Glaucoma: a doença que mais causa cegueira evitável no mundo

Monumentos históricos e prédios de instituições de todo o país se iluminam de verde para alertar sobre casos de glaucoma

glaucoma

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular suficientemente elevada machuca o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar a perda permanente da visão.

Para conscientizar a população sobre os riscos dessa doença e sobre a importância do seu diagnóstico e tratamento precoces, entidades públicas e privadas de todo o país serão iluminados de verde neste sábado (21) em apoio à Campanha 24 horas pelo Glaucoma. As ações que transcorrem ao longo de maio concentrarão esforços em uma grande maratona on-line promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e com o apoio de diversas empresas parceiras.

“É preciso que a população esteja atenta à necessidade de realizar exames preventivos, para evitar problemas com doenças assintomáticas e progressivas no aparelho de visão, como é o caso do glaucoma. Embora seja um mal crônico, o diagnóstico e tratamento precoce garante grandes chances de interromper o avanço da doença”, explicou o presidente da SBG, Roberto Galvão Filho.

Personalidades – Além das ações de iluminação em alusão à causa, o projeto também conta com o apoio de diversas personalidades e entidades médicas, sempre com o intuito de mobilizar o maior número de pessoas para essa causa. Para tanto, as redes sociais estão sendo espaços privilegiados para a divulgação de conteúdo. Também no site da campanha 24 horas pelo Glaucoma, já é possível acessar diversos materiais elucidativos acerca dessa doença que atinge de 1 a 2% da população mundial.

“Todas as ações desenvolvidas na campanha têm a pretenção de promover reflexões e impulsionar informações seguras acerca do glaucoma. Essa estratégia, de iluminar espaços de grande visibilidade em todo o país, é mais uma maneira de chamar atenção dos brasileiros para o risco entorno da doença, além de estimular a busca por informações sobre exames, diagnóstico e tratamentos”, destacou o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristiano Caixeta Umbelino.

PRÉDIOS E MONUMENTOS QUE APOIAM O 24 HORAS PELO GLAUCOMA

AMAZONAS — Receberão a iluminação verde o Teatro Amazonas, no dia 26/05, e o prédio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM), nos dias 30 e 31/05. Além desses, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas também recebeu o material da campanha para conscientização dos amazonenses acerca da doença.
BAHIA  Estão iluminados de verde e divulgando o material da campanha, durante o mês de maio, os prédios da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).
DISTRITO FEDERAL — Em Brasília, recebem a iluminação verde o edifício sede do Banco de Brasília (BRB), durante todo o mês de maio; a Câmara Legislativa do Distrito Federal, entre 20 e 31/05; o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante todo o mês de maio; o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entre 20 e 31/05; e o Conselho Federal de Medicina (CFM), durante todo o mês de maio.

Também ganham iluminação especial a Esplanada dos Ministérios, entre 20 e 31 de maio; o Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre 20 e 31/05; o edifício sede do Supremo Tribunal Federal (STF), entre 20 e 31/05; e a fachada do prédio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
ESPÍRITO SANTO — Em Vitória, a Ponte da Ilha do Frade receberá iluminação verde entre 27 e 31/05.
MATO GROSSO — A prefeitura de Cuiabá ilumina de verde o Palácio Alencastre e divulgará o material de campanha, durante todo o mês de maio.
MINAS GERAIS — Em Belo Horizonte, o prédio da prefeitura receberá iluminação verde entre 20 e 31/05. Também serão iluminados em verde diferentes locais do Circuito Liberdade da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), bem como o Cine Theatro Brasil Vallourec, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Memorial Minas Gerais Vale entre 20 e 31/05. Entre 20 e 30/05 estarão iluminados a Filarmônica — Sala Minas Gerais, a Academia Mineira de Letras e o BDMG Cultural.
PARANÁ — Em Curitiba, promoverá a iluminação verde na Estufa do Jardim Botânico; na Casa da Praça do Japão; no Portal de Santa Felicidade (Avenida Manoel Ribas); no Monumento Chafariz da Praça 29 de Março; e no Obelisco da Praça 19 de Dezembro, entre 20 e 25/05.
PERNAMBUCO — Em Recife, a Universidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE — Caruaru) divulgará o material da campanha.
RIO DE JANEIRO — Receberão iluminação verde, o Palácio Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e os Arcos da Lapa, cartão postal da cidade, entre 20 e 31/05. A prefeitura do Rio também divulgará o material da campanha.
RIO GRANDE DO NORTE — Em Natal, receberá iluminação verde o Palácio Felipe Camarão, entre 20 e 31/05. A Prefeitura também divulgará as peças da campanha.
RIO GRANDE DO SUL — Receberão iluminação verde, o Palácio Piratini, entre 20 e 24/05, e o prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), entre 20 e 31/05. O governo do Rio Grande do Sul divulgará a campanha.
SÃO PAULO — O Palácio dos Bandeirantes do governo do Estado de São Paulo será iluminado de verde no dia 21/05. Entre os dias 21 e 23/05, estarão iluminados em alusão à campanha, a Ponte Estaiada (Octávio Frias de Oliveira), Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (sede da prefeitura), Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras e Pátio do Colégio.

No dia 26, a fachada LED do edifício sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/SESI) exibirá uma peça alusiva ao tema. No Metrô de São Paulo, será divulgado o material de campanha e receberão iluminação verde entre 16 e 31 de maio, as estações: Sacomã Tamanduateí, Trianon-Masp e Sumaré; a sede da Associação Médica Brasileira (AMB) também recebe a iluminação em apoio à causa durante todo o mês de maio.

Por fim, em São José do Rio Preto, divulgará o material de campanha e está com iluminação verde o Hospital do Olho Rio Preto (HORP), também está iluminado o Hospital de Olhos HO Redentora; o Hospital de base de São José do Rio Preto; o Hospital D’olhos e a clínica de olhos, Rede Oftalmo.

Veja mais

Glaucoma: a ameaça silenciosa que afeta os olhos e pode levar à cegueira
Uso de laser é mais seguro para tratar o glaucoma
Colesterol alto: um risco para o glaucoma
Glaucoma: o que os olhos não vêem, os especialistas enxergam
Yoga pode representar risco a pessoas com glaucoma

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais