Sequelas da Covid-19 desafiam os neurologistas

Junto com impactos da vacina, este é um dos principais temas do Congresso Brasileiro da ABN, que reunirá especialistas nacionais e internacionais

Infecção por vírus no cérebro (Magnifying Glass Finding Virus. Ilustração 3D)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

As sequelas neurológicas da Covid-19 desafiam os médicos nessa pandemia. Junto com os impactos da vacinação, este é um dos temas de destaque na 29ª edição do Congresso Brasileiro da ABN. O principal evento anual da Academia Brasileira de Neurologia acontece durante o feriadão da Independência, de 3 a 7 de setembro, totalmente online, reunindo 302 convidados nacionais e 30 internacionais

Os prós e contras da Telemedicina, assim como da aplicação de novas tecnologias na especialidade, também serão enfatizadas no evento, que faz uma revisão completa de todas as áreas da  Neurologia, com 300 palestras e 122 atividades diferentes, entre conferências, mesas redondas, apresentações de trabalhos e sessões plenárias.

Outras temáticas relevantes são as doenças cronológicas da especialidade, as novas terapias em doenças raras como polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), prevenção de crises de enxaqueca, além da apresentação de casos clínicos. A formação em Neurologia também estará em pauta durante palestra sobre os diferenciais da residência no Brasil e nos Estados Unidos.

Mais de 1.000 trabalhos foram submetidos para exibição em formato de pôster e para apresentações orais, quando ocorrerá também a sessão Desafios em Neurologia. Para completar, haverá a apresentação da melhor tese de mestrado e doutorado no Prêmio Coruja. 

Como a pandemia de Covid-19 ainda está longe de respostas definitivas, toda a programação será on-line. Quem não puder acompanhar tudo agora terá a oportunidade de absorver todas as informações e novidades no momento que bem escolher e lhe for mais conveniente. Ao todo, serão seis salas para aulas com palestras que permanecerão disponíveis em formato digital até três meses após o encerramento do Congresso.

Linguagem e cérebro

Para a conferência magna de abertura, o Congresso traz uma estrela internacional das ciências e das letras: Daniel L. Everett, professor de Ciências Cognitivas da Bentley University, nos Estados Unidos, com mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela discorrerá sobre a relação entre linguagem e cérebro.

Everett é admirado em todo o planeta por seus estudos em língua pirahã da Amazônia, adquiridos ao longo de 32 anos de pesquisa, além do contato direto com os indígenas, tendo vivido 7 anos em suas aldeias. Publicou mais de 120 artigos e 15 livros. Além do pirahã, é fluente em português e espanhol e possui um amplo conhecimento de outras 23 línguas indígenas do Brasil, como xavante, karitiana e oro win, e de línguas nativas do México e dos Estados Unidos.

Outros nomes conceituados da Neurologia mundial são os americanos Albert Espay, professor associado e presidente do Centro James J e Joan A Gardner para a Doença de Parkinson da Universidade de Cincinnati; Brenda Banwell, chefe de Neurologia Infantil e professora de Neurologia e Pediatria no Hospital Infantil da Filadélfia, e Anthony Amato, chefe da Divisão Neuromuscular e diretor do Laboratório de Neurofisiologia Clínica do Brigham and Women’s Hospital em Boston, além do inglês Andrew Lees, do National Hospital for Neurology and Neurosurgery, Queen Square, Londres.

Leia também

Cérebro sofre com sequelas neurológicas em até 80% de casos graves de Covid
Como a pandemia afeta o tratamento de pessoas com doenças neurológicas
Coronavírus pode causar danos neurológicos irreversíveis

Neurociência para a tomada de decisão

O Café Filosófico CPFL realiza uma nova transmissão “fica em casa” nesta quinta-feira (2), com a participação do neurocientista Álvaro Machado Dias,  professor livre-docente da Unifesp e diretor do do Centro de Estudos Avançados em Tomadas de Decisão. Com o tema “Tomada de decisão como opção de risco”, o programa vai abordar as neurociências da tomada de decisão. 

Como são processadas as escolhas que tomamos individualmente e de forma coletiva? Neste encontro do Café, Álvaro vai destacar as três áreas mais relevantes no tocante ao campo das neurociências da tomada de decisão: intencionalidade decisória e seus limites; preferências sociais e decisões ideológicas; e inteligência artificial nas tomadas de decisão.

“As nossas opções nos definem. Boas, aumentam em muito a chance de sermos felizes; más, conduzem-nos rapidamente à beira do abismo. Vamos discutir o porquê tendemos à polarização e à dissonância e até que ponto isso se aplica à inteligência artificial e seu futuro”, explica o neurocientista.

O Café Filosófico é um programa de reflexões produzido e realizado pelo Instituto CPFL. Veja o link para a nova transmissão pelo Youtube.

Cardiologia em pauta em evento gratuito

Discutir os mais recentes avanços em Medicina voltada para a saúde do coração será o foco da Reunião Nacional de Cardiologia da Rede Americas, do United HealthGroup Brasil. O evento acontece nesta segunda-feira (30), às 18h30, terá formato totalmente online e tem como objetivo atualizar especialistas das subáreas da cardiologia com novas abordagens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link.

O evento reúne especialistas renomados como Valter Furlan, diretor do Hospital Samaritano Paulista (SP) e da cardiologia Americas, Adriana Bertolani, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do hospital Alvorada Moema (SP); Pedro Paulo Nogueres do Samaritano Botafogo e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ; Mucio Tavares, do Samaritano Paulista e Instituto do Coração (InCor – SP); Pedro Barros, coordenador do Protocolo de Dor Torácica e Telecardiologia do Americas, entre outros.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!