Entre o diagnóstico e a remissão do câncer, uma lição de coragem e empatia

Professora de yoga relata em livro, de forma emocionante e lúcida, como a doença se tornou passaporte para realizar três projetos sociais

Enquanto se tratava do câncer de mama, Luciana ainda criou três projetos sociais voltados a pessoas que enfrentam a doença (Foto: estudiojm.com.br)

Com o mundo virado de cabeça para baixo por conta da pandemia do novo coronavírus, muita gente teve que abortar planos e sonhos. Dois anos atrás, foi justamente isso que aconteceu com a professora de yoga Luciana Lobo, mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Aos 41 anos, casada há quase 20, com dois filhos pequenos, Luciana viu sua vida sair do roteiro em um dos seus melhores momentos e às vésperas da realização de um sonho. Ela se preparava para inaugurar seu estúdio de yoga, um espaço para o autocuidado por meio das PICs (Práticas Integrativas e Complementares), o YogaPICs. Mas tinha um câncer no meio do caminho.

Em maio de 2017, após um segundo exame, feito por insistência da sua massoterapeuta, ela recebeu o diagnóstico de um câncer de mama – uma história que contamos aqui no Portal ViDA & Ação há dois anos. A jornada do diagnóstico, passando pelo tratamento até a remissão da doença, é o contexto do livro “O que Aprendi com Minhas Células Rebeldes?”.

Lançada em julho, a obra foi escrita a quatro mãos, em parceria com a jornalista Brunna Condini. As autoras participam da live de lançamento oficial da obra nesta quinta-feira 20/8), às 20h, pelo Instagram da editora Autografia (@autografiaeditora).

Luciana Lobo contou com a jornalista Brunna Condini para escrever o livro – Foto @estudiojm.com.br

Por que células rebeldes?

“Células rebeldes” é como Luciana chamava seu câncer porque o que dá origem à doença, como ela explica, é a “rebeldia” das células, que se multiplicam de forma desordenada e sem controle, dividindo-se mais rápido que outras. Este excesso de células vai invadindo todo o organismo, adoece o corpo e dá origem aos tumores malignos.

Mas a rebeldia das células não a parou. Durante o tratamento, Luciana criou três projetos sociais que beneficiam pacientes oncológicos de forma gratuita. Um deles é o Instituto ZENcancer, que oferece práticas integrativas e complementares aos pacientes, como a yoga e a meditação.

O outro é “Vamos falar de câncer?”, projeto de extensão na UFRJ que beneficia estudantes e profissionais da área oncológica, crianças com câncer e sem. O objetivo é compartilhar informações validadas cientificamente e produção de material didático sobre o tema. Uma das ações deste projeto foi a edição de um livro infantil.

Por último, Luciana criou o Com fiar, projeto que viabiliza aulas de crochê para criação de perucas e brinquedos para pais e acompanhantes de crianças em tratamento. Tudo isso, conta ela, foi criado durante as madrugadas insones, por conta dos efeitos colaterais da quimioterapia e dos corticoides no organismo.

Pensava que eu poderia transformar o que estava vivendo em algo bom. Mas como fazer isso? Uma tarde, enquanto praticava yoga, constatei como era abençoada por ter essas ferramentas, que me ajudavam no processo de recuperação. Desejava dividir isso com outras pessoas que estivessem passando pelo mesmo”, acrescenta.

E no meio da pandemia, mais um livro

Em 2020, de novo, os planos de Luciana foram interrompidos, desta vez pela pandemia mundial. Ela pretendia lançar “O que Aprendi com Minhas Células Rebeldes?”, e expandir os projetos do Instituto ZENcancer. As atividades presenciais do seu estúdio de yoga em Botafogo foram suspensas e ela vem orientando os alunos com práticas gratuitas de yoga e meditação.

A partir desta nova experiência, Luciana vem escrevendo seu segundo livro, “Dias de Recolhimento – Um Olhar para Dentro em razão da Covid-19”. Com organização de conteúdo e entrevistas realizadas também pela jornalista Brunna Condini, Luciana vai compartilhar práticas para uma vida mais saudável e com mais bem-estar, durante e pós pandemia. Aguardemos!

SERVIÇO:

Título: O que Aprendi com Minhas Células Rebeldes

Autoras: Luciana Lobo e Bruna Condini

Editora: Autografia

Páginas: 127

Preço: R$ 44,90

Onde comprar:

Mais histórias de superação do câncer, contadas em livros

‘Nascido para Vencer’: em 15 anos, ele enfrentou 5 vezes o câncer

Duas histórias de luta e superação contra o câncer de mama

Menino de 15 anos revela em livro como venceu a leucemia

‘Mas nem parece que você tem câncer’

Virada de mesa: chef vence o câncer com alimentação saudável

Livros técnicos sobre câncer

‘Uma vida pelo fim do câncer’: livro ensina o Método Kovacsik

O ser humano diante do câncer e a vontade de curar

Medicina da Imaginação como aliada no tratamento de câncer infantil

Por Favor, Compartilhe!
1 Comment
  1. […] LUCIANA LOBO, professora de yoga e autora do livro ‘O que Aprendi com Minhas Células Rebeldes?”, contou um pouco de sua luta contra o câncer de mama numa live sobre Outubro Rosa. […]

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais