#Trocolikesporsangue: campanha do Hemorio quer atrair jovens

‘Aulão’ gratuito de crossfit, debate sobre a conexão entre drogas, violência e saúde, novidades em dermatologia e o TEDx São Paulo são outros destaques da Agenda Positiva

Ação foi lançada em post da atriz Isabella Santoni

Muitas vezes queremos ajudar o próximo, mas não sabemos o quê nem como fazer. A doação de sangue pode ser uma opção de atitude solidária, já que não há ainda substância artificial que o substitua. Por falta de informação, há quem acabe deixando de salvar uma vida. Por isso, o principal hemocentro do Estado do Rio de Janeiro tem realizado uma série de campanhas inovadoras. A mais recente é a que incentiva os mais jovens a entrar nessa corrente do bem.

A coluna traz ainda uma  dica de opção saudável e gratuita para quem busca conhecer novas modalidades de esporte. Entre os eventos agendados para os próximos dias está o TEDx – Futuro da Saúde, em São Paulo, que colocará à disposição do público um ambiente adaptado para que todos possam experimentar as limitações da mobilidade que surgem com o passar dos anos.

Boa leitura!

Campanha #TrocoLikesPorSangue

Em busca de mais doadores jovens com idades entre 16 e 29 anos, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, reuniu atrizes, atores e youtubers na campanha #TrocoLikesPorSangue. Criada em parceria com a agência Z+, a ação foi lançada no Instagram, em publicação da atriz Isabella Santoni. Outros influenciadores como Rachel Apollonio, Heslaine Vieira, Thati Lopes, Karina Ramil, Juan Paiva, Vinícius Wester, Victor Lamoglia, Bia e Branca, Tavião, Caio Vaz, Dora Figueiredo, Gabi Lopes, Nathan Barone, Mharessa e Nicolas Prattes participam da iniciativa.

O objetivo é aumentar a adesão de jovens nessa faixa etária, que já representam 39% do total de doadores (dados de 2017). A campanha fundamenta-se na popularidade de hashtags como #trocolikes e visa engajar o público jovem por meio da retribuição de curtidas nas redes sociais por nomes conhecidos dentro e fora da internet.

Quem começa a doar sangue ainda jovem sente mais cedo a emoção de salvar uma vida e tem mais chances de se tornar um doador fidelizado. Esperamos a adesão em massa dos jovens cariocas à campanha”, diz o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

A campanha funciona assim: as personalidades convidam pelo Instagram seus seguidores a doarem sangue no hemocentro carioca. Aqueles que toparem o desafio e postarem na rede social uma foto da doação com a hashtag #TrocoLikesPorSangue terão sua publicação curtida por todos os influenciadores participantes da campanha. Os jovens que não estiverem aptos para doar sangue receberão um certificado que passaram pela triagem para compartilhar nas redes sociais. Eles também receberão “likes” das personalidades em seu post no Instagram.

E quem quiser aproveitar o sábado para fazer um gesto solidário e doar sangue para ajudar a aumentar o estoque do Hemorio, basta ir ao Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, das 10h às 16h, e procurar o posto de coleta. Mais informações pelo telefone 2442.9900.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  A autorização pode ser obtida no site do Hemorio.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Também possui outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado. Mais informações pelo Disque Sangue (0800 282 0708), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Aulas de crossfit gratuitas na Baixada Fluminense

Neste sábado,  o Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, numa parceria com a Academia Brutus, faz uma demonstração de crossfit, promovendo um animado “aulão” na manhã, tarde e noite de hoje. Serão oferecidas três turmas nos horários de 11h, 15h e 20h. A participação é gratuita e acontece na Praça de Eventos Principal. 

Com a iniciativa,  o shopping vai se transformar em uma academia aberta ao público. Única a oferecer a modalidade em Meriti, a academia Brutus levará para o Grande Rio instrutores  que estarão à disposição para avaliar capacidades físicas, como resistência muscular, resistência cardiovascular, força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e coordenação, condições exigidas para a prática do esporte.

Para participar basta se inscrever  no local. O evento está sujeito à lotação. Nas três turmas, haverá desafios competitivos com direito a brinde para os ganhadores.

Fiocruz debate relação entre drogas, violência e saúde

A Fiocruz participa neste sábado, dia 5, a partir das 17h, do Encontro Territorial sobre Política de Drogas, Violência e Saúde, no Centro de Artes da Maré, na Zona Norte do Rio. O objetivo do encontro é mostrar a conexão entre saúde, violência e política de drogas. De acordo com a instituição, localizada próximo à comunidade da Maré, a situação de violência sistemática associada à atual política de drogas tem forte impacto sobre a rotina da cidade, “principalmente as favelas e áreas periféricas”, e atingem a saúde física e mental dos moradores e trabalhadores destes locais.

Segundo o coordenador-executivo do Programa Institucional Álcool, Crack e Outras Drogas da Fiocruz, Francisco Netto, é preciso reforçar a proximidade da Fundação na pauta da violência nas áreas próximas à instituição, além de buscar entender a saúde “num contexto ampliado, e compreender que a violência armada tem um impacto tanto na saúde mental quanto na saúde física

Pesquisa aplicada à saúde é tema de evento na UFRJ

A Coppe/UFRJ promove, na segunda-feira, dia 7, nova edição do Ciclo de Palestras de Pesquisa Operacional aplicada à Saúde. O evento, que contará com a participação dos professores Nick Bambos e Margaret Brandeau, da Stanford University, e Mario Jorge de Oliveira, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, será realizado, das 9h30 às 12h00, no auditório da instituição, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia – Rua Horácio Macedo 2030. O Ciclo é aberto ao público e os interessados podem se inscrever pelo e-mail: jf.guio@bol.com.br

O professor Nick Bambos apresentará o tema “Digital Living 2030”, que discutirá como as tecnologias de informação e digitalização dos serviços afetarão a maneira como as pessoas vivem e trabalham até 2030.  A professora Margaret Brandeau falará sobre “Healthcare for the 21st Century: Using Analytics to Improve the Design and Operation of Healthcare Systems”. Na palestra, a pesquisadora abordará como ferramentas analíticas e computacionais podem ser usadas para apoiar o design e o gerenciamento de sistemas de saúde eficientes.                                

Na palestra “An integrated Emergency Care Delivery System for major events”, o professor da Coppe, Mario Jorge, coordenador do evento, falará sobre a potencialidade de um sistema integrado de atendimento de emergência para eventos de grande porte.  O professor abordará o projeto que desenvolveu com alunos de mestrado e doutorado para a organização dos jogos olímpicos de 2016, no qual usou simulações para prever ações e desenvolver estratégias voltadas para gerenciar situações de emergência.

 

Encontro de especialistas apresenta novidades em dermatologia

A Sinclair Pharma, empresa internacional de dermatologia estética, realiza pela primeira vez no Brasil  o World Experts Meeting Latam 2018. Considerado o maior evento mundial da marca, o encontro de especialistas do setor é realizado anualmente  em Barcelona, Espanha, e este ano também acontece no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Oceânico, nos dias 11 e 12 de maio. O Wem Latam 2018 contará com referências mundiais em dermatologia e cirurgia plástica, que se reunirão para apresentar seus melhores cases e tratamentos combinados com produtos do portfólio da marca.

O destaque do evento será o lançamento oficial do Ellansé®. Pertencente a uma nova classe de preenchedores cutâneos, o produto, que desembarcou no país no último mês março, “trará aos pacientes a oportunidade de obter resultados inéditos”, segundo comunicado da empresa. Classificado como “revolucionário”. é apresentado como  o único preenchedor e bioestimulador de colágeno do mercado que “garante efeitos com duração de até quatro anos.”

EM SÃO PAULO

TEDx – Futuro da Saúde: participantes vão sentir na pele limitações de idosos

Você já pensou sobre como estará seu corpo quando tiver 60, 70, 80 anos? Já tentou imaginar que limitações poderá ter de enfrentar? No próximo sábado, dia 12, quem for ao evento TED – Futuro da Saúde, na  capital paulista, poderá ter uma ideia das dificuldades relacionadas ao envelhecimento. Especialista em gerontologia e consultora de bem-estar para idosos, a arquiteta Flávia Ranieri colocará à disposição dos visitantes um espaço em que será possível sentir na pele o “peso” da idade.. Além disso, a arquiteta vai promover um bate-papo sobre longevidade e a importância de planejar as residência levando em conta o futuro.

A programação do TEDx São Paulo – Futuro da Saúde contará ainda com palestras de como Abílio Diniz, Alvaro Avezum, Frederico Garcia, Luisa Portugal, Merula Steagall, Simone Mozzilli e Vera Cordeiro, além de startups dedicadas à área de saúde. Para participar é necessário adquirir os ingressos por meio do site  www.sympla.com.br/tedxsaopaulo. As palestras ocorrerão durante todo o dia no Auditório do Memorial da América Latina.

*Com assessorias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Favor, Compartilhe!
1 Comment
  1. […] #Trocolikesporsangue: campanha do Hemorio quer atrair jovens […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais