Hipnose x insônia: dicas para uma noite de sono tranquilo

Psicóloga Miriam Pontes de Farias diz que hipnose trata distúrbios do sono, como insônia, pesadelos, terror noturno e sonambulismo

Psicóloga Miriam Pontes de Farias explica que hipnose pode tratar insônia, pesadelos, terror noturno, sonambulismo e narcolepsia. Entenda

Hipnose pode ajudar a ter uma noite de sono tranquila, garante psicóloga (Reprodução de internet)

Por Miriam Pontes de Farias*

A Hipnose é uma terapia eficiente para combater a insônia, que se caracteriza pela falta de sono ou dificuldade de manter a continuidade do sono. Em muitos casos, a insônia é crônica, comprometendo ainda mais o bem-estar e a saúde do indivíduo. A pessoa que tem um sono ruim, fica mal-humorada, irritada, impaciente e cansada durante o dia.

Pessoas com insônia têm sofrimento físico, mental e psíquico, e o seu rendimento em atividades cotidianas fica comprometido. Acontecimentos como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego podem provocar a insônia.

Também é comum em casos de depressão, transtornos hormonais e de ansiedade. Pode ocorrer em mudanças de horário de trabalho e em viagens. Além das causas orgânicas e psíquicas, o uso de aparelhos eletrônicos no quarto de dormir e o uso descontrolado das redes sociais são fatores que podem comprometer a qualidade do sono.

Há vários tipos de insônia: a inicial, a intermitente e a terminal.

Leia também

Auto-hipnose para o equilíbrio do corpo e da mente: aprenda a fazer
10 dicas para manter o equilíbrio  e superar a crise
Hipnose pode tratar ansiedade causada pelo confinamento
Hipnose é forte aliada para superar o vício do cigarro

A hipnose para tratar a insônia

A hipnose é uma técnica muito eficaz para tratar a insônia e outras questões relacionadas ao sono, tais como: pesadelos, terror noturno, sonambulismo e narcolepsia. Nas sessões com hipnose podemos investigar e tratar o que está transtornando o sono do paciente.

Além disso, é indicado ao paciente realizar práticas de auto-hipnose antes de dormir, para se ter uma boa noite de sono, e ficar condicionado a um sono profundo, tranquilo, renovador, recuperador, reparador e restaurador.

A pessoa pode fazer um áudio com a técnica de auto-hipnose e na hora de deitar escuta as indicações para o sono. Se por ventura acordar durante a noite, pode repetir o áudio e fazer a técnica novamente, até dormir.

A hipnose pode mudar o seu sono para melhor!

Miriam Farias, psicóloga e hipnóloga
  • *Miriam Pontes de Farias é psicóloga, pós-graduada em Hipnose Clínica, professora, conferencista internacional, palestrante, coordenadora e supervisora de grupos há mais de 20 anos. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH) e ministra cursos de Hipnose Clínica, Regressão de Memória e Auto-hipnose. (Miriam escreve para a seção ‘Palavra de Especialista’ toda terceira quarta-feira do mês)

Contato para a seção Palavra de Especialista: palavradeespecialista@vidaeacao.com.br.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais