Tudo sobre a vida secreta do mosquito, esse nosso minúsculo inimigo

Rosayne Macedo

mosquito

Você já se perguntou alguma vez como é a vida de um mosquito – esse inimigo quase invisível que perturba a vida da gente e já é responsável por muitas doenças, como dengue, zika, chikungunya, malária e até febre amarela? Ou quantos desses insetos pequenos e irritantes estão bem no seu quintal? Com o verão ainda a pleno vapor, há provavelmente muito mais do que você imagina.

Em um mundo onde populares câmeras de natureza capturam pandas brincando, girafas dando à luz e ninhos de águias e falcões, pesquisadores do Instituto SC Johnson da Ciência do Inseto para Saúde da Família estudaram o agitado ciclo de vida dos mosquitos. “Isso é importante para saber o que você pode fazer na sua casa para reduzir a capacidade de reprodução desses insetos”, explicou Kelly M. Semrau, vice-presidente sênior de Assuntos Corporativos Globais, Comunicação e Sustentabilidade da SC Johnson. “Algo tão simples como se livrar da água parada pode ter um impacto real sobre o número de mosquitos dentro e ao redor da sua casa.”

O ciclo de vida dos mosquitos consiste de quatro estágios básicos: ovo, larva, pupa e adulto. Os estágios de ovo, larva e pupa ocorrem em água parada. Um mosquito fêmea adulto pode pôr até 300 ovos de cada vez, e pode fazer isso em apenas uma colher de chá de água parada. Os ovos incubados se transformam em larvas, que continuam se desenvolvendo na água até o estágio adulto, quando se tornam insetos voadores. Depois de se reproduzir, o mosquito fêmea busca alimento no sangue humano e de animais para fertilizar seus ovos e recomeçar o ciclo de vida.

Os entomologistas da SC Johnson estão lançando uma perspectiva única dos insetos que pesquisam. Em pouco mais de dois minutos, você pode ver mosquitos Aedes aegypti — uma espécie conhecida por transmitir zika vírus, dengue e chikungunya — se transformarem de ovo em insetos adultos voadores. Para ver de forma aproximada e inédita a vida secreta dos mosquitos, acesse o vídeo neste link.

CICLO DE VIDA DO MOSQUITO:

DIA 0: Fase de incubação. Os ovos do mosquito dão início à incubação apenas 30 minutos depois de serem submersos em uma quantidade de água equivalente a somente uma colher de sopa.

DIAS 2–6: As larvas dos mosquitos começam a se alimentar e nadar na superfície da água para respirar.

DIAS 6–7: Neste estágio, as larvas começam a se transformar e entrar na fase de pupa ou crisálida. Durante esse período, seus corpos mudam completamente, preparando-se para a idade adulta.

DIAS 7–10: Os mosquitos começam a emergir como adultos. Normalmente, os machos se desenvolvem completamente antes das fêmeas.

DIAS 10–24: Após se tornarem adultos, os mosquitos costumam viver aproximadamente duas semanas, dependendo do clima e das condições.

Pesquisa da ciência dos insetos há 60 anos

Os pesquisadores do Instituto SC Johnson da Ciência do Inseto para Saúde da Família se dedicam à pesquisa de insetos para compreender e administrar melhor os insetos, como os mosquitos que podem portar doenças como malária, dengue e zika. Desde a década de 1950, os pesquisadores da SC Johnson em Racine têm estudado e avançado as ciências da biologia, fisiologia, ecologia, comportamento e toxicologia dos insetos, além da gestão de infestação e prevenção de doenças transmitidas por insetos. Em 2013, a empresa expandiu suas operações de pesquisa no mundo ao inaugurar a primeira instalação de pesquisa do tipo na China.

Durante décadas, a SC Johnson vem liderando diversas campanhas informativas para ampliar a conscientização sobre as melhores formas de proteger famílias contra doenças transmitidas por mosquitos, como malária, zika, dengue, febre amarela e chikungunya. A SC Johnson também é conhecida por suas ações filantrópicas, como a doação de milhões de produtos da empresa — entre eles, OFF!®, Raid®, Baygon® e Autan® — ao mundo todo com o intuito de ajudar aqueles que não podem pagar por repelentes pessoais, espaciais e inseticidas. Mais recentemente, em 2017, a SC Johnson cumpriu o compromisso de destinar US$ 15 milhões em recursos globalmente para ajudar a proteger as famílias contra os mosquitos que podem portar zika.

Serviço:

A SC Johnson oferece materiais informativos, dicas e vídeos sobre como as famílias podem se proteger contra picadas de mosquitos em www.scjohnson.com/mosquitoes. O site está disponível em 13 idiomas, e seus vídeos já foram assistidos cerca de 25 milhões de vezes.

Fonte: SC Johnson

In the news
Leia Mais