Negacionismo, ‘coronafobia’ e fake news em pauta no #PapodePandemia

Soraya Smaili, Marco Aurélio Safadi e Alexandre Garrett são os convidados da 44ª live desta quarta-feira (7/7), às 20h, no Youtube

Com mais de 530 mil mortes por Covid-19, o Brasil começa a ver uma discreta desaceleração no número de casos, à medida em que a vacinação, ainda que lentamente, vai chegando a mais faixas etárias, em meio à pressão nas ruas e aos escândalos expostos a cada dia na ‘CPI da Covid’ que investiga ações e omissões das autoridades na maior crise sanitária do planeta.

No entanto, os números ainda são bastante elevados e a febre do negacionismo, potencializada pela já crônica epidemia de fake news na saúde, prejudica – e muito – o enfrentamento da pandemia. Muitos brasileiros ainda se recusam a ser vacinados, desistem de voltar para a segunda dose ou querem escolher a marca do imunizante (os já famosos “somelliers de vacina”) .

Em outra ponta, a ‘coronafobia’, como vem sendo chamada a síndrome do medo e da ansiedade de pegar, transmitir ou morrer de Covid-19, também causa enormes prejuízos à saúde mental da população – leia aqui uma reportagem especial a respeito. Mas, afinal, como valorizar a Ciência para ajudar no combate à pandemia e seus ‘efeitos colaterais’ na sociedade?

Para conversar sobre o atual cenário da pandemia no Brasil, avanços e retrocessos, a jornalista Rosayne Macedo, editora do Portal ViDA & Ação, convida três destacados especialistas para uma roda de conversa na 44ª edição do projeto #PapodePandemia, nesta quarta-feira, dia 7 de julho, às 20 horas, no canal do Youtube.

Uma delas é Soraya Smaili, professora de Farmacologia, ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do SOU_CIÊNCIA, que será lançado neste Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (8 de julho) para fortalecer o desenvolvimento e a conexão entre universidade, ciência, sociedade e Estado.

Infectologista pediátrico, Marco Aurélio Sáfadi, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCM/SCSP) e integrante do Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 da Associação Médica Brasileira (CEM-Covid19/AMB), vai analisar a situação atual da pandemia, vacinação e as novas variantes. Presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o médico também falará sobre como crianças e adolescentes podem ser impactados e quando deverão ser imunizados.

Já o psicólogo Alexandre Garrett, especializado em Crises, Emergências e Recursos Humanos, vai mostrar como lidar com os transtornos causados ou agravados pela pandemia, como a Síndrome de Burnout, que pode causar afastamentos do trabalho e outros impactos, além de destacar o fenômeno da ‘coronofobia’ ou ‘coronafobia’. PhD em Ciência da Informação pela Universidade de Paris, ele também é fundador do Portal do Garrett.

Saiba mais sobre o #PapodePandemia e veja as lives anteriores:

Por Favor, Compartilhe!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais