Sentimento de gratidão ajuda na recuperação de pacientes da Covid-19

No Dia da Gratidão (6/1), psicóloga explica que sentimento produz ocitocina, hormônio do bem-estar. Conheça 5 orações de agradecimento

Redação

Um bilhete para a equipe, um sorriso e a gratidão estampada no rosto dos pacientes que, após um longo período de internação devido aos problemas decorrentes da Covid-19, recebem a alta hospitalar. A gratidão e um novo olhar para a vida são características comuns a todos que passaram por dias difíceis internados em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Milene Andreoli, de 59 anos, ficou 51 dias internada no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, para se recuperar da Covid-19. Foram 42 dias na UTI e agora, em casa, ainda trabalha para recuperar a força física e emocional. “Eu sou só agradecimento por todo cuidado que os profissionais tiveram comigo. Foram dias de medo, incertezas e solidão, mas o cuidado de cada um que me atendeu fez muita diferença para que hoje eu pudesse estar em casa, com a minha família”, conta. 

“Pode me pedir qualquer coisa, que eu faço. Tenho uma dívida de gratidão com vocês!”. Essa foi a fala do gerente de operações portuárias Leonardo da Rós, no momento da alta hospitalar, após 42 dias internado devido à complicações causadas pelo novo coronavírus. “Eu não acreditava nos riscos e perigos da Covid-19 até precisar ser entubado. Eu renasci no hospital e devo isso ao apoio e cuidados de todos os profissionais”, reflete.

Para os profissionais da saúde, que cuidam diariamente desses pacientes por longos períodos, é como se já fizessem parte da família. “O Leonardo é como se fosse um filho. Tive que ser duro com ele no início, quando não aceitava a gravidade dessa doença, mas não tem como não se apegar aos pacientes, ainda mais os que ficam internados por mais tempo”, afirma o médico intensivista Jarbas da Motta Junior.

A coordenadora do núcleo de psicologia do hospital, a psicóloga Raquel Pusch, explica que a gratidão é um sentimento de reconhecimento que funciona como uma auto-cura para os pacientes. “A gratidão é um indicador interno do ser humano, é quando o paciente reconhece o benefício que recebeu de pessoas que não conhecia. A auto-cura funciona com o hormônio da ocitocina que é produzido com esse sentimento e que provoca profundo bem estar”, ressalta.

“Gratidão” foi a palavra de 2020 entre os brasileiros

Em 2020, como não deve ser surpresa para ninguém, “coronavírus” foi o tema mais buscado no Google, tanto no Brasil quanto no mundo. Porém, dentro do contexto dominante, a palavra “gratidão” esteve presente em 52% das publicações no Twitter e teve também um aumento de 87% no volume das buscas, é o que revelam os dados apurados pela Decode, empresa de dados e client acquisition.

O assunto “coronavírus” contou com 2,3 milhões de artigos em nosso país e aproximadamente 50,5% do total foram publicados entre março e maio. Nas redes sociais não foi diferente: no Twitter Brasil, a hashtag #coronavírus alcançou 5,1 milhões de tweets, enquanto no Instagram foram publicados mais de 33,7 milhões de posts com a mesma tag ao longo do ano.

Porém, ao analisar mais de 9.400 tweets neste contexto, os internautas agradeceram pelos ensinamentos do ano (33%), pela saúde (23%), pelas conquistas (18%), a alguma figura religiosa (18%), ainda que outros 8% não tenham mencionado o porquê: 8%. Com relação ao universo analisado, para 2021 as palavras que definem as expectativas do brasileiro foram: alegria (29%), esperança (21%), conquistas (21%), coragem: (7%), paz (7%), entre outras (15%)

Procuramos ir além do óbvio sobre o termo ‘coronavírus’ e buscamos entender o sentimento das pessoas durante este momento conturbado. Diante de um cenário tão desmotivador para muitos, a nossa descoberta foi surpreendente”, comenta Leticia Diefenbach, analista de Consumer Insights da Decode.

Tristeza, raiva e medo podem abalar sistema hormonal e imune

Segundo Jean Rafael, cirurgião geral e autor do best-seller “A ciência da gratidão: Como prevenir as doenças da mente e aplicar o gerenciamento de estresse”, o momento da pandemia pelo qual estamos passando faz com que sentimentos como tristeza, raiva e medo muito fortes façam parte do nosso cotidiano. A longo prazo, esses sentimentos criam um verdadeiro caos em nosso sistema hormonal e imune.

Esta cascata desencadeada pelo estresse, mais conhecida como “resposta de fuga ou luta”, é responsável, se não debelada, pela diminuição da nossa resistência natural interna, abrindo as portas do nosso organismo não só para doenças infecciosas, mas também para a piora de doenças crônicas e até mesmo para o aparecimento de novos problemas de saúde”, explica o especialista.

Segundo o médico e autor, uma das ferramentas que causam efeitos positivos no corpo é a resiliência que, quando treinada, faz com que nos adaptemos melhor à situação pela qual estamos passando. “A resiliência permite ao ser humano crescer em meio à adversidade, encontrando a saída e alcançando mais qualidade de vida em meio ao caos. Na saúde, já é comprovado que pacientes com o mesmo problema apresentam respostas diferentes: enquanto o paciente que ignora ou não acredita na própria capacidade de gerar resiliência se curva aos efeitos da doença, o paciente que conhece e aplica em si a resiliência reage com notável capacidade de recuperação”, finaliza Jean Rafael.

Depoimentos de pessoas que praticaram a gratidão

Os depoimentos abaixo, colhidos por Jean Rafael, confirmam, segundo ele, como as ferramentas que causam efeitos positivos no nosso corpo ajudaram no processo de cura.

“Tive a oportunidade de ler seu livro e foi muito inspirador. Estou passando por uma depressão de nível moderado e pensei em acabar com minha vida. Dois acontecimentos me deixaram assim: uma ocorrência policial e o fim do meu relacionamento. Após ler seu livro, vi que você tinha tudo que uma pessoa sonha mas sentia um vazio, o que me ensinou que a gratidão está a nossa volta. Sua superação fez eu ver a vida com outros olhos e vou vencer tudo isso. Que Deus abençoe e continue sempre multiplicando seu conhecimento que pode salvar muitas vidas.” – L.P.I, policial militar.

“Seu livro, para mim, foi um achado enorme que mudou toda a minha vida! Eu era uma pessoa que vivia reclamando de tudo e não tinha a mínima noção de que agradecer é uma transformação maior. Hoje sou grata até pelos meus dias não tão bons, pelas dificuldades que eu passo e até pelo que eu não tenho! O vitimismo não nos leva a nada! A gratidão me transformou e mudou também tudo ao meu redor. Hoje, coloco em prática esses ensinamentos no meu dia a dia, mesmo sendo paciente de uma doença autoimune e não estando todos os dias tão bem. Sou grata por este livro tão rico, simples e acolhedor que me deu um novo rumo na vida.” – Socorro, enfermeira.

“Contraí Covid e posso afirmar com todas as letras que seu livro me ajudou no meu processo de recuperação. Isolada do restante dos meus familiares, aprendi a me conhecer melhor e o livro me ajudou muito neste processo. Mesmo doente, eu me mantive de pé e hoje me conheço melhor. Sou grata pela vida que tenho. Vivo agora envolvida numa energia maravilhosa e aprendi a agradecer pelo Sol, pelas flores… Gratidão eterna pelos seus ensinamentos!”  Isabel, assistente social.

