Três a cada 10 brasileiros sofrem de problemas intestinais

Constipação, diarreia ou síndrome do intestino irritável são os mais comuns. No Dia Mundial da Saúde Digestiva, conheça 21 alimentos ricos em fibra

Redação
alimentos-ricos-em-fibra

Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 30% da população brasileira sofram de algum problema intestinal relacionado à constipação, diarreia ou síndrome do intestino irritável. A sensação de desconforto e alterações na consistência, cor e regularidade das fezes são indicativos do mau funcionamento do intestino.

A situação pode causar ou agravar patologias gastrointestinais como colites, gastrites, esofagites, entre outras. Neste Dia Mundial da Saúde Digestiva (29 de maio), especialistas lembram que o sistema digestório merece atenção, pois pode indicar que algo está errado com o organismo de maneira geral.

Os melhores alimentos para uma vida digestiva saudável são os naturais, sem conservas, com poucas gorduras, frituras ou açúcares. Os mais danosos são os que saem desse contexto. Cada indivíduo tem melhor, ou pior, adaptação a determinados tipos de alimentos e isto deve ser respeitado. Também é importante se manter hidratado, consumindo no mínimo de 1,5 litro de água por dia”, explica a diretora de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Dra. Tereza Veloso.

Segundo a especialista, o consumo de alimentos ricos em fibra melhora a digestão, pois eles são responsáveis por prolongar a permanência dos alimentos no tubo digestivo. Além disso, reduzem a absorção de glicose, diminuem os índices de colesterol e triglicérides, fortalecem o sistema imunológico e ajudam na perda de peso.

É importante ressaltar que a inclusão de fibras alimentares na dieta deve ser gradativa para evitar a sensação de inchaço. Além disso, a ingestão deve ser acompanhada de, no máximo, 200 ml de líquidos. Outras medidas, como optar por fazer sua própria comida, comer devagar e mastigar bem, auxiliam na digestão. O Ministério da Saúde recomenda o consumo diário de 25g de fibras.

 Conheça 21 alimentos ricos em fibra

Alimentos

Unidade de medida

Qtdade Fibras em Gr

  1. Lentilha cozida

1 xícara de chá

7,9

  1. Feijão preto

1 xícara de chá

7,5

  1. Amendoim

½ xícara de chá

4,1

  1. Maçã

1 unidade média

3,0

  1. Pera

1 unidade média

4,0

  1. Kiwi

1 unidade média

3,0

  1. Morango

1 xícara de chá

3,0

  1. Banana

1 unidade média

2,6

  1. Laranja

1 unidade média

2,2

  1. Manga

1 unidade média

2,2

  1. Batata doce

1 unidade média

2,1

  1. Farelo de aveia

3 colheres de sopa

2,7

  1. Farelo de trigo

3 colheres de sopa

2,2

  1. Batata assada com casca

1 unidade média

3,5

  1. Couve de bruxelas cozida

½ xícara de chá

3,2

  1. Brócolis cozido

½ xícara de chá

2,7

  1. Berinjela

½ xícara de chá

2,0

  1. Cenoura

½ xícara de chá

2,0

  1. Espinafre

½ xícara de chá

2,0

  1. Repolho

½ xícara de chá

2,0

  1. Pipoca

3 xícaras de chá

3,5

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.