Atitude Sustentável: consumo consciente na pauta de grandes eventos

Bio Brazil Fair e Biofach América Latina, em São Paulo, trazem novidades para consumidores adeptos de uma vida mais saudável e equilibrada

Redação
Lucas Bernardini O modelo e influenciador vegano Lucas Bernardini fala sobre filosofia de vida, veganismo e alimentação (Foto: Divulgação)

Dizendo-se “impulsionado por mudanças interiores”, o modelo e influenciador Lucas Bernardini passou a se sensibilizar com as causas socioambientais buscando caminhos para viver uma relação mais saudável consigo e com o meio. Assim, afirma que encontrou seu equilíbrio e bem-estar ao se tornar vegano. Estudou muito sobre o conceito para achar alimentos que suprissem as necessidades do seu corpo. Desde então, Lucas tem como objetivo de vida ser referência de um estilo de vida saudável, sustentável e economicamente viável e ser um agente transformador de padrões individuais, socioculturais e ambientais.

Em suas redes sociais, Lucas costuma postar conteúdo prático e objetivo direcionado aos diversos públicos, o que fez com que ele passasse a ser um guia informativo de referência e qualidade de vida. Suas preocupações com as causas relacionadas a um mundo mais sustentável e ao desenvolvimento humano o tornam em um profissional diferenciado e admirado por todos. Bernardini também é adepto da Yoga e vê na prática a possibilidade de uma vida mais equilibrada.

Lucas estará no estande da Baims no dia 8 de junho para conversar sobre sua filosofia de vida , veganismo e alimentação durante a 14ª edição da  Bio Brasil Fair – Biofach América Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. Na quinta-feira, o espaço recebde Alana Rox, que atualmente, comanda o programa “Diário de uma vegana” nas plataformas do canal GNT e é autora do livro de nome homônimo, lançado pela Editora Globo.  Este é um dos destaques da nossa série Atitude Sustentável, que marca a Semana Mundial do Meio Ambiente e os dois anos do Portal VIDA & Ação.

Mercado de orgânicos em crescimento

Um levantamento da Research Institute of Organic Agriculture estimou que o mercado mundial de alimentos orgânicos alcançou o valor de 81,6 bilhões de dólares em 2015 com uma área estimada em 50,9 milhões de hectares. De acordo com o Organicsnet, só em 2016, o mercado brasileiro de alimentos orgânicos teve um incremento de 30%.

De olho neste imenso mercado, acontece esta semana em São Paulo a 14ª edição da  Bio Brasil Fair – Biofach América Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia –plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina. Realizada em paralelo, a NaturalTech reunirá mais de 400 expositores do Brasil e do mundo ao longo dos quatro dias de evento. Considerado um dos maiores eventos de negócios no segmento de produtos orgânicos e naturais, é previsto que estejam presentes mais de 20 mil profissionais interessados em trocar informações e fazer networking.

Cosméticos sem parabenos, conservantes e corantes

A suíça Welleda marca presença no evento, garantindo que nunca realizou testes em animais e seus produtos são livres de parabenos, conservantes e corantes artificiais, óleos minerais e derivados de petróleo e contam com fragrâncias 100% naturais. Além disso, 82% das matérias-primas utilizadas são provenientes da agricultura orgânica, biodinâmica e do cultivo silvestre. Os ingredientes naturais atuam no fortalecimento das funções do organismo humano e, consequentemente, na restauração da vitalidade, do equilíbrio e de seu bom funcionamento.

Todos os itens Weleda são livres de parabenos e outros conservantes artificiais, que prejudicam a saúde e o meio ambiente, o que lhes rendeu certificação Natrue, selo independente de origem europeia que autentica os cosméticos naturais e orgânicos; e IBD, maior certificadora da América Latina de produtos naturais e orgânicos”, afirma Maria Cláudia Pontes, diretora-presidente da Weleda no Brasil.

Juntamente com Leandro Pinheiro (Bhava) e Raquel Goldman (Labot), ela participa, paralelamente, de uma mesa redonda que discutirá o Consumo Consciente na Prática. A ação integra a programação do Painel de Cosméticos Naturais e Orgânicos e acontece no sábado (9/6), das 10h às 13h.

Produtos naturais da Apae SP

A linha de produtos Divina Dieta, desenvolvida pela Apae de São Paulo, participará da 14ª edição da NaturalTech – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, um dos principais eventos do País no segmento. Os alimentos da linha possuem baixo teor de fenilalanina, são isentos de glúten, leite, ovos e outros produtos de origem animal. Por isso, os produtos são recomendados para vegetarianos,veganoscrianças e adultos com restrições alimentares como intolerância à lactosealergia à proteína do leite de vaca, doença celíaca,fenilcetonúria e outras doenças metabólicas, que se não tratadas podem levar à deficiência intelectual.

“Pela primeira vez participamos da feira, que é estratégica para estreitamento de relacionamento com esse público, como também para negócios no setor”, conta Mariana Ferra, engenheira de alimentos da APAE DE SÃO PAULO. No estande da Divina Dieta, os visitantes poderão encontrar diversos alimentos prontos para consumo e também congelados à venda. Haverá ainda degustação de alguns alimentos e orientação de profissionais sobre a linha de produtos. Entre os destaques da linha estarão coxinha de palmito, quibe de berinjela com hortelã, biscoito recheado de chocolate, croquete de cenoura, fogaça de queijo vegano.

Agricultura orgânica vegetal

De acordo com um levantamento divulgado pela Embrapa, a agricultura orgânica vegetal (grãos, hortaliças e frutas) e animal (carne, ovos e leite) tem sido uma boa oportunidade de geração de renda para pequenos, médios e grandes produtores, impulsionados principalmente pela demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e com viés de preocupação ambiental.

A Yoorin Ferilizantes afirma que possui 90% de seus produtos certificados para utilização em agricultura orgânica. O fertilizante Yoorin, um dos certificados como insumo aprovado para a cultura de orgânicos pelo IBD, é um produto termofosfatado, que passa por um processo de termofusão dos minerais, fazendo com que os nutrientes presentes sejam de alta eficiência agronômica e acompanhem o desenvolvimento dos cultivos, o que permite ainda o aproveitamento em culturas posteriores.

Na 14ª edição das feiras, a Yoorin promoverá ações diferenciadas em seu estande e também vai trazer um engenheiro agrônomo do seu time, o Dr. Vinádio Bega, para palestrar sobre a biofortificação baseada na Trofobiose, prática que é alternativa ao uso de agroquímicos, pois, de acordo com a prática, plantas com níveis equilibrados de nutrientes, cultivadas em um solo equilibrado e bem nutrido, conseguem se proteger naturalmente contra parasitas. A palestra do Dr. Vinádio Bega é aberta ao público e está prevista para sexta-feira, 8 de junho, às 16h.

A Yoorin Fertilizantes também convidou a Chef Malu Lobo para prepara um couscous saudável e orgânico no estante. Malu Lobo trabalha na criação de receitas saudáveis e torna realidade a gastronomia saudável e equilibrada. A ação será realizada dia 8, das 17h às 19h.

A chef Malu Lobo trabalha no desenvolvimento de receitas saudáveis, que torna realidade a gastronomia saudável e equilibrada, apresentando pratos simples e muito saborosos, com boas fontes de carboidrato e ricos em fibras. A Yoorin Fertilizantes, empresa especializada em transformar minerais em fertilizantes diferenciados de alta eficiência agronômica, traz grandes novidades para as feiras e aposta no aumento do consumo de alimentos orgânicos no País.

ATITUDE SUSTENTÁVEL

Atitude Sustentável: as Boas Ações da Semana do Meio Ambiente

Atitude Sustentável: por oceanos e mares sem mais plástico

Atitude Sustentável: brasileiro desperdiça 76 milhões de toneladas de lixo

Atitude Sustentável: 7 dicas para combater o aquecimento global

Atitude Sustentável: consumo consciente na pauta de grandes eventos

Atitude Sustentável: Rio mais zen até domingo

Atitude Sustentável: Rio adere à Marcha pelos Oceanos

Atitude Sustentável: por que o brasileiro é apático a temas ambientais?

 

In the news
Leia Mais