4 entre 10 testes de Covid-19 no Rio são positivos

Corrida por testes de Covid-19 eleva positividade para 41% no Rio. Secretaria Municipal de Saúde decide reduzir para 7 dias o período de isolamento dos casos assintomáticos

Teste para detecção da Covid (Foto: Alisson Pinheiro)

A divulgação sobre o aumento de casos suspeitos de ômicron – que passou de 94 para 202 logo na segunda-feira (31), após as festas de fim de ano – levou a uma corrida aos postos de saúde e clínicas da família em busca de testes para detecção do novo coronavírus na cidade do Rio de Janeiro. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que a taxa de positividade para o Sars-Cov-2 passou de 1% em meados de dezembro para 41% nesta primeira semana do ano.

O percentual só foi semelhante ao da primeira semana de 2021, quando o Rio enfrentou a segunda onda do coronavírus. A semana epidemiológica da SMS só encerra no próximo sábado (8/1). Esta semana, a cidade do Rio deverá receber mais de 140 mil testes de antígenos oriundos do Ministério da Saúde.

Taxa de positividade da Covid na cidade do Rio

  • 12 a 18 de dezembro: 1%
  • 19 a 25 de dezembro: 6%
  • 26 de dezembro a 1 de janeiro: 13%
  • 2 a 5 de janeiro (ainda em aberto): 41%

Procura também cresce em laboratórios privados

A procura por testes também aumentou na rede privada de saúde, que registra alta na positividade. A rede Dasa, integrada composta pelos laboratórios Sérgio Franco, Bronstein e Lâmina, informou que os testes positivos para Covid-19 aumentaram de 5% ao longo de todo o mês de dezembro para 30% em apenas dois dias de janeiro.

A MedLevensohn divulgou que registrou aumento de 10% na demanda por testes rápidos para detecção da covid19 pós festas de final de ano, em linha com o aumento de casos da doença em diversos estados brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro. 

A companhia também identificou durante os meses de novembro e dezembro deste ano um crescimento de 11,5% em comparação a 2020 na demanda de testes para Influenza A+B, que detectam a variante H3N2, responsável pelo surto de gripe dos últimos meses.

Ainda de acordo com a companhia, algumas empresas privadas também procuraram a companhia para contratar serviços de testagem para colaboradores. Somente no mês de dezembro, foram comercializados em torno de 300 mil unidades dos testes de Influenza.

Prazo de isolamento para assintomáticos cai para 7 dias

Com tanta gente testando positivo nos postos de saúde e pontos de testagem instalados pela SMS, a pasta decidiu reduzir o prazo de isolamento para sete dias no caso de pacientes assintomáticos.

Testagem de pessoas com sintomas e seus contactantes

A Secretaria municipal de Saúde do Rio recomenda a testagem para a Covid-19 a todos que tiverem sintomas (como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar) ou para quem teve contato com casos positivados de coronavírus.

Segundo a pasta, nas unidades, os pacientes são classificados, atendidos e realizam o teste nos casos em que haja indicação clínica. Além das Clínicas da Família e Postos de Saúde, a prefeitura aplica testes em abriu polos de atendimentos na cidade. Nas próximas semanas outros devem ser abertos nas três regiões da cidade.

Onde realizar o teste pelo SUS no Rio

De segunda a domingo (8h às 17h):

  • Vila Olímpica do Alemão
  • Parque Olímpico da Barra
  • Vila Olímpica de Honório Gurgel
  • Policlínica Rodolpho Rocck (Del Castilho)

De segunda a sexta-feira (8h às 17h):

  • Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Bangu)
  • Unidade Ambulatorial Almir Dulton (Campo Grande)

Com Assessorias e Agências

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais