Psicofobia existe. E fere mais que o transtorno mental

Associação Brasileira de Psiquiatria lança sétima edição da campanha contra a Psicofobia, provocada pelo preconceito e a desinformação sobre doenças mentais

Redação
Psicofobia 16.04.2018

O preconceito contra portadores de doenças mentais acontece todos os dias. #PsicofobiaExiste

Publicado por Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP em Segunda, 16 de abril de 2018

“Isso é frescura. É coisa de gente mimada. Depressão não é doença, é preguiça”. Quem nunca ouviu frases como estas dirigidas a quem sofre de algum transtsorno mental? Além de todos os problemas enfrentados por essas pessoas diariamente, existe um que é tão grande que muitas vezes impossibilita o tratamento e pode levar ao suicídio. É a Psicofobia, ou seja, o preconceito contra as pessoas com transtornos mentais.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), quem tem depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), dependência química, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) ou outra doença mental sofre ainda mais com o preconceito. E não é pouca gente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem 720 milhões de pessoas (cerca de 10% da população) com transtornos mentais e cerca de 50 milhões delas estão no Brasil.

Para combater o preconceito, há sete anos a ABP se mobiliza durante todo o mês de abril para informar corretamente a população, trazendo a conscientização sobre as doenças mentais, seus sintomas e tratamento. Este ano a campanha apresenta vídeos de atores interpretando frases reais recebidas pelas redes sociais sobre o que as pessoas falam ou escutam quando contam sobre seus transtornos.

A campanha foi oficialmente apresentada nesta segunda-feira, dia 16, nas redes sociais e no site da ABP.  O objetivo é orientar a população sobre os efeitos do estigma. A psicofobia ainda afasta milhares de pessoas do tratamento adequado e do devido acompanhamento psiquiátrico.

Todos sofrem com esse estigma, o paciente, o psiquiatra e a nossa especialidade”, diz a ABP.

No dia 12 de abril, Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, foi lançado o teaser na campanha. A data foi escolhida em alusão ao nascimento do artista Chico Anysio, patrono da campanha contra a Psicofobia e do projeto “A sociedade contra o preconceito”.

Este ano a campanha recebeu o apoio do Twitter que compartilhou o vídeo teaser em seu perfil Twitter Brasil e em menos de 12 horas foram mais de 16 mil visualizações na plataforma. As ações também acontecem no Facebook, Instagram e Linkedin.

Saiba mais sobre a psicofobia

Fonte: ABP,  com Redação

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.