6 motivos para você começar a fazer yoga agora mesmo

Cresce interesse por aulas de yoga em casa, por aplicativo, internet ou na academia. Veja atividades que marcam o Dia Internacional do Yoga

Unimed Rio promoveu aula de yoga para profissionais de saúde que atuam na vacinação da Covid (Foto: Divulgação)

Yoga é uma prática milenar que se consolidou nos últimos tempos também nas sociedades ocidentais como um grande aliado do bem-estar, que traz benefícios para o corpo e para a mente.  O Yoga diz, em outras palavras, a mesma coisa: somos todos UM, e o todo é UM. “Tudo está interligado num grande e inteligente sistema. Yoga é uma prática para criar coerência e harmonia. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza”, diz Ailton Krenak, do projeto Yoga no Museu, no Museu do Amanhã.

O interesse por aulas de yoga aumentou 43% no Brasil nos primeiros cinco meses de 2021, segundo dados da plataforma de bem-estar Gympass. Na América Latina, nos cinco primeiros meses do ano, a prática cresceu 38%. A startup BNYou, conhecida como o “iFood da beleza”. também notou que na pandemia aumentou o interesse na prática de yoga. “Nossos professores estão com a agenda cheia. Ter a possibilidade de cuidar do corpo e da mente via internet é uma tendência que veio para ficar”, confirma Gabriella Garcia, sócia-fundadora.

Postura de yoga em casa (Foto: Reprodução de internet)

A maior procura por aulas de yoga revela a tendência de um estilo de vida mais saudável e a busca cada vez maior de atividades de bem-estar integral, principalmente neste momento desafiador em que as pessoas procuram equilibrar a saúde física, mental e emocional, com benefícios claros para as vidas pessoal e profissional.

Nos últimos meses, muitas pessoas tiveram que mudar a rotina para se adaptar a uma nova realidade: trabalhar de casa ou em espaços não adaptados, ficar muito tempo no mesmo lugar e na mesma posição, cuidar da postura, combater o estresse e a ansiedade, por exemplo. Tudo isso teve um impacto direto na saúde mental, física e emocional das pessoas, que começaram a prestar mais atenção no bem-estar integral.

6 benefícios da prática de Yoga

Para celebrar o Dia Internacional da Yoga, nesta segunda-feira, 21 de junho, o Gympass traz 6 motivos para iniciar essa atividade e entender mais sobre os benefícios da prática. Confira abaixo!

1. Aprimorar a respiração

Um dos pilares de toda a prática de Yoga está relacionado à respiração. Inspiração e expiração são ações conscientes e extremamente benéficas. A respiração no Yoga tem a função de conectar corpo e mente e trazer o indivíduo para o momento presente. A prática de Yoga procura mesclar os alongamentos e os movimentos dentro das posturas com a respiração.

2. Aumentar a flexibilidade

Com os alongamentos, o corpo adquire maior flexibilidade e resistência. Essa flexibilidade está relacionada à capacidade que o corpo tem de realizar certos movimentos e de se adequar a posturas que trazem muitos benefícios — que vão desde uma maior circulação do sangue até a prevenção de dores no corpo. Com mais flexibilidade seu corpo tem mais mobilidade, às articulações são lubrificadas, desgastes e lesões são evitados e os músculos criam mais resistência

3. Reduzir o estresse

A prática de Yoga é uma forma de revigorar as energias gastas ao longo do dia. Os exercícios de respiração e, principalmente, a meditação são responsáveis por acalmar a mente e o corpo, além de “limpar” o indivíduo de todo o estresse e nervosismo naturais do dia a dia

Além do aumento da sensação de bem-estar, o Yoga é uma arma incrível no combate a doenças como ansiedade e depressão, porque ajuda a equilibrar o corpo, tranquilizando-o e evitando sintomas como a taquicardia e o excesso de pensamentos negativos. Do ponto de vista científico, a prática também é responsável por liberar no corpo endorfina e serotonina, substâncias que aumentam a oxigenação do sangue, a sensação de prazer e o relaxamento dos músculos.

4. Melhorar a concentração

A melhora na concentração é uma das consequências trazidas pela respiração consciente. Ao prestar atenção na respiração, você está 100% no tempo presente, cessando pensamentos desnecessários que geralmente o atrapalharam a realizar as demandas do dia a dia. Com uma mente mais calma e equilibrada é possível focar em tarefas do dia a dia com mais facilidade e boa vontade. Pequenos deveres se tornam mais fáceis e podem ser feitos até mesmo de forma mais rápida e eficiente.

5. Criar uma maior consciência corporal

O Yoga é responsável por criar uma inteligência emocional muito preciosa para quem busca bem-estar no dia a dia. Essa inteligência está relacionada à facilidade com que você consegue entender e analisar suas emoções e tirar proveito dessas conclusões. A filosofia do Yoga preza muito a interiorização, ou seja, o olhar para dentro de si mesmo. Isso ajuda a entender que cada um tem seu tempo e suas limitações e que não há nada de errado com isso. Um caminho para uma paz emocional e mental bem mais saudáve

6. Todos podem praticar

O Yoga não possui rótulos ou exigências mínimas para ser praticado e vivenciado e esse é um dos seus principais benefícios. Como a modalidade tem diversas linhas que seguem objetivos variados, e, mesmo dentro dessas linhas, existem aulas e exercícios para todos: praticantes de atividades físicas, não praticantes, grávidas, terceira idade. Além disso, é uma prática que te faz entender que cada um tem seu tempo e suas capacidades individuais e que o progresso pessoal é tudo o que importa.

Leia mais

Contra ansiedade, Yoga vira a ‘queridinha’ da quarentena

Yoga, agora reconhecido pelo SUS, dispara no Brasil

Yoga ajuda a respirar melhor e controlar a ansiedade

AGENDA POSITIVA

Yoga para profissionais de saúde que atuam na vacinação no Rio

Unimed Rio promoveu aula de yoga para profissionais de saúde que atuam na vacinação da Covid (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Internacional da Yoga, celebrado nesta segunda-feira (21/06), a Unimed-Rio promoveu aulas de yoga exclusivas para profissionais da saúde que estão atuando em postos de vacinação contra a Covid-19. Cerca de 50 pessoas participaram da ação realizada nos postos do Parque Olímpico, Zona Oeste do Rio, e no do Sambódromo, no Centro.

A iniciativa faz parte do programa Mude 1 Hábito, uma parceria da Unimed-Rio com a Mude, para estimular a prática de ações para uma vida mais saudável. No Rio, a cooperativa, além de promover a adoção de bons hábitos por meio de campanhas outdoor e em suas redes sociais, oferece aulas gratuitas de diversas modalidades em vários pontos da cidade.

Semana Zen divulga yoga e bem-estar entre mulheres

Acontece esta semana, de 21 a 27 de junho, nas redes sociais @riservazen @entreasanas e @semanazen, o evento Semana Zen, com o tema “Mulheres no Yoga: A Construção do Bem Estar”. Serão mais de 100 horas de atividades gratuitas, aulas de Yoga, palestras, entrevistas com especialistas em diversos setores de Saúde e Bem Estar e muito conteúdo apurado pelo Núcleo de Comunicação da Revista Entre Asanas.

As doações de 1kg de alimentos por atividade serão recolhidas na sede da Escola Riserva Zen Yoga Life e nas aulas de yoga ao ar livre que acontecem todo domingo na Praia da Barra @praiadabarradatijuca. Para quem não mora no Rio, faça uma doação na sua região e propague o Karma Yoga. Inscrições pelo site www.riservazen.com/semanazen.

Yoga no Museu terá versão presencial

Com o intuito de propor aos participantes exercícios de respiração e relaxamento, o Programa de Amigos do Amanhã – NOZ apresenta a Yoga no Museu, em parceria com o Instituto MUDE. As aulas acontecem todo sábado, às 16h, no canal do YouTube, mas excepcionalmente no dia 26 de junho, em celebração ao Dia Mundial da Yoga, o encontro será presencial, no Museu do Amanhã, às 16h30.

Baixe o aplicativo MUDE (Android e iOS)  e inscreva-se gratuitamente! As vagas são limitadas (15 pessoas) e a inscrição será aberta no aplicativo da MUDE com 24h de antecedência à atividade (25 de junho, às 16h30). Para participar, não é necessário ter experiência prévia, basta vir com uma roupa confortável e trazer o seu tapete. Baixe o app Mude Fit e conheça outros exercícios gratuitos pelo Android ou iOS

A atividade está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clique aqui para saber mais. Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idade

Aulão gratuito de yoga pelas redes sociais

Para comemorar a data, a startup de beleza e bem-estar BNYOU promove um aulão gratuito pelas redes sociais com os professores especialistas em hatha yoga Allan Gonçalves e Aiso Jharek. Os aulões acontecem no dia 20, às 11h, para pessoas a partir de 12 anos, e no dia 21, às 19h, com idade livre. A transmissão será feita pelo Youtube do BNYOU, com cadastro pelo link.

Cada aula tem 60 minutos de duração e o foco é o movimento do sistema energético, o equilíbrio dos chakras, o aumento da flexibilidade, da mobilidade e da percepção do corpo. “Os aulões são uma boa chance para quem nunca experimentou o yoga e para quem já é adepto. É, também, uma excelente oportunidade de fazer aulas com professores que são referência na prática”, finaliza Gabriella. 

Novo livro sobre Kundalini Yoga

A gaúcha Daniela Mattos, professora de Kundalini Yoga, lançou neste domingo (20) o livro “Sat Nam – Você é seu próprio guru”. A obra relata a sua trajetória e descoberta de propósito, saindo da Wall Street e aderindo à prática.

Com Assessorias (atualizado em 23/6/21)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais