Tecnologias digitais na saúde: o que temos de novo?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Um dos grandes líderes mundiais em inovação na área da saúde, Albert Chan desembarca no Brasil em maio para promover uma troca de experiências sobre a aplicação da tecnologia na área médica. Responsável pela incorporação de tecnologias voltadas para o melhor atendimento médico, Chan é vice-presidente e diretor de experiência digital do paciente na Sutter Health (Califórnia), segunda maior rede norte americana de assistência médica sem fins lucrativos, com mais de 50 mil funcionários e 21 hospitais na região.

Chan também traz na bagagem o projeto My Health Online, um dos primeiros websites dos Estados Unidos a permitir o acesso dos pacientes a seu prontuário e a informações médicas, tais como resultados de exames clínicos e de imagem. Atualmente, esta iniciativa tem também uma versão para tablets e smartphones e conta com mais de 1,4 milhão  de pacientes ativos inscritos. Dr. Albert Chan introduziu, de forma inovadora,  o uso do Google Glass para a transmissão do atendimento médico em tempo real, em que um escrivão em um local distante assiste todo o procedimento e transcreve a consulta sob o olhar do médico. A implementação do dispositivo foi pensada em  beneficiar tanto a comunidade médica quanto o paciente.

Albert Chan é um dos 20 contemplados nos Estados Unidos pelo programa Eisenhower Fellowships, uma rede global de líderes comprometidos em catalisar grandes transformações na sociedade. Albert foi selecionado devido as suas conquistas significativas e por ocupar uma posição de influência na área de tecnologia e saúde, escolhendo o Brasil como seu país de destino. O objetivo da visita de Chan ao país é realizar parcerias com entidades da área da saúde e de outros setores para estimular a inovação e desenvolver parcerias estratégicas em grande escala, de forma a acumular o conhecimento necessário para transformar a experiência dos pacientes ao receber o cuidado médico.   
 
Desde o início da sua carreira, Albert Chan uniu sua paixão por medicina e tecnologia, sendo um grande incentivador de seu uso para aperfeiçoar a experiência dos pacientes e a qualidade na área médica. O especialista foi um dos primeiros defensores do uso do prontuário eletrônico e o responsável por sua implementação na Palo Alto Medical Foundation, integrante da Sutter Health e uma das pioneiras no uso desta tecnologia nos EUA. 
Durante a sua trajetória profissional, o especialista pode sofrer um forte desgaste devido às inúmeras horas gastas em atividades burocráticas, como o preenchimento de prontuários. Com a inclusão do Google Glass no dia a dia de assistência dos hospitais da Sutter Health, foi possível observar um avanço na interação entre médicos e pacientes. Ao final do atendimento, todas as informações colhidas durante a consulta são concluídas prontamente, possibilitando um aumento da produtividade e, por conseguinte, mais pacientes sendo atendidos. Esta tecnologia vai além de apenas uma descrição da rotina médica, pois permitirá, por meio do cruzamento de dados em tempo real, a transformação da maneira como as decisões clínicas são tomadas.
 
A relação do Dr. Chan com o país começou em 2013 durante uma viagem ao Rio de Janeiro, em que visitou o Hospital da Polícia Militar e teve contato com profissionais da área da saúde. “Tive a oportunidade de conhecer excelentes médicos. Fiquei impressionado com o que eram capazes de realizar com recursos limitados e com a criatividade dos profissionais da saúde”, ressalta Dr. Chan.
 
“Quando recebi o Eisenhewer Fellowships vislumbrei uma nova oportunidade para voltar ao Brasil e aprender mais sobre o espírito de inovação e criatividade do país”, comenta. Segundo Chan, para melhorar o cuidado médico oferecido para pacientes e seus familiares, é necessário formar parcerias estratégicas e buscar inspiração nas inovações desenvolvidas pelas indústrias da saúde e de outros setores. Em sua vinda ao Brasil, o especialista irá visitar importantes instituições de saúde no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, como o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), e outras. “Durante a minha carreira, aprendi que para promover mudanças é essencial construir parcerias. Pessoas são o recurso mais importante”, destaca Chan.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!