“Li o livro enquanto me recuperava da Covid e ele me ajudou bastante a entender que temos que aceitar as situações que nos causam medo e incerteza. No meu dia a dia agitado, percebi que temos que aceitar os acontecimentos bons e ruins, acreditando que podemos vencer e aprendendo com isso. Agora, agradeço por tudo e enxergo o aprendizado mesmo nos momentos ruins. Estou evoluindo como ser humano e levei os exercícios de gratidão, autoconhecimento e meditação para a minha vida e para a vida dos meus filhos.” – Jean Vital, enfermeiro.

10 maneiras para melhorar a saúde

Em seu livro A ciência da gratidão: Como prevenir as doenças da mente e aplicar o gerenciamento de estresse”, Jean Rafael lista 10 maneiras pelas quais podemos melhorar nossa saúde e a primeira dela é, justamente, a prática da gratidão:

  1. Seja grato sempre – mesmo quando as coisas não vão bem, sempre temos algo ou alguém por quem agradecer.
  2. Busque seu sentido de existência, ou seja, aquilo que te motiva hoje a seguir adiante.
  3. Procure aproveitar cada minuto e cada segundo da sua vida – foque sua atenção nestes momentos e descortinará sobre você uma força motivadora intensa.
  4. Diante da adversidade, encontre qual é o aprendizado que aquela a situação quer te mostrar e o que você pode mudar a partir daquela situação.
  5. Busque se autoconhecer, perceba as emoções que estão presentes dentro de você e não brigue com elas, apenas acolha-as e decida o que fazer em seguida – isso é agir em vez de reagir.
  6. Aproxime-se de pessoas que também querem crescer e desenvolver a resiliência.
  7. Seja flexível com o que não depende de você mudar, faça o seu melhor e siga adiante.
  8. Busque desenvolver o auto amor, cuidar de você e criar espaços para você diariamente – esta atitude auxilia na sua autoestima.
  9. Cultive a alegria de viver e o bom humor.
  10. Crie positividade em sua vida e na vida daqueles que estão próximo a você – isso torna o ambiente mais saudável.

Autor de best-seller sobre gratidão também teve depressão

Médico cirurgião Jean Rafael, autor do best-seller “A Ciência da Gratidão” (Foto: Divulgação)

No Brasil, 11 milhões de pessoas vivem com depressão. No mundo, segundo a OMS, são mais de 300 milhões. Os dados são alarmantes e com o surgimento da pandemia acredita-se que esses números cresceram significativamente e ninguém está blindado desse mal, pois até o momento não há vacina para prevenir a doença. O palestrante Jean Rafael, renomado cirurgião geral alagoana, fez parte das estatísticas e aceitou ajuda – ele cumpriu a exigência dos tratamentos tradicionais e encontrou a força que tanto precisava em práticas lúdicas como meditação, gratidão, autoconhecimento, espiritualidade e outros temas antes sensíveis aos mais conservadores.

Durante uma corrida em uma das belíssimas praias de Alagoas, Jean esbarrou em um colega médico norte americano, o renomado Dr. Smith, que se tornaria seu amigo e mentor na construção da obra. Entre muitos diálogos e reflexões, os dois médicos apaixonados pela evolução da ciência aparecem, com uma linguagem simples, abordando temas importantes como estresse, gratidão e depressão, entre outros, de maneira leve e de fácil assimilação.

A forma de diálogo com o personagem Dr. Smith deu uma pitada de humor muito interessante ao livro. Assim nasceu a ideia de Jean escrever o livro “A ciência da gratidão: Como prevenir as doenças da mente e aplicar o gerenciamento de estresse”,  lançado em 2019 em Arapiraca (Alagoas) na presença de mais de 500 pessoas, e depois em Maceió, São Paulo e Londres. Recentemente, o livro chegou a sua segunda edição pela Literare Books International com o selo de best-seller e milhares de cópias vendidas em todo o mundo.

A publicação mostra como a gratidão pode ajudar na carreira profissional, na saúde e nos anseios pessoais. Segundo o autor, a gratidão tem o papel de servir como fortaleza para o ser humano e a ciência atestou que se sentir grato repercute na questão hormonal. A publicação traz as práticas e as reflexões necessárias para enfrentar dias difíceis e prevenir pensamentos e ações desagradáveis.

Orações de agradecimento

E se você tivesse acordado hoje apenas com as coisas pelas quais você agradeceu ontem, o que você teria? Já parou para pensar nisso? Fazer uma oração de gratidão todos os dias pode fazer muito mais por você do que você pode imaginar. “Todas as vezes que somos gratos por algo, o Universo recebe essa energia positiva que enviamos e nos manda ainda mais daquilo” – afirma o astrólogo do Astrocentro, Brendan Orin.

De acordo com o especialista se você é grato por sua saúde, o Universo irá te enviar ainda mais saúde. Se você é grato por ter um trabalho, mesmo que não seja o dos seus sonhos, o Universo vai fazer com que o emprego perfeito chegue até você porque sente a sua energia de gratidão e amor por tudo o que você faz. “Ver a vida com gratidão nos dá mais clareza até mesmo para resolver nossos problemas e encontrar os caminhos para o sucesso e a realização”, pontua.

Por isso, neste Dia da Gratidão, Brendan separou cinco orações de agradecimento para te ajudar a estabelecer o hábito de agradecer todos os dias por todas as bênçãos que você recebe.

  1. Oração de Gratidão

“Deus Pai, eterno e todo poderoso! Quero vos agradecer pelo meu dia que agora chega ao seu final.

Obrigada, Pai, por tudo que me destes e por tudo o que sou.

Obrigada pelo dia de hoje, por tudo de bom que me aconteceu, por todos os desafios que me permitistes enfrentar, por tudo o que consegui com a vossa graça (diga uma ou mais coisas que aconteceram no seu dia pelas quais você se sente grata).

Obrigada pelas pessoas com quem tive contato neste dia.

Ofereço-vos todo o meu dia, todo o meu cansaço, frustrações, injustiças, decepções e alegrias; todo o meu esforço de levar aos meus irmãos, pela palavra e, principalmente, pelo testemunho, os ensinamentos vivos de Jesus.

Obrigada, Pai, pela vida que me destes! Obrigada por tudo: pela família, pelo trabalho, pela saúde, pelo alimento, pela vossa proteção e até mesmo pelas coisas que deram errado, pois só Vós sabeis o porquê de cada uma das minhas experiências.

(Converse com Deus, conte a ele o que aprendeu com as experiências do seu dia).

Seja feita, Pai amado, sempre e por amor, a vossa vontade.

Obrigado por tudo!

Amém.

2. Oração de Agradecimento – Salmo 30

“Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes;
não permitistes que exultassem
sobre mim meus inimigos.

Senhor, meu Deus,
clamei a vós e fui curado.

Senhor, minha alma foi tirada por vós
da habitação dos mortos;
dentre os que descem para o túmulo,
Vós me salvastes.

Ó vós, fiéis do Senhor,
cantai sua glória, dai graças
ao Seu Santo nome.
Porque a sua indignação dura
apenas um momento,
enquanto sua benevolência é para toda a vida.

Pela tarde, vem o pranto, mas
de manhã, volta a alegria.
Eu, porém, disse, seguro de mim:
‘Não serei jamais abalado’.

Senhor foi, por favor, que me destes honra e poder,
mas quando escondestes vossa face
fiquei aterrado.

A Vós, Senhor, eu clamo,
e imploro a misericórdia de meu Deus.
‘Que proveito vos resultará
de retomar-me a vida,
de minha descida ao túmulo?
Porventura vos louvará o meu pó?
Apregoará ele a vossa fidelidade?
Ouvi-me Senhor, e tende piedade de mim;
Senhor, vem em minha ajuda’.

Vós convertestes o meu pranto em prazer,
tirastes minhas vestes de penitência
e me cingistes de alegria.
Assim, minha alma Vos louvará sem calar jamais.
Senhor, meu Deus,
eu Vos bendirei eternamente.”

3. Oração de Gratidão a Deus

“Senhor meu Deus e meu Pai eu Te agradeço
por tudo o que tens feito em minha vida:

pela alegria de viver, por minha família,
pelos meus amigos, pelo ar que respiro,
pelos dons que me deste, pelos relacionamentos
que possibilitam que eu cresça a cada dia,

Por tudo.

Obrigado, Pai, pelas oportunidades que me tens dado
de testemunhar o Amor com que amas
a mim e a todas as pessoas.

Obrigado Pai, por Teu perdão e
por dar-me uma vida plena e abundante.

Senhor, a Ti,
que és o Criador de tudo
o que sou e o que possuo,
dedico a minha vida,
clamando para que eu veja e faça
sempre a Tua vontade, e que minhas
obras Honrem e Glorifiquem o Teu nome. Amém!”

(Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai)

4. Oração de Gratidão ao Universo

“Universo misterioso e perfeito que tudo pode ver, pela benção que possuo em minha vida, atraio a saúde do meu corpo, o verdadeiro amor, o emprego dos meus sonhos e tudo que eu almeje!

Sou grato pelo que possuo e o que vou alcançar, acredito, confio, entrego e realizo. Pela minha fé do dia a dia, me aproximo da luz, do bem e do amor. Minha energia atrai o poder de todas as coisas, pois posso tudo naquele que me fortalece.

Dou o devido respeito à natureza, na qual me conecto e através da qual me sinto equilibrado. Posso sentir a vida de todas as coisas, que vibram em meu coração e minhas veias. Grito aos quatro cantos que estou vivo!

Torno meus dias cada vez mais coloridos, atraindo pessoa verdadeiras, sentimentos sinceros, momentos inesquecíveis. Sei que sou capaz de fazer isso! Oh! Universo que sou grato, Deus que tudo vê, eu o invoco!

Os objetivos diários aos quais me proponho alcançar, fazem parte da minha caminhada, a qual enfrentarei facilmente. A luta da rotina serve para alimentar minha vontade de querer cada vez mais.

Meus desejos são propósitos, ordeno que todos cheguem até mim. Nas pequenas coisas me fortifico, dou valor ao que sou, tenho gratidão e enxergo a majestade que existe em mim. Sou um ser humano único e não preciso de nada e ninguém para me sentir assim. Possuo garra, força e amor dentro de mim.

Me reinvento e me descubro diariamente. Busco a evolução, aprofundo minha conexão com meu eu espiritual. Corpo, alma, saúde e realidade. Eu vivo no amor, sou amor próprio e respiro amor. Vou atrair tudo que houver de positivo, pois os meus pensamentos irão materializar meus objetivos e eu penso e vivo na positividade.

Meu passado não me define. Como a borboleta, estou em constante mudança. Envio meus pedidos ao Universo e afirmo que serei ouvido. Acredito, peço e recebo! Não cairei em locais obscuros, pois a luz celestial me acompanha. Ela acende em minha cabeça e me livra de vendas que impeçam de sentir e ver o amor de Deus.

Sempre estou no lugar certo e atraio os atributos corretos para ser cada vez mais uma pessoa melhor. Sou grato pelo amor que me cerca, pelo bem que me rodeia, por aqueles que se importam comigo. Entrego minha vida às bênçãos do Universo, para todo o sempre. Gratidão, gratidão, gratidão!

Amém!”

5. Ho’oponopono – Oração da Gratidão

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho!

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados ofendemos você, sua família, parentes ou antepassados, em pensamentos, atos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente momento, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura Luz. E assim é. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável, SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins, SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e no que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para a minha escassez. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim. SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO. Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento. SINTO MUITO, TE AMO.”

Com Assessorias

In the news
Leia Mais