‘Verdes e floridas: aprenda de uma vez por todas a cuidar das suas plantas’

Esse é o título da obra lançada pela enfermeira Ana Paula Lino. Sucesso no digital, ela dá dicas de como cultivar flores e plantas

Nascida e criada numa fazenda no interior de Minas Gerais, a enfermeira Ana Paula Lino descobriu o segredo de ter plantas sempre verdes e floridas. Um desejo de nove entre 10 pessoas que vivem na cidade e – assim como eu – gostariam de ver um pouco mais da natureza dentro de seus apartamentos, ainda mais nesses tempos de home office. Sucesso no digital, a especialista em flores e em plantas ornamentais resolveu reunir em livro dicas para quem gosta de cuidar de jardins ou de manter vasos sempre floridos em casa.

Por suas postagens, ora explicando sobre as plantas, ora interagindo com outros especialistas, Ana Paula conquistou mais de 100 mil seguidores, transformando-se em uma influenciadora do setor.  Agora, decidiu aventurar-se na literatura para compartilhar seu conhecimento. No livro, que recebeu o sugestivo nome “Verdes & Floridas – aprenda de uma vez por todas a cuidar das suas plantas”, ela mostra como plantar e cuidar das diferentes espécies.

Além de ser uma ótima dica de leitura para a Semana Mundial do Meio Ambiente, o momento é mais do que oportuno. Com as pessoas em home office, a procura por flores e plantas em vaso aumentou muito desde o início da pandemia, considerando os benefícios que elas trazem, tanto nos jardins como nas decorações de interiores – além, é claro, do bem-estar físico e mental do cultivo. De acordo com o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, a previsão é que o segmento de plantas verdes cresça 10% este ano e, o de flores em vaso, aumente em 5% em volume de vendas.

A mineira reuniu na obra dicas que oferece nas lives que realiza de domingo a quinta-feira, às 20h, no Instagram, e nos vídeos postados no canal do YouTube. Assim como em suas redes e nos cursos on-line que oferece, na maioria gratuitos, Ana Paula explica, também de forma leve, didática e simples sobre o universo da jardinagem. Os QR Codes, disponíveis em alguns capítulos, permitem ao leitor o acesso a vídeos no YouTube para obter informações adicionais oferecidas pela autora.

Acredito que a melhor maneira de disseminar conhecimento é por meio de exemplos e de experiências de vida. Por isso, compartilho a minha vivência na produção da fazenda e na floricultura da minha família que existe há 50 anos como atacadista e varejista”, diz.

‘Sou uma mulher do campo’, diz autora

Ana Paula Lino nasceu em Pará de Minas, a 75 km de Belo Horizonte. Ela aprendeu com o pai, José Lino, técnico agrícola, a entender e a amar as flores e as plantas ornamentais. Tornou-se especialista em paisagismo e em Reabilitação Ambiental, embora seja formada em Enfermagem com especialização em Administração.

A fazenda onde moravam foi a sua melhor escola e onde vivenciou arrancar pela raiz as touceiras de capim, plantar a alameda de árvores no devido espaçamento e alinhamento e realizar o plantio com preparo e adubação corretos para cada espécie. “Sou uma mulher do campo, que aprendeu grande parte do que sabe na prática. E ainda tive o privilégio de acompanhar meu pai nas aulas de fruticultura na universidade onde lecionava”, conta.

Ela lembra que por onde seu pai passava, as pessoas pediam orientações sobre as plantas. “E foi assim, vendo meu pai ajudando as pessoas através de sua experiência, que descobri que a minha missão no mundo é continuar o legado dele, espalhando meu conhecimento o mais longe que eu puder.  Eu quero mostrar para as pessoas que me acompanham que a paz e a alegria podem ser conquistadas através das plantas, da natureza, e que trabalhar com elas pode até gerar renda”, afirma.

A capa do livro, aliás, traz a foto da alameda da entrada da fazenda onde vivia, destacando a fileira de árvores que ela ajudou o pai a plantar, quando criança. “Escrevi esse livro para que seja usado como fonte de pesquisa, ajudando para que as pessoas tenham em casa plantas verdes, cheias de flores ou de frutas. Espero que minhas dicas auxiliem paisagistas, arquitetos que atuam no segmento paisagístico, decoradores e até a dona de casa a entenderem melhor as exigências de cada espécie”, diz.

Mais sobre o livro

As 246 páginas, ilustradas, são organizadas por temas, como “Jardinagem”, “Verdes”, “Floridas”, “Orquídeas” e “Mais sobre as plantas”, capítulo que a autora reservou para discorrer sobre bonsais, flores e plantas de corte, frutíferas, hidrocultura, kokedamas, jardins verticais, jardins de inverno, terrários e urban jungle, entre outros.

Ana Paula vem realizando uma série de encontros e palestras para o lançamento do livro, começando por Holambra, a Cidade das Flores, localizada no interior paulista e considerada o grande berço da floricultura nacional. Ela espera que o mundo já esteja preparado para evitar a Covid-19 para poder iniciar uma turnê com sessões de autógrafos por todo o país.

Lançado pela Editora Taxon Brasil no Instagram @taxonbr e entrega por delivery. O preço é de R$ 120,00. A publicação é patrocinada pela Cooperativa Veiling Holambra, Isidorus Flores, Bosta em Lata e Pomar Floricultura.

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais