Páscoa solidária: voluntários levam chocolates e alegria a hospitais e asilos

Veja ainda como doar para vítimas das chuvas no Rio em 13 shoppings da cidade e rede de escolas; concurso de práticas sustentáveis e outras Boas Ações

Rosayne Macedo
Festa de Páscoa da Clínica da Alegria em asilo de Niterói (Foto: Divulgação)

Páscoa chegando e enquanto muita gente já planeja receber ovos e bombons cada vez mais sofisticados e cheios de surpresa, grupos de voluntários se animam para tornar a data mais saborosa e divertida para quem está internado em hospitais ou vive em asilos, orfanatos e outras instituições. Essa turma de “coelhinhos do bem” entra em ação muitas vezes silenciosamente para ‘adoçar’ a vida dessas pessoas e tornar a Páscoa mais digna e feliz.

A Clínica da Alegria, criada há 20 anos por uma família de voluntários de Niterói, iniciou visitas a três asilos e dois hospitais durante este mês, levando lanches, chocolates e muitas brincadeiras. No último sábado (6), a festa aconteceu no Asilo Aconchego, em Niterói. Letícia Schettino, de 84 anos, emocionou os voluntários ao lhes entregar uma carta escrita a mão, com uma poesia, agradecendo pela visita.

Festa da Páscoa em asilo de Niterói (Foto: Divulgação)
Letícia, de 84 anos, escreveu carta para voluntários da ONG (Foto: Divulgação)
Idosa se diverte e experimenta guloseimaas em festa da Páscoa em asilo de Niterói (Foto: Divulgação)

Neste sábado (13), às 14h, a visita acontece no Asilo El Shaday, em São Gonçalo. No dia 24, às 10h, será a vez do Hospital dos Servidores, no Rio, e no dia 27, às 12h, no Hospital Antonio Pedro, em Niterói. No dia 4 de maio, às 14h, a programação termina no Asilo Cristo Redentor, em São Gonçalo.

A auxiliar de enfermagem Fátima Magalhães, a Amada, presidente da Clínica, pede doações para presentear os idosos e crianças assistidos nesta ação. Podem ser ovos ou bombons de chocolate, lanches, artigos de higiene pessoal ou brinquedos. Mais informações em clinicadaalegria@gmail.com e no telefone (21) 99733-8718. Saiba mais sobre a Clínica da Alegria no Facebook.

BBBs em festa da Páscoa para crianças da Rocinha

Na segunda-feira (15), 350 crianças e adolescentes atendidas na Rocinha vão participar de uma festa de Páscoa, oferecida pela a ONG Favela Mundo. O que eles ainda não sabem é que, além de chocolates, brincadeiras e muita animação, também contarão com os “Brothers” Danrley e Rodrigo como coelhinhos da Páscoa.

A festa acontecerá na Biblioteca Parque, a partir das 14h, e também marca o retorno e reencontro de Rodrigo – ex-participante do BBB 2019 – com as crianças da ONG da qual é coordenador e que se tornou referência para a Organização das Nações Unidas (ONU).

Alunos escrevem cartas para ‘mudar o mundo’

Alunos do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), do Colégio Angelorum, elaboraram cartas a ser entregues na terça-feira (13) ao vice-governador do Rio, Cláudio Castro. Nas entrelinhas do papel estão sonhos e projetos de gente bem miúda, com uma vontade enorme de “Mudar o Mundo”.

As crianças se empenharam e, além de identificar as situações que prejudicam e desvalorizam o estado, elas também sugerem nas cartas ações para que as mudanças aconteçam. Um representante de cada turma levará uma carta sobre determinado tema: 1º ano – Violência; 2º anos – Alagamentos; 3º ano – Moradores de rua; 4º ano – Hospitais públicos, e 5º ano – Segurança.

Shoppings recolhem doações para vítimas das chuvas

Treze grandes shopping centers do Rio de Janeiro estão em campanha solidária em favor das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e diversos municípios fluminenses esta semana, deixando milhares de desabrigados e desalojados.

Em parceria com o Instituto Reação, dez shoppings da Aliansce aderiram à ação – Shopping Leblon, Via Parque Shopping, Bangu Shopping, Carioca Shopping, Caxias Shopping, Shopping Grande Rio, Passeio Shopping, Santa Cruz Shopping, São Gonçalo Shopping e Pátio Alcântara.

Outros três shoppings da rede Multiplan –  BarraShopping, VillageMall e ParkShoppingCampoGrande – também estão arrecadando donativos até domingo (14). Os empreendimentos recebem água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e material de limpeza e roupas. A maioria deles funciona a partir das 10h e fecha entre 21h30 e 23h.

No Pátio Alcântara, em São Gonçalo, as doações podem ser entregues até sábado (13), na Sala Vip Spot Clube de Vantagens, 1º piso, das 11h às 19h. Mais informações sobre os locais e horários de coleta nas redes sociais: @shoppingleblon @viaparque @bangushopping @cariocashopping @CaxiasShopping.Oficial @shopgrio @PasseioShopping @SantaCruzShoppingRio @SaoGonçaloShopping @patioalcantara.

Escolas também arrecadam doações

A rede de colégios Pensi, que tem 21 unidades no Estado do Rio e também nas regiões dos Lagos e Serrana, e o Colégio Notre Dame, no Recreio dos Bandeirantes, estão recebendo doações para serem encaminhadas às vítimas do temporal. As campanhas têm o objetivo de envolver estudantes, famílias e moradores.
O Pensi está arrecadando roupas, sapatos, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal até dia 10 de maio. As doações devem ser entregues nas  secretarias das unidades e os endereços podem ser conferidos no site: https://www.pensi.com.br/unidades/.
No colégio Notre Dame– Recreio, os itens solicitados para doação são água mineral, leite em pó, arroz, feijão, material de limpeza, roupas infantis e de adulto, de cama e banho. O Notre Dame-Recreio fica na Avenida das Américas 19.400.

Curso gratuito ensina mães a fazer tranças

Mãe de três filhos, Gabriela Azevedo conheceu as dificuldades de trabalhar fora e se desdobrar entre o emprego e os cuidados da casa. Mesmo tendo o apoio da família, não foi fácil. Apaixonada por tranças desde a infância, ela teve a ideia de usar o hobby como atividade profissional.

Gabriela também passou a ensinar outras mulheres da comunidade as principais técnicas profissionais de trançar os cabelos, além de dicas de como trabalhar como trancista profissional e informações sobre empreendedorismo. Gabriela garante que a remuneração de uma profissional pode chegar a R$ 2.800 mensais.

As inscrições para o curso de trança promovido pelo projeto TrançAção, braço social do centro técnico de formação de trancistas Trança Terapia, criado por Gabriela, estão abertas até dia 18 de abril. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, das 14h às 17h, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Podem participar da formação gratuita mulheres desempregadas e que tenham dois ou mais filhos menores de idade, adolescentes, de 14 a 18 anos, ou mulheres acima de 60 anos.  As vagas são limitadas. As aulas têm início no dia 3 de maio e a duração é de três meses.

Concurso incentiva práticas sustentáveis

“Conhecer para conservar”. É com esta reflexão que o Grupo Cataratas, principal concessionária brasileira de serviços voltados ao ecoturismo, está promovendo a primeira edição do concurso “Eu faço a sustentabilidade”, que irá eleger os melhores vídeos com práticas sustentáveis. Com inscrições até 25 de abril, as ideias escolhidas poderão ser aplicadas em uma das unidades do Grupo em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro ou Fernando de Noronha.

Qualquer pessoa com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça pode participar. Para isso, é necessário gravar um vídeo de até dois minutos explicando a ideia e postar o YouTube. Além disso, é necessário fazer a inscrição pelo site https://concurso-instituto.grupocataratas.com/ , preencher um formulário e enviar o link do vídeo.

Um grupo de especialistas em sustentabilidade irá escolher os dez melhores vídeos, usando como critério os seguintes critérios: aplicabilidade em uma das unidades do Grupo Cataratas; impacto positivo ao meio ambiente; viabilidade econômica e engajamento do público na implantação da ideia.  Os dois melhores vídeos serão escolhidos pelos quase 900 funcionários da empresa, distribuídos nas atrações de Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha.

Os vencedores serão anunciados no dia 5 de junho, data em que é comemorado o “Dia Mundial do Meio Ambiente” e poderão fazer uma viagem para conhecer as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras, no Paraná, ou o Aquário Marinho do Rio, o Cristo Redentor e o Zoológico do Rio, no Rio de Janeiro.

Reconhecimento para boas ações em escolas de São Paulo

Com o objetivo de estimular cada vez mais a cultura da sustentabilidade dentro das escolas, o Instituto Akatu, a Reconectta e a Virada Sustentável se unem mais uma vez para realizar a terceira edição do “Prêmio Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo”, que conta ainda com o apoio do Instituto 5 Elementos. As inscrições estarão abertas até 16 de junho para todas as escolas públicas e particulares da grande São Paulo. A divulgação dos finalistas será no dia 12 de agosto.

A iniciativa tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030, formada por um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

Serão premiados projetos em seis categorias, de acordo com o nível de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e, pela primeira vez, Ensino Técnico.

Para concorrer, a escola deverá preencher um formulário disponível no site do Prêmio Desafio 2030 (www.desafio2030.com). A seleção dos projetos vencedores será realizada por profissionais renomados das áreas de Educação, Meio Ambiente e Literatura. Três finalistas serão escolhidos para cada categoria.

Os projetos vencedores serão anunciados no dia 22 de agosto de 2019, em evento aberto ao público na Unibes Cultural, durante a programação da Virada Sustentável de São Paulo. As escolas premiadas receberão um certificado e um troféu, além do reconhecimento público pela sua contribuição junto aos temas dos 17 ODS. Outra novidade para este ano é que os projetos que se destacarem farão parte de um e-book da iniciativa.

BOA IDEIA: Calculadora de impactos dos produtos enxaguáveis

O Grupo Boticário acaba de lançar o I.A.R.A. (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), uma ferramenta que permite calcular o impacto de produtos enxaguáveis como shampoos, condicionadores e sabonetes no ambiente aquático. Com essa metodologia é possível quantificar os impactos de matérias-primas que podem ser prejudiciais ao sistema hídrico e, assim, subsidiar os pesquisadores que desenvolvem novas fórmulas a substituir ou a reduzir a concentração de ingredientes para que o produto gere menor impacto na água.

No último ano, 56% dos produtos enxaguáveis com novas fórmulas já foram desenvolvidos pela marca com menor impacto na água, em comparação com a versão anterior do produto ou com a média de sua categoria. Até 2024, a companhia prevê que 100% dos produtos enxaguáveis lançados com novas fórmulas tenham menor impacto na água, por meio de uma combinação de ingredientes com menor potencial de acúmulo em espécies aquáticas, maior potencial de biodegradação e/ou menor toxicidade para a vida dos ambientes aquáticos.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.