Peso saudável sem fazer dietas? Nutricionista ensina o segredo das francesas

Workshop gratuito ministrado pela nutricionista Sophie Deram é destaque da Agenda Positiva desta semana

Muita gente reclamando que ganhou peso durante a quarentena, especialmente por conta da ansiedade e do sedentarismo que se acentuaram no período de isolamento social. Mas como chegar sem dieta ao peso saudável, treinando o cérebro e os sentidos para poder mudar os hábitos que fazem comer demais? A nutricionista franco-brasileira Sophie Deram, doutora da USP e autora do best-seller O peso das dietas, realiza de segunda-feira (17) até domingo (23) o workshop online O segredo das francesas, que vai ensinar como chegar a um peso saudável sem fazer dietas.

Durante sete dias, os participantes discutirão temas essenciais para uma boa alimentação e qualidade de vida das pessoas. O curso será dividido em quatro videoaulas que discutirão os principais motivos que ativam os gatilhos da fome e levam muitos a se alimentar de forma inadequada. Os participantes aprenderão a administrar o próprio cardápio e, consequentemente, chegar ao peso saudável, sem a necessidade de realizar as tradicionais dietas restritivas.

A nutricionista franco-brasileira Sophie Deram é autora do best-seller ‘O Peso das Dietas’ (Foto: Divulgação)

Com esses ensinamentos, ajudei milhares de mulheres a terem paz com a comida e, principalmente, com o corpo”, conta Sophie.

Sobre o workshop

O workshop “O segredo das francesas” foi elaborado como forma de apoiar a população que tem passado por momentos ainda mais estressantes e de muita ansiedade, motivados por conta do isolamento social durante o período da pandemia do coronavírus. No total, serão quatro videoaulas online, que trarão todo o conhecimento da especialista.

A primeira videoaula abordará o tema “O segredo das francesas“. O assunto consiste nos hábitos das mulheres francesas que se alimentam sem restrições e, ainda, mantém o peso ideal. Na segunda delas, intitulada “Treinando seus sentidos“, Sophie Deram explica a diferença entre fome física versus psicológica e como a proibição de certos alimentos pode aguçar o apetite.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

A inesperada aventura da escola em casa

Psicóloga Renata Bento dá dicas para sair de relação tóxica
A psicanalista Renata Bento no seu consultório na Barra da Tijuca (Foto: Selmy Yassuda)

A psicanalista Renata Bento, que foi uma das convidadas do #PapodePandemia do Portal ViDA & Ação para falar sobre os desafios da adolescência confinada em tempos de pandemia, participa do projeto “A inesperada aventura da escola em casa”. A iniciativa é da Livraria da Travessa e no dia 18/8 Renata Bento vai falar sobre o tema “O virus revirou : do presencial ao digital”.

A psicanalista vai abordar a importância da afetividade nas relações familiares. Segundo ela, não se deve ter a preocupação com o conteúdo e aproveitamento escolar e sim o foco deve ser a saúde mental. “É o que as crianças precisam para atravessar esse momento de angústia, experimentado durante esse período de pandemia”, destaca.

O projeto será apresentado ao público , dividido em cinco vídeos com diálogos entre educadores e psicanalistas. Toda terça-feira, de 18 de agosto ‘a 15 de setembro. As gravações serão disponibilizadas, virtualmente, pela Livraria da Travessa.

Colesterol, doenças crônicas e Covid-19 são temas de live com Drauzio Varella

Desde o início da pandemia da Covid-19, um dos principais focos de discussão e preocupação dos profissionais de saúde são os grupos de risco por se tratarem de pessoas com mais chances de desenvolverem um quadro grave da doença. Integram esse grupo pessoas com doenças crônicas, por exemplo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mais da metade da população adulta brasileira está no grupo de risco da doença.

Isso significa que cerca de 86 milhões de brasileiros apresentam pelo menos um dos chamados fatores agravantes à Covid-19, como colesterol alto, hipertensão e diabetes. Sobre a última, inclusive, só nos últimos dois anos, o número de pacientes diagnosticados aumentou 31%. Especialistas apontam que os hábitos alimentares e o sedentarismo são alguns dos fatores por trás desses números.

O Dr. Drauzio Varella vai debater com convidados a relação entre o colesterol, doenças crônicas e a Covid-19, abordando qual o impacto dessas enfermidades na qualidade de vida das pessoas. A live acontece dia 18, às 11 horas, no canal @drauziovarella do YouTube, com transmissão também nas páginas do Facebook da Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.

Bate-papo sobre impactos da pandemia na saúde

A agenda on-line e unificada das Fábricas de Cultura das zonas norte e sul de São Paulo, e Diadema, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com gerenciamento da Poiesis, traz a médica anestesiologista Thelma Assis para conversa sobre a prevenção e manutenção da saúde em meio à pandemia causada pela Covid-19. O vídeo será veiculado pela fanpage do programa na quinta-feira, dia 20 de agosto, às 19 horas.

Campanha a favor das empregas domésticas

O Instituto Doméstica Legal lança nesta segunda-feira (17) a campanha “Solidariedade Legal com sua ex-empregada doméstica ou  sua ex-diarista” para motivar empregadores domésticos e contratantes de diaristas a ajudar suas ex-colaboradoras. Segundos dados do IBGE, esse é o segmento que mais foi impactado com a Covid 19.

O Brasil perdeu milhares de postos de trabalho doméstico no último ano. Muitas trabalhadoras estão desempregadas, não conseguiram o auxílio emergencial, e passando por grandes necessidades financeiras. Mais informações no site www.domesticalegal.org.br

Com Assessorias

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais