Pós-bariátrica: emagrecer não termina na mesa de cirurgia

Pacientes que reduzem estômago têm que se submeter à plástica pós-bariátrica para remover excesso de pele

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Camila antes
Camila chegava a pesar 130 quilos antes da cirurgia e da plástica pós-bariátrica (Foto: Acervo de família)

A administradora de empresas carioca Camila Holanda, de 29 anos, chegou a pesar 130 quilos. Foi quando decidiu, há um ano e meio, se submeter à cirurgia bariátrica. Após atingir sua meta, começou outra batalha para concluir o processo de emagrecimento as cirurgias reparadoras. Atualmente, quem olha para ela

camila depois
Pós-bariátrica: com 63 quilos a menos, Camila se submeteu a várias cirurgias plásticas (Foto: Acervo pessoal)

com 63 quilos a menos, nem imagina toda a batalha pela qual passa uma pessoa que decide se submeter a uma cirurgia bariátrica e, posteriormente, às plásticas reconstrutoras. A plástica pós-bariátrica é o tema de mais este post do Vida & Ação na série sobre cirurgias voltadas para o emagrecimento.

“Depois da bariátrica, eu estava completamente consciente que chegaria esta fase. Quando alcancei a meta de perda de peso médica e pessoal, fiz às cirurgias reparadoras: abdominoplastia 360 graus e mastopexia com prótese de 400ml. Hoje estou feliz com meu corpo, sem peles caindo e podendo usar um biquíni. Cada cicatriz vale a pena. Para a mulher ter o corpo como sempre sonhou, eleva muito a autoestima”, diz Camila.

No período pré-operatório, além de fazer dieta, o paciente deve se submeter a uma bateria de exames e consultas com profissionais como psiquiatra, psicólogo e nutricionista. A vida pós-bariátrica não fica mais fácil. Nos primeiros dias, o paciente pode ter de ingerir somente líquido e a dieta daí em diante pode restringir diversos tipos de alimentos. Nesta nova etapa, com tantas mudanças na rotina, lidar com as mudanças do corpo não é uma tarefa fácil.

“Antes da bariátrica lembro que toda semana estava internada na emergência com a pressão alta e era angustiante pra mim. Eu já fazia uso de medicamentos todos os dias para fazer o controle. Um dia o médico me disse ou você emagrece ou você morre isto me marcou muito”, relembra a administradora, acrescentando que hoje a vida é completamente diferente. “A redução do estômago melhorou muito minha saúde, mas a cirurgia plástica pós-bariátrica mudou completamente minha vida, não só esteticamente, mas como me vejo agora, de bem comigo mesma, feliz e realizada”.

http://vidaeacao.com.br/apos-perder-45-quilos-com-bariatrica-roberta-fez-plastica-e-recuperou-a-auto-estima/

Excesso de pele pode causar dermatites e até depressão

A cirurgia para tratamento da obesidade vem sendo realizada há cerca de 17 anos no Brasil. Depois de grande perda de peso vem os questionamentos sobre a cirurgia de remodelamento corporal. Os problemas com os pacientes nesta fase começam com os prejuízos à postura e equilíbrio causados pelo excesso de pele. “Depois, podemos citar os problemas de integração social e de relacionamento sexual. Acentuam-se os incômodos causados pelas dermatites localizadas nas dobras da pele”, explica a cirurgiã plástica Daniella Varela.

A satisfação pós-bariátrica ao ver que houve uma mudança substancial e grande perda de peso é inegável. Mas o excesso de pele também pode se tornar um problema por desencadear uma série de doenças como dermatites, infecções e até mesmo assaduras. De acordo com o cirurgião Victor Varela, a depressão também pode ser desenvolvida nessa fase. “A cirurgia plástica se apresenta com um aliado na devolução da qualidade de vida aos pacientes que já passaram por tantos problemas com o sobrepeso”, conta o especialista.

 

Plástica pós-bariátrica: como reconstruir o corpo depois da perda de peso

A médica destaca  que é preciso observar, cuidadosamente, o paciente antes da realização da cirurgia plástica. “Geralmente pacientes que foram assistidos por uma equipe multidisciplinar estão melhores preparados para a etapa da plástica”, diz Daniella.  Diretora da Clinica Varela, no Rio de Janeiro, a médica é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, responsável pela cirurgia de Camila Holanda e voltada quase que exclusivamente para pacientes bariátricos.

Fonte: Clínica Varela, com Redação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!