Como se preparar para a sua temporada de autorrealização

Psicóloga e coach Rosangela Sampaio dá dicas para estruturar sua estratégia e alcançar o sucesso na autorrealização das resoluções para 2022

Início de ano é tempo de rever promessas, metas e resoluções – e, claro, elaborar novos planos para um ano que promete ser desafiador em muitos sentidos, em meio a uma pandemia que parece não ter fim. Mas, muito além de pensar no ano inteiro pela frente, é preciso prestar atenção nas suas ações diariamente para alcançar sua autorrealização.

“O primeiro passo para um excelente planejamento é sonhar”, afirma Rosangela Sampaio, psicóloga pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental, Saúde da Mulher e Fitoterapia. Neste artigo exclusivo para a seção ‘Palavra de Especialista’ do Portal ViDA & Ação, a psicóloga – que também atua como coach, terapeuta complementar, palestrante e escritora – aponta algumas etapas importantes nesse processo e como chegar lá (confira abaixo).

Quer saber mais como colocar em prática um planejamento assertivo rumo a sua nova jornada de autorrrealização? Nesta quinta-feira (6), às 20 horas, Rosangela Sampaio apresenta o passo a passo para uma formulação de objetivo assertiva em live no Instagram @rosangelasampaiooficial. Separe papel e caneta para anotar tudo!

Por Rosangela Sampaio*

Rosangela Sampaio é psicóloga, coach e terapeuta complementar (Foto: Divulgação)

Imagine encerrar cada dia com um suspiro de satisfação, sabendo que foi tão produtivo que cumpriu todas as suas atividades. E sabendo também que estava no topo de seu jogo criativo – realizando suas tarefas com eficiência e bem. Você se vê colocando a cabeça no travesseiro e dormindo tranquilamente?

Você pode ser a estrela neste filme sobre realização e produtividade, em vez da versão alternativa em que termina o dia cansado, frustrado e afundado atrás de uma agenda cheia de projetos inacabados – se é que você possui uma agenda. Caso você não goste da maneira como seus dias, semanas, meses e anos vêm sendo finalizados, há uma maneira de mudá-los.

A maioria de nós não é tão produtiva quanto gostaríamos por dois motivos: temos maus hábitos que interferem na produtividade do nosso local de trabalho e somos reativos em vez de proativos, apagando incêndios em vez de progredir em direção aos nossos objetivos.

A solução é simples, embora nem sempre fácil. Podemos substituir nossos maus hábitos e padrões reativos por bons hábitos que nos tornarão proativos e assumirão o controle de nossos dias, tornando tudo mais leve e satisfatório.

Você está preparado para sua temporada de autorrealização?

A sabedoria é a fronteira final do seu questionamento sobre seus motivos e suas experiências passadas. Descubra quais são as suas reais necessidades em diferentes campos – pessoal, profissional, relacionamentos, qualidade de vida – e qual a urgência para resolver os desafios que se apresentam no dia a dia.

Para estruturar sua estratégia e obter sucesso em sua empreitada, é necessário:

  1. Definir uma direção pautada no por que isso é importante para você;
  2. Definir um plano composto por uma rota de etapas, estratégias de recursos e objetivos bem formulados;
  3. Adicionar os recursos necessários para conquistar metas e eliminar possíveis obstáculos ou limitações;
  4. Analisar a congruência e os aspectos éticos;
  5. Avaliar impactos, riscos e qual o seu grau de comprometimento para entrar em ação constantemente, a fim de atingir seus objetivos;
  6. Esteja em constante processo de Lifelong Learning.

Se você não conseguir formular seu plano de ação de forma assertiva, busque um profissional qualificado que poderá contribuir para que você atinja seus objetivos e promova melhorias em sua vida.

Esses objetivos podem ser estabelecidos para diferentes aspectos a sua vida, como mudanças comportamentais, relacionamentos, desenvolvimento de competências, evolução profissional, aumento de performance, bem-estar e qualidade de vida, prosperidade, liderança, dentre outros.

E, sobretudo, não se distraia do seu propósito: se tem significado, persista.

Rosangela Sampaio é psicóloga (CRP 06/130574), pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental, Psicologia e Saúde da Mulher, Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos. Atua como Professional & Career Coaching, palestrante, escritora e terapeuta complementar. Instagram: @rosangelasampaiooficial

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