Saúde física e mental é como uma roda de bicicleta

No livro ‘A roda de cura pelo aiurveda’ professora de yoga e meditação ensina exercícios práticos para melhorar a qualidade de vida

Livro mostra ensinamentos da aiurveda para garantir equilíbrio físico e emocional

Imagine uma roda de bicicleta, aparentemente frágil, com raios finos. Ela é capaz de suportar o peso de até duas pessoas, ou até mesmo absorver grandes impactos de manobras radicais em uma competição, não é verdade? E se um dos raios estiver danificado, ou o aro empenado? A bicicleta pode até seguir em frente, com o movimento prejudicado, mas em algum momento ela vai cair.

Assim deve ser encarada a saúde física e mental: como uma roda em que todos os raios precisam estar funcionando bem para se manter em equilíbrio. A comparação leva iniciantes a entender melhor o conceito de um sistema milenar de cura indiano no livro ‘roda de cura pelo aiurveda’, da consultora de estilo de vida e professora de ioga e meditação Michelle S. Fondin

De forma simples e lúdica, Michelle busca introduzir leigos nos conhecimentos da aiurveda, que significa “ciência da vida”. Segundo ela, ao contrário da medicina alopática do Ocidente, no aiurveda o conceito de cura começa bem antes do surgimento de algum desequilíbrio ou doença. A saúde do indivíduo não é encarada apenas do ponto de vista biológico, mas das emoções, da mente, do corpo e da alma.

“O despertar dessa consciência leva à percepção de eventuais pequenas mudanças que ocorrem no corpo antes da manifestação de sintomas e da instalação da doença”, destaca Michelle. Mestre védica pelo Chopra Center,  ela trabalhou com Deepak Chopra nos eventos do Chopra Center ensinando ioga e meditação e atualmente escreve para Chopra.com. Em 2008, fundou o Ayurvedic Path Yoga and Wellness Studio, onde trabalha atualmente.

Tendo participado ativamente de sua própria cura seguindo os princípios do aiurveda, Michelle S. Fondin é um exemplo vivo da beleza e dos benefícios do aiurveda. Ela traça uma abordagem holística com a qual podemos manter todas as áreas de nossa vida saudáveis e equilibradas. Simples, porém profundo – adorei!”, escreveu Lissa Marie Coffey, autora do best-seller What’s Your Dosha, Baby?

Inspiração nos oito passos da ioga

Inspirada nos oito passos da ioga propostos por um dos seus maiores mestres, Patanjali, Fondin desenvolveu oito raios para a sua roda de cura, que correspondem às seguintes esferas: saúde física; saúde emocional; saúde amorosa, a cura do passado, saúde espiritual; saúde ambiental; saúde profissional e saúde financeira.

Em cada capítulo, ela desenvolve os conceitos e encerra com propostas de exercícios práticos e checklists com o objetivo de guiar o leitor para que ele encontre o próprio caminho. A jornada de cura começa com um questionário para o leitor descobrir qual é o seu dosha – ou o tipo de mente-corpo segundo a medicina aiurvédica – e poder definir, de acordo com as suas características individuais, os planos mais adequados para sua alimentação, tratamento de vícios, desintoxicação e técnicas para melhorar os seus relacionamentos.

Apesar de ser um livro para iniciantes, na prática a autora conduz o leitor a um caminho gradual de cura e ao aprofundamento dos conhecimentos sobre o aiurveda e sobre o próprio corpo e a mente. Este é o objetivo de A roda de cura pelo aiurveda: ajudar o leitor a identificar os principais pontos de desequilíbrio de sua vida e, assim, aproximar-se um pouco mais de seu propósito de vida, ou seja, de seu darma.

Termos sânscritos ajudam a entender aiurveda

Aiurveda – Ciência da vida. Dos radicais ayus, vida, e veda, ciência ou conhecimento

Mahabhutas – Cada um dos cindo elementos onipresentes e formadores do universo, a saber: Akasha, Espaço; vayu, Ar; tejas, Fogo; jala, Água; prithivi, Terra

Dosha – Cada um dos três tipos de mente-corpo – Vata, Pitta e Kapha.

Vata – Dosha que corresponde aos elementos: espaço, Akasha; e Ar, vayu

Pitta – Dosha que corresponde aos elementos: Fogo, tejas; e Água, jala.

Kapha – Dosha que corresponde aos elementos: Água, jala; e Terra, prithivi.

Prakruti – O tipo de mente-corpo de cada indivíduo, definido pelos três principais doshas, ou pelas combinações dois-a-dois entre eles, por ex. vata-pittapitta-kapha; etc.

Darma – É o “propósito de vida” que todo ser vivo tem em essência, desde as células microscópicas até os seres humanos. Segundo o aiurveda, para o ser humanos viver em plena harmonia, equilíbrio e saúde, devem conhecer o seu darma para viver de acordo com ele.

 

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais