Procrastinação: como lidar com o vilão das resoluções de Ano Novo?

Na seção ‘Palavra de Especialista’, psicóloga Miriam Pontes de Farias dá 7 dicas para evitar a procrastinação e colocar os planos em prática

Por Miriam Pontes de Farias*

Estamos começando mais um ano e precisamos otimizar o nosso tempo para poder aproveitar melhor cada dia da nossa existência. Muitas vezes não conseguimos porque alguns comportamentos nos impedem de realizar aquilo que precisamos ou gostaríamos de fazer; um deles é a procrastinação.

Você sabe o que é procrastinação? Será que a procrastinação está atrapalhando a sua vida? Por que será que procrastinamos? O que fazer para não procrastinar? São questionamento muito comuns em pessoas realizadoras, que não gostam de viver na zona de conforto. 

Sabe aquela conversa: na segunda feira eu começo a fazer a dieta, ou atividade física, ou estudar e, justamente na segunda feira, acontece algum imprevisto que você não consegue cumprir o que programou.  Isto é muito comum em pessoas procrastinadoras.

Mas o que é procrastinação? É protelar, deixar pra última hora o que você pode fazer agora. Ou falando de forma bem simples, é “empurrar com a barriga”.

O procrastinador é uma pessoa com muitos sonhos e desejos, mas muitas vezes se sente “travado”, paralisado. Existe um bloqueio que o impede de fluir na vida, naturalmente. A procrastinação é uma grande vilã. Parece a bola que bate o tempo todo na trave e nunca chega a fazer o gol. E assim, o procrastinador vive uma vida sem conseguir desenvolver todo o seu potencial de ação. 

Temos dentro de nós recursos internos fantásticos, capazes de transformar a nossa vida pra melhor. Mas então por que será que muitas pessoas procrastinam tanto? 

Sabe-se que a procrastinação pode ser um sintoma de ansiedade ou da depressão. Geralmente, as pessoas mais ansiosas assumem muitos compromissos e ficam sobrecarregadas, tendo que priorizar as tarefas. Nessa de priorizar, muitas vão ficando para depois e acabam sendo esquecidas. Principalmente aquelas tarefas que requerem autodisciplina, foco e persistência. 

Muitas vezes criamos projetos, idealizamos ou sonhamos com algo que desejamos realizar para a nossa vida, mas por conta da procrastinação não conseguimos dar o primeiro passo, ficando frustrados, tristes ou decepcionados conosco. Como podemos combater a procrastinação? Seguem algumas dicas que podem ajudar você a sair do círculo vicioso de procrastinador, são elas:

1 – Colocar no papel ou na agenda do celular o que você precisa fazer por você hoje, para combater a procrastinação. A medida que for realizando a tarefa, pode fazer um risco, e já dá um alívio. Ufa! Tarefa concluída.

2 – Criar uma rotina diferente de quando estava procrastinando. Isto estimula o cérebro, que gosta de novidades!

3 – Ter atitude! Os atos e as ações ficam impregnados em suas memórias (auditiva, visual, sinestésica, olfativa e gustativa).

4 – Ter a sua meta em mente; é isto que eu quero para a minha vida! Por exemplo: ter um corpo mais magro, ou passar em uma prova de concurso, ou falar inglês para me comunicar melhor, enfim… , qualquer meta que precise de dedicação.

5 – O segredo é focar, focar e focar! Quanto mais foco você tiver na sua meta mais a motivação e o interesse estarão presentes.

6 – Somos os nossos maiores críticos, mas é necessário sermos também os nossos maiores apreciadores. Quando conseguir realizar a tarefa, valorize;  nossa! Que legal! Eu consegui hoje realizar a minha meta diária. Vou conseguir muito mais! 

7 – Quando você tentar várias maneiras de sair da procrastinação e não encontrar êxito, será que não está na hora de procurar a ajuda profissional de um psicólogo?

Desejo que vocês tenham um ano com muitas realizações e sem procrastinação!

Miriam Pontes de Farias é psicóloga (CRP 05/25815), pós-graduada em Hipnose Clínica, professora, conferencista internacional, palestrante, coordenadora e supervisora de grupos há mais de 20 anos. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH) e ministra cursos de Hipnose Clínica, Regressão de Memória e Auto-hipnose.

Contatos: [email protected] / facebook.com/AHipnose / Instagram: @miriam.psi.hipnose /www.miriamhipnose.com.br Tel.: (21) 99221-8462 (WhatsApp)

Miriam escreve para a seção ‘Palavra de Especialista’ uma vez por mês. Contatos: [email protected]

Leia outros artigos da especialista

São tantas emoções no fim de ano… e você, está preparado?
Efeito Marília Mendonça: como encarar o medo de viajar de avião?
Finados e luto: como lidar com perdas irreparáveis
Entenda a diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade
Depressão não é frescura, nem bobagem: entenda os sinais
Hipnose x insônia: dicas para uma noite de sono tranquilo
Auto-hipnose para o equilíbrio do corpo e da mente: aprenda a fazer
10 dicas para manter o equilíbrio  e superar a crise
Hipnose pode tratar ansiedade causada pelo confinamento
Hipnose é forte aliada para superar o vício do cigarro

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

In the news
Leia Mais