscrição é aberta ao público, mas as vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4125-6658 ou no site https://metododerosesaobernardo.com.br/.

Feira mostra avanços tecnológicos para deficientes visuais

O desenvolvimento da tecnologia revolucionou vários recursos utilizados por pessoas com necessidades especiais. No Brasil, a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual – nacionalizou equipamentos essenciais para educação e inclusão, como a máquina de escrever em braille, e oferece os principais produtos tecnológicos para facilitar a vida cotidiana de brasileiros cegos e com baixa visão.

Relógios e calculadoras que falam, impressoras em braille, acessórios que permitem decodificar o texto de uma página de internet em braile e ampliadores de tela são alguns dos produtos de ponta oferecidos pela instituição em seu centro de tecnologia especializada, o Laratec.

Neste ano, novidades do setor serão apresentadas na Reatech 2019, maior feira de acessibilidade da América Latina, que acontece de 13 a 16 de junho, no São Paulo Expo, que conta com a participação da Laramara para oferecer informações, produtos e serviços para as pessoas com deficiência visual.

Entre os destaques que serão expostos pela associação estão os vídeos ampliadores, que permitem às pessoas com baixa visão ter acesso a materiais impressos que as lupas ópticas são incapazes de ampliar suficientemente para ler, e também os leitores de livros, que tornam livros digitais acessíveis para pessoas com deficiências visuais.

Os produtos clássicos do Laratec, como jogos adaptados, relógios falantes, bengalas e máquinas de braile estarão disponíveis para conhecimento do público. Além disso, o técnico em Tecnologia Assisitiva, Luiz Xavier, irá participar da palestra “Impressora Index Basic D: como instalar, configurar e operar para usar na sua escola”.

PELO BRASIL

Profissionais do Mais Médicos já podem indicar os municípios de atuação

Os profissionais considerados aptos a participar do 18º ciclo do Programa Mais Médicos já podem indicar os municípios onde têm interesse em trabalhar. Além da lista dos médicos, o Ministério da Saúde também divulgou, nesta sexta-feira (7), a relação de municípios disponíveis para que eles possam indicar até quatro localidades. Para isso, os médicos devem ficar atentos ao cronograma, já que terão entre os dias 7 a 10 de junho  para acessar o site maismedicos.gov.br e fazer suas indicações.  Leia matéria completa em: saude.gov.br

Da estagiária Vanessa Silva, com supervisão de Rosayne Macedo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.