Rio abre mais 121 vagas para médicos

Confira detalhes do edital e uma série de atividades gratuitas voltadas para a saúde, na nossa Agenda Positiva da semana

Redação
Projeto que reúne estudantes da Estácio leva atendimento gratuito a crianças no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para processo seletivo para contratação de médicos por tempo determinado. São ao todo 121 vagas para as especialidades de cirurgia pediátrica, hemoterapia, neonatologia, obstetrícia, intensivista infantil e adulto, anestesiologia, neurocirurgia, radiologia, cardiologia, cirurgia torácica, CTQ adulto, nefrologia e clínica. A carga horária é de 24 horas semanais e a remuneração total pode chegar a R$ 7,9 mil, conforme a especialidade.

O contrato tem a duração de um ano, havendo a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de junho na sede da SMS, na Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 601, das 9h às 17h; e o resultado final do processo seletivo será conhecido no dia 5 de julho. O edital completo pode ser consultado no Diário Oficial do dia 6 de junho pelo link http://bit.ly/2HZrm6t.

Veja as unidades em que os profissionais serão lotados:

  1. Hospital Maternidade Alexander Fleming, em Marechal Hermes;
  2. Hospital Maternidade Carmela Dutra, no Méier;
  3. Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão;
  4. Hospital Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca;
  5. Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel;
  6. Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador;
  7. Hospital Municipal Álvaro Ramos, em Jacarepaguá;
  8. Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Mangueira;
  9. Hospital Municipal Piedade, em Piedade;
  10. Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo;
  11. Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca;
  12. Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon;
  13. Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier;
  14. Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. .

Sessão de cinema especial para crianças com distúrbio sensorial

Neste mês de junho, crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias estão convidadas a participar da Sessão Azul. O projeto tem o intuito de ambientar crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias em sessões de cinema adaptadas para elas. As sessões irão acontecer nos dias 15, 29 e 30, nos  nos cinemas dos shoppings Carioca (Vila da Penha), Américas (Barra da Tijuca) e São Gonçalo Shopping (São Gonçalo), respectivamente.

A proposta da iniciativa é que essa atividade seja uma extensão do trabalho terapêutico realizado com a criança, aumentando o engajamento dos pais no processo de tratamento. A sessão acontece de maneira que durante toda a exibição, o cinema fica com som mais baixo, luz levemente acesa e toda a plateia poderá andar, falar, e cantar à vontade. Os cinemas que sediam o projeto contam ainda com apoio de profissionais voluntários. A Sessão Azul acontece ao longo do ano em cinemas de várias cidades com apoio de ONGs, Clínicas especializadas e associações de pais ligadas ao autismo.

O filme que será exibido no dia 15, escolhido via enquete pelo público, será Aladdin, estreia nacional. Já nos dias 29 e 30 o nome do filme ainda está em votação e as opções – Toy Story 4, Petz 2 e Turma da Mônica Laços – também são estreias nacionais. Os ingressos podem ser adquiridos no site do projeto Sessão Azul www.sessaoazul.com.br, onde toda a família paga meia entrada. A venda de ingressos começa sempre na semana da data da exibição.

Serviços gratuitos às crianças da Zona Oeste do Rio

campus Estácio Sulacap oferece à população da Zona Oeste o Projeto de Extensão Estratégica de Acompanhamento do Crescimento do Desenvolvimento Infantil. Por meio dele, é possível agendar consultas de enfermagem pediátrica gratuitas para crianças desde o nascimento até a adolescência (18 anos).

No local, também é possível fazer anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente infantil, que tem o objetivo de ser um ponto inicial na avaliação), acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, controle à obesidade, orientação alimentar para o desmame, verificação de pressão arterial com prevenção de pressão alta e acompanhamento da carteira de vacinação dos pacientes infantis.

O projeto tem como objetivo aliar a teoria acadêmica a prática, beneficiando os moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa existe há 3 anos e o projeto já atendeu quase mil pacientes, entre crianças e adolescentes. A iniciativa conta com 13 acadêmicos de enfermagem da Estácio, e tem o apoio dos coordenadores e professores do campus Sulacap. Só podem participar do projeto alunos do 7º período da instituição que já cursaram a disciplina Saúde da Criança. Eles são selecionados por meio de um edital que é aberto uma vez por ano.

Os atendimentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, com hora marcada por meio do telefone (21) 3463-9804.

Encontro debate importância da ciência

Qual o valor da ciência hoje em nossa sociedade? Esta é a pergunta-chave que orientará as discussões do seminário Debates Contemporâneos sobre a Ciência, no dia 17 de junho, no Salão de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ).

O encontro reunirá especialistas convidados e da Fundação Oswaldo Cruz para debater as relações entre as ciências e a sociedade, a importância da ciência básica, os desafios contemporâneos das Humanidades e da História e a confiança social na ciência. O evento terá transmissão online. O link para a transmissão será disponibilizado no dia do evento no site e nas mídias sociais da COC (coc.fiocruz.br).

O evento é promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), por meio do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e Observatório História e Saúde e tem o apoio da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da Associação Nacional de História – Seção Rio de Janeiro (Anpuh-Rio).

Como elevar a autoestima com maquiagem e terapia

Quer aprender técnicas de auto maquiagem para o dia a dia e elevar sua autoestima, além de ressaltar as suas principais qualidades internas através do toque da maquiagem? A maquiadora profissional Melissa Pazos promove no dia 29 de junho, das 9h às 13h, um workshop onde ensinará diversas técnicas para valorizar a beleza natural de cada mulher de forma simples e descomplicada.

No evento haverá ainda uma palestra com a terapeuta holística Fátima Predebon com ensinamentos para serem aplicados diariamente a fim de ajudar a quebrar as crenças limitantes do inconsciente, melhorando a vida pessoal, profissional e afetiva, além de sorteios de brindes e de um kit de produtos da marca Hidone.

As inscrições podem ser feitas pelos whatsapp (21) 99721-6501 ou pelo email escoladabelezaedoser@gmail.com. Valor: R$ 120,00. Vagas limitadas. O workshop acontece no Nex Coworking – Ladeira da Glória, 26 – bloco 3 – Glória – Rio de Janeiro.

Em São Paulo

Movimento social organiza corrida contra o câncer

No dia 17 de junho na região do Parque do Ibirapuera, São Paulo, acontecerá a Corrida e Caminhada contra o câncer promovida pelo movimento social Move4Cancer. O evento tem como objetivo promover a importância da atividade física e conscientizar a população sobre a importância de se preocupar com a saúde, além de alertar sobre os principais tipos de câncer e a necessidade de detecção precoce.

O evento que está na sua segunda edição é movido pelo desafio de prover os recursos necessários para vencer os diversos tipos de câncer, buscando incentivar pessoas a se moverem contra a doença e a arrecadação de recursos para o Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho – ICAVC -, que está a 98 anos prestando assistência aos portadores de câncer através do SUS.

A segunda parada da iniciativa será no Rio de Janeiro no dia 1º de julho  com largada às 8 horas, no Aterro do Flamengo, ao lado do M.A.M (Museu de Arte Moderna).

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.