Refluxo pode ser confundido até com infarto

Rosayne Macedo

A sensação é de sufocamento. Você sente um aperto no peito, um bolo na garganta, a pressão vai abaixo e até pensa que vai morrer. Já aconteceu comigo e é terrível. O que poderia se confundir com um ataque do coração, na verdade, é um grave sintoma do refluxo, ou Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), que ataca o sistema digestivo.

O problema afeta 12% da população – quase 25 milhões de brasileiros.  Uma válvula chamada esfíncter, que tem a função de impedir que o suco gástrico vá para o esôfago, não funciona corretamente e abre sem necessidade. Daí parte da comida e do suco gástrico pode voltar ao esôfago e irritar os tecidos que revestem esse órgão. Isso causa os sintomas típicos da DRGE, como azia (queimação), dor no peito, dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão, dor ou inchaço na garganta, regurgitação e náusea após as refeições.

Mestre em Medicina pela UFRJ, o otorrinolaringologista Bruno Niedermeier responde na seção ‘Pergunte ao Doutor’ do Canal ViDA & Ação no Youtube todas as principais dúvidas sobre este problema. Confira:

Como tratar

A principal forma de tratar o problema é mudando os hábitos alimentares. Ou seja: nada de bebida alcoólica, café, refrigerante e bebidas gasosas, chocolate, frutas e sucos cítricos, bem como molho de tomate, comida picante ou gordurosa. Produtos derivados de leite integral, menta e hortelã também devem ser evitados.

Outras dicas são evitar  dormir com a cabeça mais elevada em relação ao corpo e não se deitar após as refeições. É preciso comer devagar, de preferência, de três em três horas, em porções menores.  Evitar o fumo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, reduzir o estresse e tomar bastante água são outras boas recomendações.

1 Comment
  1. […] sintomas mais frequentes são basicamente os mesmos dos estimados 20% da população que sofrem de r… sem ter realizado a cirurgia. São eles azia, queimação, disfagia ou dificuldade em engolir […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.