Como combater os vilões da saúde mental entre crianças e adolescentes?

Live sobre ansiedade e depressão infantill e debate online sobre violência contra menores de SP são alguns dos destaques da Agenda Positiva

Números mostram que ansiedade, tristeza, pânico e depressão têm afetado pessoas de todas as idades, em função do isolamento social. Então, envolver as famílias, as escolas e os educadores nessa discussão é essencial. O efeito da pandemia no estado emocional das crianças e adolescentes vai ser tema da live “Vilões da Saúde Mental: como combatê-los?”, que será realizada nesta quinta-feira (15), 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O bate-papo, com acesso gratuito, é voltado para as famílias, educadores e profissionais das escolas. A conversa será mediada pela contadora de histórias Raquel Vieira, a Flora Manga, com a participação dos médicos da Fundação São Francisco Xavier, André Luiz Brandão Toledo (psiquiatra da Infância e Adolescência) e Fabiano Tebas (pediatra). Durante o evento, os participantes vão falar sobre os reflexos deste período de pandemia da Covid-19 na saúde mental das famílias, em especial crianças e adolescentes.

Raquel Vieira, a Flora Manga: contadora de histórias (Foto: Divulgação)

Heróis contra a Covid – A live é mais uma ação da campanha educativa “Heróis Contra a Covid”, iniciativa do Instituto Usiminas que utiliza o universo dos super-heróis para abordar formas de prevenção e combate à pandemia. Com o vídeo conduzido pela contadora de histórias Raquel Vieira, a campanha convida as crianças, seus familiares e educadores a adotarem as práticas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, como uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, entre outras.

A proposta do vídeo educativo é também dar suporte às aulas remotas das escolas e a famílias que participam das iniciativas da Ação Educativa do Instituto Usiminas. Foram engajadas em uma mobilização desta campanha as escolas de redes públicas e particulares, localizadas nos municípios de atuação da Usiminas: Ipatinga e região, Itatiaiuçu, Itaúna, Santa Luzia e Mateus Leme, em Minas Gerais, e Cubatão, no estado de São Paulo. Para acesso ao vídeo acesse o link.

Violência contra jovens e adolescentes em São Paulo

A violência é um assunto que está sempre presente no cotidiano do povo brasileiro. Apesar dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrarem que o estado de São Paulo tem avançado na redução das mortes violentas, mais de 3 mil adolescentes e crianças foram assassinados no estado nos últimos 6 anos. É o que apontam os dados divulgados em março pelo Comitê Paulista de Prevenção de Homicídios na Adolescência (CPPHA).

O número alto de homicídios de adolescentes e jovens em São Paulo é tema de debate nesta sexta-feira, dia 16, a partir das 11h, no YouTube da ONG Visão Mundial. O assunto será discutido na live Pela vida de todas as crianças e adolescentes, com participação de mães e adolescentes que sofrem na pele com o problema e de deputados que atuam na causa.

O fotógrafo Lucas Quintino, um dos adolescentes do projeto ‘Quebrada: São Paulo na visão dos cria’, realizado em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), é um dos convidados. A outra é Débora Maria da Silva, mãe de Edson Rogério da Silva, uma das vítimas do massacre de maio de 2006, em São Paulo. Débora é fundadora e coordenadora geral do Movimento Independente Mães de Maio.

De acordo com a ONG Visão Mundial, a pandemia de Covid-19 intensificou essa realidade e fez com que milhares de crianças em todo o Brasil tivessem seus direitos comprometidos. Longe das escolas, meninos e meninas mais vulneráveis são ameaçados diariamente pela insegurança alimentar, pelo trabalho infantil e pelo abandono dos estudos. No contexto da pandemia, essa população também fica mais vulnerável à violência, o que exige o comprometimento de todas as esferas da sociedade em torno da construção de uma agenda de proteção à vida.

A Visão Mundial tem como um dos objetivos principais garantir que crianças e adolescentes sejam protegidas contra abusos e violências. Nesse tema, o foco das ações da organização está em fortalecer a rede de proteção nas comunidades, trabalhando com governos, sociedade civil, empresas e organizações para garantir que todas as crianças, em especial as mais vulneráveis, tenham seus direitos garantidos e tenham acesso às redes de proteção e suporte.

Pediatras debatem diarreia, 2ª maior causa de mortes de crianças

Importante para o desenvolvimento dos bebês, a puericultura acompanha os cinco primeiros anos de vida com o objetivo de examinar o estado das crianças, por meio de orientações sobre o sono, exposição ao sol e evacuação. Esse monitoramento pediátrico pode evitar doenças e causas como a diarreia, responsável pelo segundo maior número de óbitos entre crianças de até cinco anos no mundo. 

Para discutir os alarmantes números de mortalidade infantil por diarreia junto a pediatras,  Enterogermina, probiótico de Sanofi Consumer Healthcare, promove uma live com a participação especial do pediatra Marcello Pedreira, sobre o papel decisivo dos pediatras na prestação de serviço ao paciente em termos de educação e conscientização. Pedreira é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista em Emergências Pediátricas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O evento online será realizado dia 14 de abril, às 19h, na plataforma Conecta da Sanofi. Aa ação é gratuita e é destinada a profissionais da área da saúde. Para ter acesso, basta clicar no link e realizar o cadastro. 

Dia do Obstetra: a importância do profissional no cuidado com a gestante

Em homenagem Dia do Obstetra, o Vera Cruz Hospital realiza nesta segunda-feira (12), às 18h, uma live que vai reunir a médica Vanessa de Souza Santos Machado, coordenadora do Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia, e a fisioterapeuta Alinne Magro, do Blog da Liloca, para um bate-papo sobre os cuidados das gestantes e também dos protocolos importantes durante a pandemia da Covid-19, que já ultrapassa um ano.

Vanessa tem residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e possui doutorado em tocoginecologia (diagnóstico e no tratamento de doenças do aparelho genital feminino) pela mesma universidade. A especialista irá esclarecer dúvidas, tranquilizar gestantes e parentes e dar dicas para conseguir curtir este momento mesmo na quarentena.

Durante uma pandemia, não há um tipo “certo” de parto. “Muitos acham que a cesárea é mais segura para evitar a contaminação pelo vírus, no entanto, não é verdade. O tipo de parto deve levar em conta a indicação médica para cada paciente e a vontade da mulher. Este fator não mudou com a pandemia”, diz Vanessa, que teve suas duas filhas, de 6 e 2 anos, na maternidade do Vera Cruz. A live pode ser acompanhada pelo perfil do hospital no Instagram: @veracruzcampinas .

Evento gratuito traz imersão em ciência e felicidade

Em plena pandemia e com a atual situação do Brasil e do mundo, pode ser difícil encontrar momentos de alegria. Por isso, compreender mais sobre a felicidade torna-se importante. Com o objetivo de levar conhecimentos cientificamente embasados que podem auxiliar na percepção de felicidade no dia a dia, o Congresso Internacional de Felicidade promove nos dias 12, 13 e 14 de abril uma imersão sobre ciência e felicidade.  

Pesquisador do tema, o idealizador do evento, Gustavo Arns, vai explicar como as pessoas podem aplicar essa ciência na vida pessoal e profissional e como enxergar a felicidade para além dos momentos felizes. As aulas, que acontecem às 19h30 no YouTube do Congresso são gratuitas. Para participar, é preciso se inscrever antecipadamente pelo site www.gustavoarns.com.br/imersao-em-ciencia-e-felicidade/.

Live sobre hipertensão com Dráuzio Varella

No mês em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4), é preciso debater o tema e falar sobre como a pandemia mudou a rotina dos brasileiros. Entre os que já tem o diagnóstico da doença a atenção em torno das medidas básicas de cuidado como o uso correto dos medicamentos, manter uma alimentação balanceada, controlar o nível de estresse causado pelo isolamento social, é essencial e contribui para a estabilização dos níveis de pressão arterial, especialmente por conta da Covid-19 .

No dia 14 de abril, às 11h, Drauzio Varella e Isabela Pilar, médica formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e preceptora da Residência de Cardiologia do Hospital Santa Izabel – Santa Casa da Bahia, realizarão um bate papo com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas da população. A live acontece no canal @drauziovarella, no YouTube, com transmissão também nos canais oficiais da Drogarias Pacheco e da Drogaria São Paulo.

Eles são falar sobre os fatores de riscos para a doença, como funciona o tratamento e os medicamentos recomendados, assim como dicas para manter uma rotina de atividade física durante a pandemia e os ajustes necessários na alimentação dos hipertensos. E, diante do cenário atual que estamos vivendo no país com hospitais e serviços de saúde lotados, os médicos irão orientar também sobre o momento certo de procurar atendimento especializado.

Como as decisões de compra impactam a vida animal

Nesta quinta-feira, dia 15 de abril, às 19h, a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem estar animal, promove um bate-papo sobre consumo consciente com a jornalista Regina Volpato e o zootecnista José Rodolfo Ciocca, gerente de Agropecuária Sustentável da organização. Transmitida ao vivo pelo Instagram @regina_volpato, a live pretende ajudar consumidores a entender como suas decisões de compras podem impactar a vida de bilhões de animais de produção.

Tendo como base o guia “Como as empresas tratam os animais no Brasil?“, a live irá trazer informações sobre como privilegiar produtores, supermercados e restaurantes comprometidos com o bem-estar animal.
Estima-se que 70 bilhões de animais de fazenda sejam criados e abatidos todos os anos no mundo – dois terços em sistemas industriais intensivos que favorecem a alta produtividade e o alto lucro em detrimento do bem-estar. Como resultado, bovinos, aves, suínos e outros animais são submetidos a práticas consideradas cruéis e desenvolvem comportamentos anormais que lhes causam danos físicos e psicológicos.

EVENTOS TÉCNICOS

Curso gratuito sobre Gestão de Consultórios para angiologistas

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) irá realizar, no dia 17 de abril, o curso Gestão de Consultórios para seus associados. Com a crise financeira e de saúde, ocasionada pela pandemia, os médicos não escaparam da diminuição da demanda de consultas, exames e cirurgias eletivas.  O objetivo principal do curso é orientar os associados da entidade sobre como equilibrar suas competências técnicas e gerenciais para a administração de suas carreiras e de seus consultórios.

O conteúdo programático foi dividido em dois módulos. O primeiro conta com José Marcelo Corassa, que irá falar sobre os temas Panorama do mercado- visão e informação; Competências essenciais para o sucesso na profissão; e Os pilares da carreira médica. Já Antônio Severino Trigo irá tratar sobre Finanças no consultório; Estrutura de trabalho; e Equipe de apoio.

O segundo módulo terá, primeiramente, com a palavra de Fabrício Rodrigues Santiago, que discutirá assuntos como Convênios, alianças e parcerias: o que considerar?; Comunicação e educação de pacientes; e Marca forte e ambiente digital. Após, Regis Fernando Angnes assume a palavra com as temáticas Jornada e experiência do paciente; e Marketing médico- como criar valor para o paciente.

O evento terá a participação do professor, palestrante e pesquisador em Marketing e Gestão na Saúde, Renato Gregório, como facilitador. O especialista é Mestre em Administração, autor de quatro livros e fundador, CEO e editor-chefe da Revista DOC, uma das instituições apoiadoras do evento. O curso tem a coordenação do vice-presidente da entidade, Júlio Cesar Peclat e do diretor de Defesa Profissional, Eraldo Arraes Lavor. 

O curso será ministrado das 9h às 12h30, com dez minutos de intervalo. As inscrições são gratuitas para associados da SBACV e podem ser realizadas por meio do link.

Debate sobre planos de saúde odontológicos

Não por acaso, o Judiciário nacional tem registrado grande número de litígios na área médico-hospitalar. Mais de 47 milhões de brasileiros são beneficiários de planos de saúde médico-hospitalares e 27,3 milhões de pessoas contam com cobertura de planos exclusivamente odontológicos. Para debater o tema, o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) retoma nesta semana os encontros da “Jornada Jurídica da Saúde Suplementar” com o debate “Equilíbrio e equidade na odontologia suplementar – Análise de regras e penalidades”.

O encontro contará com palestra exclusiva de Floriano de Azevedo Marques Neto, professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da USP. Ele falará sobre a desproporcionalidade das multas para o setor de planos exclusivamente odontológicos. Na oportunidade, apresentará sua visão do processo regulatório e os impactos de cada novo normativo na operação desta modalidade de planos. Tratará também análises jurídicas e fatores considerados em controvérsias nas sanções do setor.

O evento conta com a participação de Maurício Nunes da Silva, diretor de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e Alice Voronoff, doutora em Direito Público pela UERJ e procuradora do estado do Rio de Janeiro. A mediação é de Virgínia Rodarte Gontijo Couto, advogada especializada em saúde suplementar e assessora regulatória do SINOG.

Iniciativa da entidade em conjunto com o SINOG – Associação Brasileira de Planos Odontológicos, o evento online e gratuito acontece dia 15 (quinta-feira), a partir das 10h, com transmissão no site e canal do IESS no YouTube e nas redes sociais. A Jornada Jurídica da Saúde Suplementar é totalmente online e gratuita, transmitida pelos canais do IESS no Facebook e YouTube . Os eventos anteriores estão disponíveis nos mesmos canais.

Fusão entre health techs cria programa de saúde mental

Em março deste ano, duas grandes startups focadas em saúde passaram por uma fusão: a Conexa Saúde incorporou a Psicologia Viva, expandindo seu mercado de atuação e sua carteira de serviços. Para discutir a fundo o assunto, e suas consequências, o HubSaúde realiza, no dia 13 de abril, terça-feira, às 19h, o MedTech Talks com o tema “Qual a estratégia por trás da fusão entre a Conexa e a Psicologia Vive e qual o seu impacto na telemedicina”. Inscrições pelo link.

Serão seis convidados, experts em saúde e tecnologia, incluindo os CEOs das duas empresas, debatendo o assunto: Fabiano Carrijo, um dos fundadores e CEO da Psicologia Viva; Guilherme Weigert, médico cardiologista e CEO do Conexa Saúde; Fernando Domingues, um dos fundadores da Conexa Saúde; Bráulio Bono, um dos fundadores e CEO da Psyalive, além de Paulo Justino, CEO da FCJ Venture Builder e Fábio Veras, CEO da Saúde Ventures e idealizador do evento. Inscrições pelo link.

OnG Correndo pelo Diabetes chega à OMS

Cerca de 6% da população mundial (mais de 420 milhões de pessoas) vivem com diabetes tipo 1 ou tipo 2. O Brasil ocupa o quarto lugar entre os 10 países com maior número de pessoas com diabetes. As experiências vividas pelas pessoas com diabetes serão discutidas no Global Diabetes Summit, que acontece dia 14 de abril, para a elaboração do Pacto Global de Diabetes.

É a primeira edição do evento, realizado pela Organização Mundial da Saúde, e que coincide com os 100 anos da insulina. Bruno Helman, fundador e CEO do Correndo pelo Diabetes (CPD), será um dos palestrantes do evento. A organização sem fins lucrativos, tem estimulado a prática regular de atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes.

Com Assessorias


Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais