Hipnose pode tratar ansiedade causada pelo confinamento

Com live da psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias, ViDA & Ação abre série especial sobre ansiedade e seus impactos na rotina das pessoas

Redação

O Brasil é o país com maior número de ansiosos do mundo: um a cada 11 habitantes sofre com o transtorno, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). São 16,8 milhões de pessoas convivendo com a ansiedade patológica, aquela que causa sintomas. E se a situação já era ruim, piorou com as medidas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.

As autoridades começam a perceber que a quarentena tem consequências para a saúde mental da população. Um estudo publicado pela revista britânica Lancet abordou o medo e a solidão sofridos por aqueles que enfrentam o confinamento como consequência do coronavírus. Uma pesquisa recente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) mostrou que os casos de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% durante a quarentena.

De fato, essa pandemia tem despertado sensações como angústia, medo, ansiedade e estresse. Além do excesso de atividades em home office, conjugados à massante rotina doméstica, outra questão que impacta na saúde mental é a percepção de incerteza em relação ao futuro. Muitas famílias tiveram que enxugar o orçamento doméstico e passaram a viver com menos recursos.

Tem muita gente também morrendo de medo de ser contaminado pela Covid-19. E as fobias, em gera, são sintomas de ansiedade. Então, como lidar com tudo isso? O que fazer para manter a mente equilibrada nesses tempos tão difíceis? Estudos mostram que a hipnose tem efeito positivo no controle da ansiedade. E dá para fazer auto-hipnose até confinado dentro de casa!

É o que garante a psicóloga e hipnóloga clínica Miriam Pontes de Farias participou do terceiro encontro do projeto Papo de Pandemia, promovido pelo ViDA & Ação com a jornalista Rosayne Macedo, editora do portal, neste sábado (20), com transmissão pelo Facebook e Youtube. A live dá início à série especial sobre Ansiedade que faremos até a próxima sexta-feira (26 de junho).

Todo mundo é um pouco ansioso mesmo e isso até que não é ruim. Ao contrário, é muito positivo pois pessoas ansiosas em geral são proativas, realizadoras”, disse Miriam, que terminou a live com um exercício de hipnose para os participantes. Ela também tem feito lives toda semana, ás segundas às 7h e às quartas às 9h, em seu instagram @miriam.psi.hipnose.

Confira na live algumas das respostas às questões abaixo:

1 – O que é ANSIEDADE?  Quando é que a ansiedade se torna patológica? Como identificar os sintomas?

2 – Por que estamos percebendo mais sintomas de estresse e ansiedade durante a pandemia?

3 – O excesso da rotina de home office e de tarefas domésticas também está contribuindo para aumentar a ansiedade? 

4 – A preocupação com o futuro, a profissão e o orçamento familiar também influencia nos quadros de ansiedade?

5 – Tem aumentado a procura de pessoas buscando tratamento para a ansiedade nesses tempos de pandemia?

6 – O medo excessivo de morrer pode se tornar um Transtorno de Ansiedade?

7 –  Dá para se manter o equilíbrio emocional nesses tempos de pandemia? Você poderia nos dar algumas dicas?

8 – Qual é a verdadeira importância da hipnose no tratamento de questões psíquicas e emocionais? 

9 – Como funciona a hipnose é como usada nos casos de ansiedade?

10 – Dá pra fazer hipnose sozinho, dentro de casa?

Leia mais:

Hipnose ajuda quem está comendo demais na quarentena
Desbloqueie o poder da sua mente com a hipnose
BBB 20 ajuda a quebrar o tabu em torno da hipnose
Hipnose na novela: o que é real, o que é ficção

Sobre a especialista

Miriam Pontes de Farias, psicóloga (CRP 05/25815), é pós-graduada em Hipnose Clínica, professora, conferencista internacional, palestrante, coordenadora e supervisora de grupos há mais de 20 anos. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH) no período entre 2010 e 2012, e criou o curso de Memória e Técnicas de Estudos para provas e concursos, ministrados na Universidade Estácio de Sá e no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR).
A especialista desenvolve um trabalho inovador com hipnose, preparando alunos para provas de vestibular, concursos públicos, provas orais e entrevistas.  atualmente organiza e ministra aulas em cursos de Hipnose Clínica, Regressão de Memória e Auto-hipnose. Saiba mais em http://miriamhipnose.com/.
Toda semana o projeto #PapodePandemia traz especialistas em diferentes áreas para conversar sobre temas voltados à saúde, bem-estar, qualidade de vida e atitude sustentável durante essa pandemia do novo coronavírus. Sugestões pelo email papodepandemia@vidaeacao.com.br.