Universidade oferece atendimento online gratuito de Psicologia

Unidades da Estácio divulgam serviço de atendimento. Veja outros destaques em nossa Agenda Positiva

Alunos, coordenadores e docentes do Curso de Psicologia da Estácio dos 44 campi, distribuídos por todo o Brasil continuam oferecendo atendimentos psicológicos gratuitos, com consultas agendadas previamente durante a pandemia do novo coronavírus.

No Rio de Janeiro, 3 mil atendimentos gratuitos são realizados anualmente e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é oferecido nas Unidades Estácio Norte Shopping (em Del Castilho), Ilha do Governador, Niterói, Tom Jobim (Barra da Tijuca), Taquara, Santa Cruz, Sulacap, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Resende e Macaé.

Segundo Angie Pique, gestora nacional do Curso de Psicologia da Estácio, os serviços gratuitos são oferecidos o ano todo para dar condições aos estudantes de colocarem em prática tudo que aprenderam, sempre supervisionados por professores e coordenadores. “Algumas unidades Estácio também oferecem serviços gratuitos, tratam a ansiedade e ajudam a prevenir o suicídio”, afirma.

Mais informações podem ser obtidas na unidade mais próxima da residência dos interessados. No Rio, por conta da pandemia, os interessados em agendar consultas gratuitas devem enviar e-mails ou ligar para: Estácio Norte Shopping – ana.hirsche@estacio.br / (21) 2583-7116 e Estácio Ilha do Governador – denise.amorim@estacio.br / (21) 2468-1573.

Em caso de urgência, as pessoas e familiares que precisam conversar devem ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188. A Ong realiza apoio emocional e prevenção de suicídio e o sigilo é absoluto.

Congresso online aborda depressão na população LGBTQIA+

No mês da prevenção ao suicídio, o escritor e ativista dos direitos LGBTQIA+ Andrew Solomon fala, no dia 28, às 21h, sobre depressão e hábitos de consumo no painel do congresso online Congnition Unisinos. Além de ativista, Solomon estuda a mente humana e analisa formas de ter uma vida mais saudável, com mais igualdade e cultura.

Promovido pela Unisinos – Universidade com mais de 50 anos de história e uma das maiores instituições privadas do Brasil – o Cognition vai reunir especialistas em diversas áreas como marketing, investimentos e finanças, empreendedorismo, tecnologia e inovação. As inscrições são gratuitas no site https://cognition.unisinos.online/ .

Live sobre Saúde Mental e Ansiedade

Na terça-feira (22), a partir das 20h, a OnDoctor realizará uma live para abordar o tema “Saúde Mental e Ansiedade” em apoio a campanha nacional Setembro Amarelo. O bate-papo virtual será entre o COO da healthtech, Pedro Pássaro e a psicóloga Monise Benn, que faz parte do time dos mais de 60 profissionais que atendem pacientes de todas as localidades do país em tempo real pelo aplicativo.

A transmissão será feita pela página oficial da OnDoctor no Instagram (@ondoctorbrasil), e faz parte de uma série de ações promovidas pela empresa no mês de prevenção ao suicídio. Além da live, a OnDoctor vem compartilhando em suas redes sociais diversos conteúdos para conscientização sobre a manutenção da saúde mental e seus benefícios para uma maior qualidade de vida.

Palestra sobre “Suicídio, psychache e redes sociais”

Por ocasião do Setembro Amarelo, a Casa de Saúde Saint Roman, especializada no tratamento de transtornos psiquiátricos no Rio de Janeiro, realiza uma palestra online sobre “Suicídio, psychache e redes sociais: as perguntas de quem pensa em se matar gostaria que você fizesse”.

O tema será abordado pelo psiquiatra clínico e forense Almir Marcelo Santos em evento aberto ao público.  Os interessados deverão acessar o link no dia 23 de setembro, às 19h, pela plataforma Google Meet.

Como a tecnologia e a ciência de dados podem ajudar na saúde mental

O DataLab, laboratório de dados e inovação da Serasa Experian, realiza na sexta-feira, 25 de setembro, o meetup “Setembro Amarelo: abordando questões de saúde mental com Data Science e Machine Learning”. A iniciativa visa apresentar como a tecnologia e a ciência de dados podem ser aliadas para gerar soluções sobre o tema de saúde mental. O evento gratuito será transmitido online pelo canal do DataLab no Youtube, ao meio-dia.

Dentre os palestrantes está Daniel Fatori, psicólogo e doutor em Psiquiatria pelo Departamento & Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) que abordará saúde mental de crianças e adolescentes.

De Londres, Felipe Argolo, médico pela UFBa, doutorando na Unifesp e pesquisador visitante no King`s College, falará sobre psicose e transtornos de humor,  comportamento não-verbal, depressão resistente, dentre outros. Eles contarão um pouco sobre seus trabalhos e conversarão com as cientistas de dados Lucy Anne Evangelista e Gabriela Chiuffa sobre como a tecnologia e ciência de dados podem auxiliar nas questões de saúde mental.

Gratuito, o encontro ocorre das 12 às 13h30 pelo link

Movimento Slow, Pilates, Meditação, Saúde e Criatividade serão temas de lives

De 21 a 25 de setembro, professores e convidados da Faculdade Senac RJ participarão de bate-papos virtuais, voltados para os alunos e ao público interessado em aprender e trocar experiências em torno do tema Saúde Integral e Sustentabilidade do Ser. A programação diária faz parte da quinta edição da Semana de Responsabilidade Social, evento que marca a abertura do calendário de aulas da graduação tecnológica.

Os encontros reunirão nomes como a jornalista e educadora Michelle Prazeres, idealizadora do Desacelera SP e do Dia Sem Pressa, o primeiro festival da cultura slow no Brasil; e uma entrevista sobre Saúde na era Digital com João Migowski, médico e praticante da Medicina do Estilo de Vida​. A inscrição gratuita no evento pode ser feita no link https://bit.ly/2Rc8AfY

Haverá também uma live de Pilates online com o fisioterapeuta Alê Costa, um bate-papo com professoras da graduação de Gestão de RH sobre O ser sustentável: a busca pela saúde em tempos de pandemia; aula com exercícios de meditação e um debate sobre criação coletiva, fruto do trabalho de coleta e compartilhamento de experiências criativas para reflexão sobre a dimensão humana em meio ao confinamento, executado pela Agência Experimental de Design e Inovação (Órbita), composta por estudantes do curso de graduação tecnológica em Design Gráfico. 

Movimento Sou Singular eleva autoestima de pessoas com deficiência

Billy Saga, músico e cadeirante, usa o rap e o ativismo social para defender inclusão de PCDs (Foto: Divulgação)

Na semana de 21 de setembro – Dia Nacional da Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência – será lançado o movimento Sou Singular, um ato com o objetivo de promover engajamento, elevar a autoestima e estimular o auto reconhecimento das pessoas com deficiência. O movimento foi criado por um grupo de pessoas com base no conceito “Tenho orgulho de ser quem sou e minha deficiência faz parte!”.

O projeto é destinado a quem se dedica à luta pelos direitos das pessoas com deficiência nas últimas duas décadas e que entendem que a luta começa na aceitação, na preservação e na conquista de direitos. O Movimento vai convidar as pessoas com deficiência que se identificam com essa causa a gravar um vídeo-selfie de 30 segundos, dizendo seu nome, sua deficiência, alguma peculiaridade pessoal a sua escolha e, ao final a frase, “Sou mais eu! Sou SINGULAR!”. O intuito é apresentar essa pessoa em sua face mais humana e natural, sem superestimá-la ou subestimá-la.

Na ação, o grupo distribuirá tatuagens temporárias (aquelas aplicadas com água) com a palavra SINGULAR para mostrar durante a gravação do vídeo-selfie, um detalhe para enfatizar o compromisso com a causa e buscar inspirar outras pessoas com deficiência e aliados a apoiar e participar do movimento. Para aderir, basta se inscrever no site http://www.sousingular.org/.

Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir (Foto: Divulgação)

A Talento Incluir – consultoria que já proporcionou emprego a mais de 7 mil pessoas com deficiência – realizará duas lives para lançar o movimento visando a engajar as pessoas com deficiência e empresas nessa causa. Durante as lives, Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir, vai conversar com um dos idealizadores do movimento, Billy Saga, músico e cadeirante, com duas décadas de dedicação ao rap e ao ativismo social. Ele também responsável pela área de Diversidade e Inclusão da Claro, além do presidente da ONG Movimento SuperAção. Para participar, basta acessar o link ou pela redes sociais da Talento Incluir.

Direcionada às pessoas com deficiência, a live da série “Talento Incluir Aconselha” trará o tema “Sou mais eu! Sou SINGULAR!” e acontece no dia 22/9 às 18h, A segunda live, que ocorre no dia 24/9, também às 18h, a série “Talento Incluir Convida” terá o tema “Atenção Empresas: Diversidade pede respeito ao singular e não a imposição ao padrão” e é voltada aos profissionais envolvidos em programas de inclusão nas empresas.

Como o AVC vem sendo tratado durante a pandemia?

O Hospital Icaraí (HI) realiza nesta terça, 29 de setembro, o simpósio virtual “Neurologia”, abordando acerca dos tratamentos e causas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), tal qual mostrar como a doença – a que mais gera óbitos no Brasil e mais causa incapacidade no mundo – vem sendo tratada no período atual de pandemia causado pelo novo coronavírus. 

Organizado pelo Centro de Estudos do HI, o encontro virtual contará com a participação de profissionais do Hospital Icaraí, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Municipal Miguel Couto e do Instituto D’or. As palestras ocorrerão das 19h às 21h, ao vivo, pelo canal do YouTube do Hospital Icaraí. As inscrições podem ser feitas aqui.

Preparando nossos filhos para a volta no novo normal

Nossos filhos estão preparados para a volta no novo normal? Com a retomada das atividades externas essa é uma pergunta que invadiu a vida de pais e mães. Com o objetivo de contribuir no cuidado com a saúde e o bem-estar das crianças e toda a família, que Novalgina®, umas das marcas da unidade de negócios Consumer Healthcare (CHC) da Sanofi, promove nessa segunda-feira (21/09), às 19h, uma transmissão ao vivo no Instagram com o tema “Preparando nossos filhos para a volta no novo normal”.

Em uma conversa informativa e esclarecedora, o público poderá compreender a importância do cuidado emocional e físico neste momento de reinserção dos pequenos a rotina. O bate-papo será conduzido por Rafa Brites, líder e fundadora do movimento Transformando Sonhos em Realidade, em parceria com a psicanalista e doutora em psicologia, Vera Iaconelli, e também diretora do Instituto Gerar e autora do livro “Criar filhos no século XXI”. A live ocorre simultaneamente no perfil da @rafabrites e @ vera.iaconelli no Instagram.

live com Rafa Brites faz parte de uma série de conteúdos que são produzidos em conjunto com influenciadores parceiros de Novalgina, como Marcos Piangers. Os temas são atuais e trazem o contexto do Poder do Colo, propósito da marca de reforçar a importância do colo, em momentos de mal-estar, como febre e dor.

Live sobre Setembro Amarelo abre programa Ao Vivo e a Cores

Com o objetivo de compartilhar informações importantes e conhecimento com seus clientes e parceiros sobre temas sensíveis para a sociedade, a Thermo Fisher Scientific, especializada em produtos e soluções científicas, lança o Programa “Ao Vivo e a Cores”. Serão realizadas quatro lives abordando temas e datas importantes, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

Os seguidores poderão acompanhar e compartilhar os conteúdos com seus amigos e familiares, ampliando assim o alcance das informações e a conversa sobre a importância do entendimento destes temas. No primeiro episódio do programa, no dia 23 de setembro, o tema será Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Para debater sobre esta importante causa, a companhia convidou Adriana Rizzo, voluntária do CVV – Centro de Valorização a Vida.

O calendário das lives do Programa “Ao Vivo e a Cores” prevê encontros dias 14/10, sobre Outubro Rosa; 11/11, sobre Novembro Azul, e 01/12, sobre Dezembro Vermelho. As lives acontecem no Instagram @thermofisherscientificpor.

Nova técnica para tratamento estético odontológico

O “Fluxo Digital Cllones” está na vanguarda das técnicas na área de Odontologia, beneficiando profissionais e pacientes. A união entre software e impressões em 3D resulta em maior agilidade na confecção de próteses e moldes, facilitando o planejamento de casos, oferecendo maior previsibilidade. Trocando em miúdos, a técnica representa menos dor e menos incisões durante as cirurgias, além de mais conforto e segurança para os pacientes.

No dia 25 de setembro, a partir das 18h30, o especialista Paulo Kano, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Digital (SOB Digital) vai comandar uma live sobreo tema no Youtube da S.I.N. Implant System. Criador e desenvolvedor do método Cllones de fluxo digital, Kano é mestre em Implantodontia da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em São Paulo, e membro emérito da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

O credenciamento para o evento deve ser realizado antecipadamente, pelo link https://bit.ly/3gTn3YH. Os participantes também terão acesso facilitado para fazer doações para a ONG “Por 1 Sorriso”, que vai entregar cestas básicas para a população carente de comunidades da capital paulista, durante todo o período da pandemia.

Com Assessorias

In the news
Leia Mais