Volta às aulas: atenção para o peso da mochila

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
mochila
Foto: Reprodução de internet

Outra questão que aflige os pais e responsáveis na volta às aulas é o peso da mochila das crianças. O excesso de peso pode causar problemas graves nas articulações e coluna. A Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABR Coluna) acredita que entre 60% e 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados por sobrecarga de peso e esforços repetitivos na infância e adolescência.

De acordo com especialistas da Sociedade Americana de Pediatria, o peso da mochila não pode ter mais de 20%. Já no Brasil ficou estabelecido que o máximo é 10%. Para minimizar os efeitos, o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABR Coluna) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) defende que a mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

Ou seja, uma criança com 30 kg deve levar uma mochila de, no máximo, 3,0 kg. “O excesso de peso pode gerar lesões musculares e articulares, atingindo até mesmo os pés, joelhos e quadris, assim como os ombros e pescoço”, explica.

Segundo ele, o peso faz que com a criança projete o tronco para frente, com isso os músculos das costas passam a trabalhar em excesso para suportar o peso da bolsa e, dessa forma, essa sobrecarga provoca uma fadiga dos músculos lombares acarretando em dores na região.

O especialista ainda dá algumas dicas para prevenir problemas na coluna:

– Objetos mais pesados devem estar no espaço principal e os pequenos, distribuídos no bolso externo;

– A mochila deve ter duas alças, para que o peso seja distribuído igualmente;

– A melhor opção na hora da compra é dar preferência para alças largas e acolchoadas, ou melhor ainda, as de rodinhas.

– Além disso, é importante atentar-se à postura na sala de aula, orientando as crianças para que sentem sempre com a coluna ereta.

Fonte: Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABR Coluna) e Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!