Rosayne Macedo

Rosayne Macedo, editora do site Vida&Ação
Rosayne Macedo criou o Portal ViDA & Ação em 2016 no Rio (Foto: Maíra Coelho)

Inquieta, turbinada, empreendedora, “tampa de chaleira fervendo” (como diria o saudoso amigo Jesus Chediak). Sempre interessada em amar e mudar as coisas. E aprender sempre, claro. Jornalista, consultora, escritora, palestrante e apresentadora, Rosayne Macedo fundou e dirige desde 2010 a TAO Inteligência em Comunicação, especializada em produção de conteúdo, projetos digitais, promoção e divulgação de eventos.

É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic/RJ), pós-graduada em Comunicação Empresarial (AVM/Ucam) e MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM/Crie/Coppe/UFRJ). Possui ainda especializações em Jornalismo de Políticas Públicas Sociais (UFRJ), Coaching e Marketing Digital, dentre outras.

Com a expertise acumulada ao longo dos últimos 6 anos dedicados ao segmento de Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade, atua também profissionalmente com media trainning, projetos especiais e apresentação e mediação de eventos presenciais e digitais voltados especialmente a gestores, médicos e demais profissionais de Saúde, além de jornalistas, estudantes e população em geral. 

Um destaque da atuação como apresentadora e mediadora foi a condução do debate “Tabaco e Saúde Pulmonar”, entre autoridades de saúde do Inca – Instituto Nacional do Câncer e de outras órgãos, na abertura da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco 2019 (assista aqui). Já representou o ViDA & Ação na cobertura de vários eventos médicos e de saúde no Rio, São Paulo e Porto Alegre.

Trajetória profissional

Rosayne Macedo, ‘vivendo’ de rir na tietagem a Monja Coen (Acervo pessoal)

Em 30 anos de carreira no Jornalismo, divididos entre “os dois lados do balcão”, Rosayne Macedo teve oportunidade de trabalhar ao lado de grandes profissionais, em muitas redações e assessorias de comunicação. Atuou por longos 13 anos no jornal O Dia (RJ), foi repórter na sucursal Rio da Folha de S. Paulo e teve breve passagem como chefe de reportagem da TV Record (RJ), além de colaborar em veículos regionais e segmentados como Meio & Mensagem, Pense Leve, Revista Macaé Offshore, Diário do Porto, entre outros.

Em seu segundo ciclo no Dia, atuou entre 2015 e 2017 como editora-assistente responsável pelas páginas de Saúde e Vida & Meio Ambiente, além de assinar aos domingos a coluna Conta Social, com foco em Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Foi neste período que criou ViDA & Ação, para ampliar o espaço a temáticas de grande alcance e interesse público que, infelizmente, já não cabiam nas – cada vez mais minguadas – páginas impressas.

Dentre as diferentes colaborações em segmentos que passaram do jornalismo investigativo a negócios, varejo e indústria de petróleo, foi mas áreas de Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade com que Rosayne Macedo mais se identificou. Colaborou desde repórter da revista Pense Leve a editora das revistas Mundo Verde e Esporte & Vida e consultora em Comunicação pela Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para a Secretaria Estadual de Saúde no Tocantins.

Em Comunicação Institucional e Corporativa, a jornalista prestou assessoria, consultoria e serviços para marcas, governos, empresas e instituições, como Sebrae, Governo do Estado do RJ, Instituto Beleza Natural, Centro Brasileiro da Construção em Aço e Pré-Sal SA. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, chefiou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do RJ, onde implementou o novo site da pasta, entre outras atividades. Desde março de 2020, voltou a colaborar nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Social e Sustentabilidade para o Diário do Porto (Veja mais no Linkedin)

Papel social

Rosayne Macedo, editora do Vida & Ação
Rosayne Macedo, durante o evento SuperAção, realizado pelo ViDA & Ação (Foto: Ricardo Albuquerque)

Militante em movimentos em defesa do Jornalismo e da Comunicação, é criadora e moderadora desde 2010 do Grupo JornalistasRJ, hoje com mais de 10,7 mil perfis no Facebook e 250 no Whatsapp. Em 2015, idealizou o ReinventarRJ, uma rede de empreendedorismo, inovação e colaboração que reuniu mais de 2 mil jornalistas e outros profissionais de Comunicação e Marketing.

Foi eleita diretora de Assistência Social da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), cargo voluntário (triênio 2019-2022). À frente da Comissão Social da ABI, idealizou e é responsável pela criação dos programas #ABISaúde, #PratasdaCasa e #ReinventarABI. Associada desde 2016 da “casa do jornalista”, já atuou como membro suplente e efetiva do Conselho Deliberativo (2018-2021) e foi membro da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos (2018-2019). 

Rosayne integra há mais de 20 anos a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), hoje também presente no Whatsapp, e modera desde 2012 o Grupo Coaching, no Facebook, com mais de 6 mil perfis. Pelo ReinventarRJ, idealizou o grupo Repórteres do Bem e atua como voluntária desde 2005 na divulgação da ONG Clínica da Alegria.

*Texto atualizado em 30/06/21