Como a gratidão age no cérebro a favor de quem a pratica

No Dia da Gratidão, especialista explica como esse sentimento pode exercer um poder psicológico positivo nas pessoas

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Em 6 de janeiro é celebrado o Dia da Gratidão. A palavra gratidão deriva do latim gratia. No dicionário, significa sentimento de graça experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer. Em outras palavras, uma forma de reconhecimento. De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos, a gratidão é um poderoso remédio para o cérebro.

O levantamento mostra que, ao experimentar o sentimento, duas partes do órgão são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal. As áreas estão envolvidas em percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa.

A psicóloga Soraya Oliveira, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, explica que a gratidão exerce um poder psicológico nas pessoas. “Ter positividade afeta a saúde mental e isso beneficia a pessoa integralmente”, afirma.

Pesquisas comprovaram que agradecer fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão. Em um estudo realizado com 300 adultos divididos em dois grupos, em um deles, que fez um exercício de agradecimento, apresentou melhora na saúde mental em comparação aos participantes sem essa atividade.

Soraya destaca que ser grato é muito benéfico. “Possibilita uma sensação de alegria e plenitude. A pessoa se sente completa com o que tem e com o que já conquistou. Além de valorizar a natureza também, por exemplo. Se sente em equilíbrio e com realização pessoal”, salienta a especialista. “Quando se é ingrato, a pessoa vive se queixando, o que a impossibilita de ser feliz”, ressalta a psicóloga.

Ela analisa, ainda, que as pessoas passaram a ser mais gratas após a pandemia de Covid-19. “Em 2020 houve uma queda em se falar em gratidão, mas com a pandemia, as pessoas praticaram mais, pois estão dando mais valor à vida. Hoje em dia, existe uma cobrança também em relação àqueles que estão queixosos de algo. As pessoas cobram para que veja o que tem de bom na vida”, explica.

Soraya Oliveira conta, ainda, como as pessoas podem praticar a gratidão diariamente. “Ao acordar já devemos ser gratos por estarmos vivos. Quantas pessoas poderão não acordar bem? Então, devemos ser agradecidos por respirar sem nenhum aparelho, por ter uma casa, poder comer bem… É preciso ter gratidão pelas mínimas coisas, pois são nas coisas mais simples onde podemos encontrar a felicidade”, reforça a psicóloga.

Leia mais

‘O Poder da Gratidão’: mais do que sentimento, uma ação
Sentimento de gratidão ajuda na recuperação de pacientes da Covid-19
O poder da gratidão: 10 exercícios para se tornar uma pessoa mais grata
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!