Santa Casa faz evento gratuito sobre saúde do homem

Empresas oferecem exame gratuito de PSA a associados; maternidade promove piquenique e universidade leva serviços de saúde gratuitos a praça. Veja essas e outras ações da semana na nossa Agenda Positiva

Redação
Professor Francesco Mazzarone, responsável pelo Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa, junto com Ivo Pitanguy (Foto: Acervo pessoal)

Derrubar preconceitos e conscientizar a população masculina a respeito dos cuidados com sua saúde – especialmente em relação à prevenção ao tipo de câncer que mais faz vítimas fatais entre o sexo masculino, o câncer de próstata. Estes são objetivos do Novembro Azul  para unir esforços à causa, o Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, fundado pelo professor Ivo Pitanguy, vai promover a palestra gratuita “Novembro Azul” nesta quarta-feira (21), a partir das 10h, no Centro do Rio.

 O encontro será comandado pelo cirurgião plástico e diretor do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa Francesco Mazzarone e visa abordar os diversos aspectos da doença, analisando desde a prevenção, como hábitos e exames periódicos, até tipos de tratamento, além de outros temas referentes à saúde do homem, como calvície, diabetes, hipertensão e problemas metabólicos.

O evento contará com a participação de profissionais diferentes especialidades: Ronaldo Damião (urologista), Hilton Augusto Koch (radiologista), André Filipe Marcondes Vieira (clínico geral) e Leandro Pereira (cirurgião plástico). O evento acontece no auditório nobre da Santa Casa – Rua Santa Luzia 206, Centro. As vagas são limitadas, por ordem de chegada. Para mais informações: 21 2240-5564 ou pelo email icprio@hotmail.com.

Exame gratuito de PSA para associados de empresas

B2W Novembro Azul

Durante todo o mês, os associados dos escritórios administrativos da Lojas Americanas e da B2W Digital na cidade do Rio de Janeiro que tenham mais de 50 anos ou indicação médica poderão realizar gratuitamente exames de sangue de Antígeno Prostático Específico (PSA), utilizado para o diagnóstico inicial do câncer de próstata.

O objetivo é incentivar a conscientização sobre a doença e alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce, como parte da adesão à campanha Novembro Azul. Além disso, para incentivar o cuidado pessoal dos homens, foi firmada uma parceria com uma barbearia da cidade, que oferecerá 25% de desconto em qualquer serviço realizado este mês para os 1.900 associados.

As empresas já promoveram ações de prevenção ao câncer no mês de outubro, quando apoiaram o Outubro Rosa. Foram disponibilizados, gratuitamente, exames de mamografia para associadas e distribuídas cartilhas com informações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Os associados também escreveram cartões com mensagens positivas para pacientes de centros de quimioterapia de hospitais públicos e privados.

Ação na Barra marca Novembro Roxo, mês da prematuridade

No próximo dia 24 (sábado), pais e mães de crianças que nasceram prematuras irão realizar um piquenique, às 9h, no Parque Marapendi.  A ação, promovida pela Perinatal, marca o ‘Novembro Roxo’ – mês da prematuridade, e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do pré-natal, além de debater sobre as causas do nascimento precoce.

Vestidos de roxo, os participantes irão compartilhar suas histórias, reencontrar famílias que conheceram e rever a equipe do hospital que prestou atendimento durante esse período difícil. evento fomenta o debate sobre a prematuridade que, no Brasil, atinge números alarmantes: 12,4% do total de nascimentos, segundo dados do Ministério da Saúde. Quase 50% das mortes de recém-nascidos no mundo são em decorrência do parto prematuro.

Universidade leva serviços de saúde a praça do Irajá

Acontece neste sábado, dia 17, das 9h às 13h, mais uma edição do Unisuam  em Ação. A iniciativa proporciona acesso a serviços gratuitos de utilidade pública, além de  ações socioeducativas e preventivas. O evento acontece na Praça Nossa Senhora da Apresentação (Praça do Cemitério), em Irajá.

Além de serviços como aferição de pressão e de glicose, os participantes  também terão a oportunidade de passar, gratuitamente, por avaliação  postural e atendimento fisioterapêutico, oferecidos pelo curso de  Fisioterapia da Unisuam. Já o curso de Nutrição vai oferecer orientação  nutricional para crianças e adultos, bem como informações sobre os  perigos do consumo de alimentos ultraprocessados.

PELO PAIS

Merendeiras de Blumenau vão aprender preparações saudáveis

O projeto Crescer e Semear irá desembarcar em Blumenau neste domingo, dia 18, para mais uma tarefa saudável. Merendeiras de 13 escolas públicas da cidade, que são atendidas pelo projeto, participarão do 1º Concurso de Preparações Saudáveis das Cozinheiras da SEMED Blumenau, que acontecerá no Greengarden do Bela Vista Country Club, situado à Rua Anfilóquio Nunes Pires, 5300, Bela Vista.

O evento será realizado pelo Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves e visa reconhecer, além do esforço e dedicação das merendeiras, todo o conhecimento adquirido durante os workshops realizados, ao longo deste primeiro ano de implantação do Projeto Crescer e Semear junto à SEMED – Blumenau.

Durante o concurso, as merendeiras serão divididas em equipes, para o preparo de receitas saudáveis com os insumos disponibilizados pela organização do evento. Um júri fará a degustação dos alimentos e escolherá a equipe vencedora.

Entre os cerca de 120 convidados especiais está o comunicador Marcos Piangers, radialista, apresentador, colunista e escritor com cerca de 250 mil livros vendidos em todo o mundo, além de ministrar palestras em grandes eventos internacionais, que fará uma palestra, durante o tempo de preparação das receitas.

Da Redação, com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.