Yoga para respirar, meditar, relaxar… e curar

Rosayne Macedo
Flexibilidade e tonacidade são alguns dos benefícios da ioga (Foto Camila Neves - Divulgação)

 

Flexibilidade e tonacidade são alguns dos benefícios da ioga (Foto Camila Neves - Divulgação)
Flexibilidade e tonacidade são alguns dos benefícios da yoga (Foto Camila Neves – Divulgação)

Para uns, é religião. Para outros, terapia. Há quem encare como ginástica, que serve para aumentar a flexibilidade do corpo. Muitos procuram nela uma forma de meditar e aprender a respirar melhor. E assim relaxar das tensões do dia a dia. E também há aqueles que buscam para aliviar a dor de enfrentar uma grave doença. Mais que filosofia na prática, a yoga (ou o yoga, como alguns preferem) vem se popularizando cada vez mais no Brasil, com benefícios à saúde do corpo e da mente.

Mary Fátima Cirino, de 60 anos, encontrou na yoga e na meditação a força que precisava para lutar contra um câncer de intestino que descobriu em 2013, ao fazer um exame de rotina de colonoscopia “A yoga foi e tem sido fundamental na minha recuperação. Me surpreendi muito com os resultados e tenho visto uma crescente de melhoras”, diz ela, que começou a segunda etapa do tratamento no Grupo Oncologia D’Or em novembro do ano passado e chegou a pesar 39 quilos.

A paciente conheceu a yoga e a meditação na unidade de Botafogo e no começo não conseguia enxergar a relação da doença com a atividade. Para ela, as técnicas  auxiliaram na recuperação do peso e ajudaram a se acalmar e a lidar melhor com a doença. “Pratico meditação em casa duas vezes por dia e faço yoga na clínica uma vez por semana. Os exercícios de reparação me ajudaram, uma vez, a manter a calma no exame de ressonância. É uma situação um pouco desconfortante”, comenta.

De acordo com a oncologista clínica Tatiane Montela, vem crescendo o número de pacientes diagnosticados com câncer que procuram terapias complementares, como a yoga, no combate à doença. “Atualmente, cerca de 40% dos pacientes do Grupo Oncologia D’Or procuram por atividades que possam ajudá-los durante o tratamento”, explica.

Mary descobriu na meditação e na yoga uma forma de encarar a luta contra o câncer de intestino (Foto: Divulgação Grupo D´Or)
Mary descobriu na meditação e na yoga uma forma de encarar a luta contra o câncer de intestino (Foto: Divulgação Grupo D´Or)

A  filosofia milenar, nascida há mais de 5 mil anos na Índia, entrou na rotina dos pacientes da clínica como forma de  ajudar no relaxamento, aumentar a flexibilidade e força, aliviar dores no corpo, combater a depressão e auxiliar na respiração.

A Yogaterapia é desenvolvida em parceria com o Instituto Hermógenes, criado pelo professor José Hermógenes, autor de mais de 30 livros publicados sobre o assunto, que morreu ano passado, aos 94 anos. Thiago Leão, neto de Hermógenes, comanda as sessões, que contam com exercícios respiratórios, visualizações, meditação e relaxamentos.

“Além dos benefícios físicos, a yoga também trabalha a aceitação dos fatos e ajuda na reflexão sobre como o nosso estado mental pode ajudar ou atrapalhar no tratamento”, explica Thiago.

Estudos científicos já comprovam o papel da yoga como importante aliada contra o câncer. Em pacientes com câncer de pulmão, por exemplo, resultados apontam melhora em relação a sintomas como estresse e aumento na motivação para o tratamento.

“Dados ainda indicam benefícios aos cuidadores e também às pessoas curadas da neoplasia como melhora do humor, no padrão de sono e na qualidade vida”, explica Tatiane Montela.

Exercícios de meditação levam ao relaxamento (Foto: Divulgação
Exercícios de meditação levam ao relaxamento (Foto: Divulgação)

Dia Mundial da Yoga

“Muitas pessoas entendem yoga como uma série de posturas difíceis, mas a yoga vai além disso: contribui para o bem-estar físico gerando relaxamento do corpo e da mente, ajudando a enfrentar as situações de crise, angústia, depressão e ansiedade, melhorando efetivamente o dia a dia”, explica Marcella Motta, instrutora da Arte de Viver.

Para que a população saiba mais sobre a filosofia e entenda que qualquer um é capaz de praticar, a organização internacional realiza nesta terça-feira (21 de junho) um flash mob ao meio dia na Cinelândia.  Em comemoração ao Dia Internacional da Yoga, criado em 2014 pela ONU, várias escolas de yoga farão a Saudação ao Sol, ao som de mantras.

A  ideia é chamar a atenção da população para a prática e um grande evento que acontecerá no próximo domingo, a partir das 16h, no Posto 10, em Ipanema. “A intenção é levar a mais pessoas o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível, capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhoras a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo”, explica.

Ações semelhantes acontecem em pelo menos 13 cidades do Brasil (Aracaju, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Volta Redonda) e em vários países em todo o mundo, com aulões abertos ao público gratuitamente,  a interessados de todas as idades.

Os participantes poderão experimentar a prática de yoga, envolvendo posturas, técnicas de respiração e meditações guiadas. Os aulões são abertos a qualquer interessado, sem restrição de idade. É preciso apenas levar tapete de yoga ou canga, usar roupas confortáveis e calçados fáceis de tirar.

10261542714_c4a871c98e_k

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.